Taxistas da capital pressionam Semob-JP contra táxis 'estrangeiros'

publicado: 08/04/2016 00h05, última modificação: 07/04/2016 21h05
PROTESTO TAXISTA - ( Foto Edson Matos )   (90).jpg

Profissionais seguiram em carreata da Orla ao Centro cobrando providências sobre a circulação de taxistas de outras cidades - Foto: Edson Matos

tags: protestos , taxistas , semob , joão pessoa

Cardoso Filho

A presença de táxis de outras cidades, principalmente de Bayeux, Santa Rita, Alhandra e Conde, foi alvo de protesto na manhã de ontem, da orla até o Centro de João Pessoa, de taxistas que exigem providências por parte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para impedir a circulação desses veículos na capital.

O ato dos taxistas começou por volta das 9h no Busto de Tamandaré, percorreu em carreata pela Avenida Epitácio Pessoa até o Centro. O movimento reuniu centenas de veículos, no entanto, não provocou engarrafamento. Eles ocuparam apenas uma das vias da principal avenida da capital.

Os manifestantes alegam que os táxis de outras cidades que circulam em João Pessoa estão pegando passageiros, prejudicando os taxistas locais e o protesto de ontem teve o objetivo de pedir fiscalização mais enérgica por parte da Semob. “Eles são de toda parte”, reclama Antonio Carlos, que participou do movimento. Outra reclamação dos taxistas pessoenses é a presença de táxis da cidade de Cabedelo.

Profissionais seguiram em carreata da Orla ao Centro cobrando providências sobre a circulação de taxistas de outras cidadesO movimento de ontem não recebeu apoio do Sindicato dos Taxistas da Paraíba. Segundo Adauto Filho, presidente do sindicato, a entidade já conseguiu avanços junto à prefeitura e ele garante que existe um canal de diálogo com a Semob.

Foram apreendidos 36 veículos este ano em JP

A Semob-JP distribuiu nota, logo após a manifestação dos taxistas, afirmando que flagrou e apreendeu, apenas neste ano, 36 veículos que estavam praticando transporte irregular em João Pessoa. O levantamento feito pela Diretoria de Operações foi feito ontem. Os flagrantes são de agentes de mobilidade que realizam constantes abordagens.

O órgão municipal garante que as ações ocorrem nos três turnos para coibir a atuação de condutores de forma irregular na capital e são realizadas em diversas localidades e em parceria com outros órgãos de trânsito. “Temos compromisso com os taxistas”, disse o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga.

Segundo os registros, os veículos apreendidos pelas irregularidades geralmente são de cidades vizinhas, como Caaporã, Alhandra, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Goiana (PE).

Os 36 veículos aprendidos pelas Semob-JP infringiram a Lei Complementar Municipal Nº 44, de 9 de maio de 2007, que estabelece normas complementares para a exploração do serviço de transporte de passageiros em João Pessoa. O descumprimento da lei acarreta em multa de R$ 620, apreensão e reboque do veículo, além de pagamento da estadia no valor de R$ 120/dia.