Turismo no Brejo é opção de lazer nas férias

publicado: 11/02/2016 01h00, última modificação: 10/02/2016 21h16
FOTO TERESA DUARTE Mosteiro das Irmãs do Carmelo  - Bananeiras.jpg

Mosteiro das Irmãs do Carmelo fica no município de Bananeiras - Foto: Teresa Duarte

tags: turismo , brejo

Teresa Duarte

Passado o agito da folia do Carnaval, nada melhor do que relaxar na tranquilidade do verde e clima agradável em municípios da região do Brejo paraibano. Quem passa as dicas de como aproveitar bem dias de lazer é o Sebrae Paraíba, que elaborou um roteiro turístico integrador de 30 dias em nosso Estado, fruto de trabalho de consultoria da empresa ACG, que compreende mais de 150 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa e na economia da experiência.

De acordo com a gestora de turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim, o roteiro compreende as regiões do Litoral, Brejo e Cariri. “A Paraíba hoje tem um modelo de turismo sustentável, com inclusão social, valorização da cultural local, aumento da competitividade com visão territorial do desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental”, revela Regina.

A reportagem de A União selecionou alguns pontos desse roteiro traçado em municípios de Areia, Alagoa Grande, Pilões, Bananeiras e Guarabira que você pode conferir a seguir.

Areia
Escolha um dos hotéis indicados no Catálogo elaborado pelo Sebrae, pois todos fazem parte do conceito da produção associada ao turismo, economia criativa e economia da experiência.

Aproveite para vislumbrar o casario maravilhoso, visite os Museus, o Ateliê Meninas de Areia e o Teatro Minerva - 1o teatro particular da Paraíba e ainda muito bem preservado, Engenho Várzea do Coaty e a primeira Pousada Butique Villa Real.

Conheça os Engenhos da Cachaça Triunfo, Casa do Doce, Restaurante Rural Vó Maria, Restaurante o Barretão, Centro de Artesanato, Oficina de Pintura em Tecido na Pousada Aconchegar`t e aproveitar para fazer o Piquenique na Mata, ouvindo as histórias de Luciana Balbino, líder comunitária de Chã de Jardim e ouça voz e violão de Rejane Ribeiro, também da comunidade.

Alagoa Grande
Visite a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos. O acesso ao local é feito por uma estrada de terra, uma característica para se instalar um quilombo na época da escravidão, com paisagens naturais belíssimas. Na comunidade você tem várias ofertas, desde danças seculares repassadas de geração em geração, artesanatos característicos, que representam a arte e a cultura de um povo. Também as caminhadas pelo Quilombo e as Oficinas de Dança Ciranda e de Artesanato.

Para almoçar, saboreando a culinária típica nordestina, sugerimos o restaurante rural do Engenho da Volúpia, que além de produzir a Cachaça Volúpia permite que conheça processo produtivo, a lojinha das cachaças e a cachaçaria com degustação neste belo e confortável restaurante. O local possibilita caminhadas por trilhas dentro da área da propriedade do Engenho Lagoa Verde.

Conheça a oficina de Bonecas de Pano da Casa das Bonecas, o Teatro Santa Ignez e o Memorial Jackson do Pandeiro.

Pilões
Contrate um condutor local e um transporte alternativo, o Pau de Arara Turístico, para conhecer a atividade criativa “Saboreando a Natureza” e faça uma caminhada entre plantações de bananeiras. No final você irá saborear delicias preparadas pelas produtoras rurais que são conhecidas como Doces Mãos. Continue o passeio no Pau de Arara e visite o assentamento Veneza e o Memorial Casa de Farinha.

Para almoçar em Pilões, sugerimos o restaurante da Nalva, comida caseira da melhor qualidade. Depois do almoço, encerrando o seu dia, conheça o Centro de Artesanato de Pilões e, se quiser, faça uma das oficinas no local. Volte para Areia. A estrada é boa e as cidades são próximas.

Comece o dia rindo, rir faz bem para alma, junto com o Grupo Forró Humor e Vídeo, você conhece o Centro Histórico da Cidade, sua Matriz e se divertirá com Richard do Brejo e o Grupo de Forró Asa Branca. Visite a Pousada das Abelhas no Sítio Riacho de Faca e conheça tudo sobre as Abelhas Uruçu, que produzem um mel comprovadamente medicinal e feche o dia com chave de ouro no Café na Varanda.

Bananeiras
A sua hospedagem pode ser no Hotel Serra Golfe.

Visite o Mosteiro das Irmãs do Carmelo e o Campo de Golfe.

Agende para o final da tarde para conhecer a famosa Tapiocaria do Serginho, indicação do Guia 4 Rodas. À noite, de sexta a domingo, curta o Terraço Lisboa, Bistrô e Café da Chef Neide Lisboa, que tem muito bom gosto no cardápio oferecido.

Guarabira
Café Luz é a primeira oferta criativa e saborosa a ser vivenciada. Não esqueça de conhecer, provar e comprar o famoso biscoito de letras, que formam o nome de Frei Damião.

Sob agendamento, faça o Circuito dos Ateliês. Aproveite e conheça a mais antiga tipografia da cidade em funcionamento, a famosa Typographia Pontes, onde você vai voltar no passado e ver como era difícil e trabalhoso fazer uma simples impressão. No local, você pode comprar uma variedade de cordéis e vivenciar a experiência de imprimir uma folha de Cordel.

Terminando sua visita aos ateliês, agora é hora de conhecer a Zona Rural da cidade, o Distrito de Caboclo, para almoçar em um restaurante rural, Sabor Camponês. Siga as setas, veja os postes pintados de branco e chegará a um local acolhedor, onde até a tristeza pula de alegria. Sítio Caboclo – gastronomia rural Sabor Camponês.

Depois do almoço descanse um pouquinho, atravesse a rua e vá para a Granja Santo Antônio, um pequeno sítio com um lindo paisagismo, que além de vender mudas de plantas, oferece uma oficina de artesanato que acontece dentro do local onde deveria funcionar o galinheiro, por isso foi denominado Aviário da Arte, pura criatividade. Finalizando sua tarde, conheça o Sítio Pedra Grande, onde você faz um delicioso passeio com Vinicius.

Serviço:
Mais informações e contatos procurar o Sebrae/PB (2108-1256 ou 99981-1486).