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Passageiros se queixam que frota é reduzida para atender a demanda, o que causa atrasos e reclamações

Usuários reclamam: ônibus em João Pessoa são poucos

publicado: 28/06/2022 10h52, última modificação: 28/06/2022 10h52
2022.06.23_falta transporte publico © roberto guedes (24).JPG

Foto: Roberto Guedes

por Juliana Cavalcanti*

As reclamações dos usuários sobre a falta de ônibus urbano na cidade de João Pessoa são conhecidas, principalmente pelos moradores de algumas áreas da capital. Eles afirmam que sofrem com os atrasos e a frota insuficiente para atender a demanda, em especial após o retorno das aulas presenciais nas escolas e universidades ou voltada às pessoas que saem do trabalho à noite. Devido a pandemia da Covid-19, a frota foi reduzida e depois recebeu reforço. Porém, essa nova quantidade ainda não é suficiente para atender a população. 

A dona de casa Lúcia Madruga mora no bairro do Cuiá e relata que precisa pegar um ônibus no conjunto Ernesto Geisel para tornar o seu trajeto mais rápido. No entanto, este é um dos veículos que mais demoram a passar.

or isso prefere ir a pé até uma parada de ônibus na principal do Ernesto Geisel e pegar um ônibus da 5100, 1500, 2300 ou 3200, fazendo um caminho maior para tentar evitar atrasos. “O 106 Geisel é um ônibus horrível para quem precisa. De segunda a sexta-feira, ele passa a cada 40 minutos, no sábado passa a cada hora e nos domingos e feriados não passa. A população que precisa dele sofre muito porque o ônibus que deveria passar próximo de casa e nos ajudar, simplesmente não tem”, criticou.

O Mussumago e o Valentina de Figueiredo são áreas reconhecidas na capital pela demora dos ônibus. De acordo com Maria Helena Silva, para esta primeira região só existe um transporte que às vezes demora mais de uma hora para chegar.

O mesmo problema é descrito por Tânia Albuquerque que trabalha na Avenida Epitácio Pessoa e durante a semana precisa ir algumas vezes ao centro da cidade. Ela mora no Valentina de Figueiredo e explica que o tempo aguardando por um ônibus todos os dias é incerto, mas sempre mais de 30 minutos.

Às vezes, quando ela não está atrasada, prefere esperar menos e pegar um ônibus circular e evitar veículos lotados. “O ônibus demora muito e é cansativa essa espera. Eu posso pegar o 5120, 2300, o 1519 ou o 3200, mas só se puder demorar dentro do ônibus porque o trajeto é longo”, detalhou.

Já o segurança Ricardo de Sousa afirma que para a sua ida ao trabalho em um shopping no bairro de Manaíra e volta para casa em Mandacaru existem muitas opções de ônibus que passam em um intervalo de tempo aceitável. No entanto, reconhece que aqueles que precisam ir ao Centro da cidade sofrem com a falta de ônibus e os atrasos, afetando a chegada no trabalho e deixando as pessoas mais estressadas. “Mas, quando eu venho para o Centro pego Mandacaru ou Padre Zé, as opções são reduzidas, demorando mais e talvez vindo lotados”, pontuou.

Sintur-JP: várias linhas reforçadas

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no município de João Pessoa(Sintur JP), em maio foi feito um reajuste na frota de ônibus. A alteração no sistema operacional do transporte público de João Pessoa foi realizada por meio de uma parceria entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com o Sintur-JP.

O objetivo dos ajustes segundo informações do Sintur-JP seria ofertar mais viagens, tanto nos horários de pico quanto no período noturno.Assim, das 73 linhas que operam atualmente na cidade, 30 passaram por readequações, sendo que parte delas foi ajustada pela manhã, outra no final da tarde ou à noite. No total, 78 viagens foram redimensionadas no quadro operacional.

As intervenções foram colocadas em prática após a conclusão de um estudo técnico, onde Semob-JP e Sintur-JP verificaram a necessidade de readequação no quadro de horários. Conforme a assessoria da Semob-JP, após o diagnóstico, foi identificada a necessidade de melhorar o horário de pico de algumas linhas, além de ampliar a oferta de viagens noturnas.

Com isso, as empresas tiveram que fazer ajustes, incluindo novas viagens e realocando outras. O Sintur-JP reforça que as mudanças buscaram atender, principalmente, passageiros que realizam embarques e desembarques entre às 6h e 8h e 16h e 19h, além de trabalhadores e estudantes que retornam mais tarde para casa.

Todos os horários e itinerários com as novas alterações estão disponíveis na página da Semob-JP na internet: servicos.semobjp.pb.gov.br. O Sintur-JP ainda disponibiliza gratuitamente o aplicativo Jampa Bus nas plataformas Android e IOS. Esta ferramenta informa os horários em que os ônibus vão passar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 28 de junho de 2022.