Zum-zum-zum: Bloco Muriçocas do Miramar agita a Via Folia

publicado: 06/02/2018 19h05, última modificação: 06/02/2018 19h54
4.jpg

Mestre Fuba, puxador oficial do bloco, e Antonio Barros e Ceceu, os homenageados; Alceu Valença será a atração principal - Foto: Secom-PB

tags: muriçocas do miramar , bloco , carnaval

José Alves

Quarta-feira de Fogo, 7 de fevereiro, dia do zum-zum-zum das Muriçocas do Miramar e elas vão picar com o vírus da alegria no trigésimo segundo desfile do bloco, considerado o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do país. Segundo o fundador e puxador oficial do Muriçocas, Mestre Fuba, o bloco este ano vai homenagear os músicos paraibanos Antônio Barros e Cecéu - autores de mais de 60 sucessos do autêntico forró paraibano. O bloco contará com dez trios, que levarão aos foliões um caldeirão de ritmos com frevo, maracatu, samba, axé, rock, funk e forró, além da participação especial do autor de vários sucessos carnavalescos, a exemplo de 'Bicho Maluco Beleza', Alceu Valença.

A concentração do bloco terá início às 19h, na Praça das Muriçocas, no Bairro de Miramar, com apresentação dos músicos pernambucanos que formam o Combo X, com a participação do ex-vocalista da banda Nação Zumbi. Fuba disse que por volta das 21h40 deverá ter início o desfile do Muriçocas em direção à Praia de Tambaú. "Logo depois da largada do meu trio, a cada 15 minutos mais um estará dando partida", informou Fuba.

Os organizadores do bloco estimam que cerca de 500 mil pessoas participem do desfile do Muriçocas do Miramar, descendo a ladeira da Via Folia (Avenida Epitácio Pessoa) até a Praia de Tambaú. A cada ano o bloco apresenta um estandarte diferente, mas no dia do desfile todos eles são exibidos ao público e seguem no desfile. O novo estandarte do bloco foi confeccionado pela artista plástica Karina Oliveira.

Além do puxador oficial do bloco, Mestre Fuba, o Muriçocas 2018 vão desfilar com o cantor e compositor Alceu Valença, Zé Neto, Os Gonzaga's, Seu Pereira, Mafiota, Madu-Ayá, Trio Carnavália, Bruno Batista, Forró Bakana, Capilé, Balada do Patrão, entre outros artistas.

Alceu Valença

Reconhecido por frevos que marcam a história do Carnaval, como 'Bicho Maluco Beleza' e 'Bom demais', o pernambucano Alceu Valença será a estrela no desfile desta quarta-feira (7) do Muriçocas do Miramar.

O primeiro desfile do Muriçocas ocorreu em 1987, quando 50 foliões decidiram ganhar as ruas cantando o hino criado pelo compositor e fundador Fuba. Desde então, o bloco tem crescido a cada ano, sendo considerado patrimônio imaterial da Paraíba.

Bloqueio de ruas

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu o plano de mobilidade para o desfile do Bloco Muriçocas do Miramar com o ordenamento das vias no entorno da Praça Tito Silva e vias próximas à Avenida Epitácio Pessoa. Também haverá reforço na frota de ônibus e aumento nas viagens. Para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos foliões, a Semob-JP trabalhará com sistema de bloqueios gradativos. As interrupções serão realizadas apenas à medida em que os trios passarem por cada trecho conforme o fluxo dos foliões. A partir das 15h, um contingente de 120 agentes de mobilidade da Semob-JP estará distribuído nos pontos fixos de bloqueio definidos no plano desenvolvido pela Diretoria de Operações (Diope), e em viaturas para monitorar o fluxo de veículos em toda a extensão da Via Folia, na Epitácio Pessoa, bem como no entorno da concentração dos foliões, na Praça das Muriçocas, realizando os bloqueios viários necessários à segurança dos pedestres e condutores de veículos.

Haverá ainda um bloqueio parcial (meia pista), por volta das 15h, para garantir o espaço necessário ao estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Avenida Wandick Filgueiras e a Rua Tito Silva. Com isso, apenas a faixa da esquerda da Epitácio Pessoa ficará liberada para o tráfego, que deve ser feito em velocidade moderada. A partir das 19h, todo o entorno da concentração será bloqueado para o tráfego de veículos: Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia) onde estarão estacionados os trios elétricos. Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Doutor Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas.

Entre 18h e 19h, a Avenida Epitácio Pessoa (sentido praia-Centro), entre as Ruas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da Epitácio Pessoa se estenderá até a Avenida Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos. O penúltimo estágio do bloqueio será a interdição total da Avenida Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o seu cruzamento pela Avenida Professora Maria Sales (sentido Tambaú-Cabo Branco) e Avenida Marcionila da Conceição (sentido Cabo Branco-Tambaú). Com o início do deslocamento do bloco, previsto para as 21h, vai ser feito o último estágio de bloqueio, que ocorrerá com o isolamento total de toda a Via Folia, incluindo os cruzamentos.