Notícias

‘I Expo Segurança Paraíba’ atrai público com ações, anúncio de investimento e prestação de serviços, em João Pessoa

publicado: 09/04/2019 13h33, última modificação: 09/04/2019 13h35
I Expo Segurança Paraíba

- Foto: Divulgação

tags: segurança pública


Centenas de pessoas puderam conferir das 8h às 16h desta segunda-feira (8) a ‘I Expo Segurança Paraíba’, uma exposição de ações desenvolvidas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB), que contribuíram para os resultados positivos de prevenção e enfrentamento da violência nos primeiros cem dias de gestão. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, foi realizado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, e contou com a presença do governador João Azevêdo. Na oportunidade, além de visitar todos os estandes das forças de segurança, o chefe do Executivo ainda assinou decreto para criação do Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BEPMotos), que será sediado na Avenida Epitácio Pessoa, anunciou a construção de um novo prédio para a 3ª Delegacia Distrital da capital, na Vila Olímpica Parahyba, e entregou ao Corpo de Bombeiros Militar  novos equipamentos de rádio comunicação digital. 

O BEPMotos vai contar com motos novas e potentes, de pelo menos três tipos diferentes. A BMW GS de 800 cilindradas, para o combate à criminalidade; a Honda XRE 300 para o policiamento nos corredores urbanos; e a Harley-Davidson, para ser usada pelos batedores em todos os tipos de escoltas. Os policiais do novo Batalhão irão utilizar modernos equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacetes articulados, cotoveleiras, joelheiras, botas, luvas, entre outros itens. A sede principal ficará na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, no prédio onde funcionava a 3ª Delegacia Distrital, que irá ganhar um novo espaço dentro do bairro Estados, na Vila Olímpica Parahyba. 

A nova unidade policial irá proporcionar um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos policiais civis. O orçamento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 460 mil, abrangendo recepção, cartório, sala para agentes de investigação, gabinete de delegado e delegado adjunto, sala de identificação, sala de interrogatório, xadrezes, duas salas, estacionamento, além de quatro banheiros, sendo dois para atendimento ao público. O prédio vai ficar localizado na Rua Professora Eudésia Vieira, Bairro dos Estados, Capital. Enquanto a obra está em construção, o atendimento da 3ª Delegacia Distrital acontece na sede da 10ª Delegacia Distrital de João Pessoa, situada na Av. Nego, no bairro de Tambaú. 

Para o Corpo de Bombeiros Militar foram entregues 50 rádios comunicadores especiais, projetados para funcionar nos ambientes mais difíceis e de risco, tanto no frio e na umidade ou com poeira e no calor. Os equipamentos representam um investimento de R$ 326 mil, sendo otimizados para fácil utilização e projetados para usuários que trabalham em áreas com potenciais gases explosivos ou vapores químicos, líquidos inflamáveis e poeiras combustíveis.

Programação – A manhã de atividades da ‘I Expo Segurança Paraíba’ foi iniciada com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, que executou um repertório popular sob a regência do capitão Antonio Alixandre Maracajá Pires e com a participação de 36 músicos.O público também pode acompanhar a apresentação “Show Dog”, do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope).Houve ainda uma reprodução simulada de salvamento em altura por parte do Corpo de Bombeiros Militar. 

Nos estandes, a Polícia Militar apresentou equipamentos, armamentos e munições que serão utilizados no Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas. Também foram expostas as motocicletas do serviço operacional, permitindo agilidade e rapidez nas ações de buscas de suspeitos. O evento contou com a exposição de armamentos modernos, como pistolas, espingardas, carabinas, fuzis, submetralhadoras, dispositivos de condução elétrica e tecnologias menos letais, para ações de efeito moral.

No espaço destinado ao Batalhão de Policiamento Ambiental, foram apresentados animais empalhados, da fauna paraibana, trazidos pelo Núcleo de Educação Ambiental. Da Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), foram expostos diciclos segways, veículos para o transporte de policiais em diversos tipos de terreno. A van de videomonitoramento e veículos aéreos não tripulados, popularmente conhecido como drones, também foram destaque, assim como a passagem do Regimento de Polícia Montada. Na área de Saúde e Assistência Social, a Polícia Militar ainda ofereceu serviços de verificação de pressão arterial, peso e altura realizados pelo ‘Projeto Caminhar’. 

O Corpo de Bombeiros esteve presente na ‘I Expo Segurança Paraíba’ com seuDepartamento de Operações com Cães, localizado em João Pessoa, que é responsável por realizar as atividades de busca, resgate e salvamento de pessoas, na Paraíba, e recentemente passou a realizar atividades de cinoterapia. Nos estandes, foram expostos equipamentos utilizados pelos mergulhadores de resgate, de busca e salvamento para resgate de pessoas, animais e bens de locais em profundidade, como o tripé com maca e ainda materiais para realização de atendimentos pré-hospitalares em acidentes.  Ainda foi possível conhecer os uniformes utilizados pelos profissionais de segurança nas diversas modalidades da corporação e receber orientações de como manusear e identificar os extintores de incêndio. 

Chamaram a atenção dos visitantes as viaturas de moto-resgate, que reduzem o tempo resposta no atendimento às vítimas, e o veículo de autoplataforma área, utilizado em ações de combate a incêndios de grandes proporções e que possui uma escada hidráulica capaz de alcançar até 55 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 18 andares. No período da tarde, foi realizada uma simulação de atendimento à vítima de acidentes de trânsito. 

A Polícia Civil trouxe material do Instituto de Polícia Científica (IPC), com demonstrações de como funciona uma perícia em local de crime, seus equipamentos específicos, a exemplo de luzes forenses, reagentes químicos, para revelação de impressão digital, além de equipamentos de proteção individual de perícias. Ainda foi exposto o livro “Perícia em Furto de Energia Elétrica – Da Inspeção Administrativa ao Exame Pericial”, de Sérgio Maia. O autor já realizou mais de 200 perícias nesta área e tem bastante experiência, que agora é compartilhada através de sua publicação. Esse é o único livro que faz abordagem sobre o assunto no país. 

A equipe das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam) expôs as várias formas de fazer uma denúncia de violência contra a mulher, além de distribuir panfletos, preservativos e orientar a população sobre os tipos de violência e quando devem procurar a Delegacia. Equipes da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) também estiveram de prontidão no Ponto de Cem Réis e explicaram à população como funcionam os serviços ligados à Polícia Judiciária. No local, ainda foi possível obter atendimento de registro de Boletins de Ocorrência na Delegacia Móvel e conferir exposição no Simulador Virtual de Tiros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atendeu o público com a prestação de serviços e ainda oportunizou aos visitantes a verificação de pontuação de carteira de habilitação. A Operação Lei Seca esteve presente com trabalho preventivo da Educação de Trânsito, demonstrando o uso do etilômetro.

Projetos sociais– Durante o evento, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran receberam em seus estandes alunos de projetos sociais desenvolvidos por cada uma dessas instituições. Os docentes puderam conferir o material exposto na feira e ainda participaram de palestras vocacionais, a fim de conhecer um pouco do trabalho executado pelos agentes de segurança pública, a forma de ingresso nas instituições, suas rotinas e atribuições. 

Da Polícia Civil, conferiram a ‘I Expo Segurança Paraíba’ os alunos do projeto Criança Cidadã. Da Polícia Militar, esteve presente o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Houve também a participação de alunos dos projetos sociais desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, com seus programas Bombeiro Mirim, Bombeiro na Escola e Bombeiro Gol 10.