Notícias

presidência

Adriano Galdino é reeleito na ALPB

publicado: 27/11/2024 09h19, última modificação: 27/11/2024 09h19
Deputado diz que “pé no chão, lealdade, diálogo e independência” foram determinantes para a vitória ontem
Eleição_ALPB.jpeg

Adriano foi reeleito ontem, por unanimidade, para mais um biênio (2025–2026) à frente do Legislativo paraibano | Foto: Divulgação/ALPB

por Filipe Cabral*

Pé no chão, lealdade, diálogo e independência. Esses foram alguns dos fatores citados pelo deputado estadual Adriano Galdino para justificar mais uma vitória na eleição para a  Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O atual presidente da Casa de Epitácio Pessoa foi reeleito ontem, por unanimidade, para mais um biênio (2025–2026) à frente do Legislativo paraibano. Com a nova eleição, o parlamentar pode completar um ciclo de oito anos como presidente da ALPB.

Conforme previsto pelo próprio Galdino, a votação ocorreu de forma tranquila e em clima de confraternização entre os parlamentares. O pleito, inclusive, foi marcado pela atual Mesa Diretora após a aprovação do projeto de resolução nº 303/2024, que adequou o Regimento Interno da Casa para se adiantar a uma possível derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da eleição antecipada para o biênio 2025–2026, realizada em fevereiro de 2023. Na última semana, o Supremo considerou inconstitucional a realização de eleições antecipadas nas Assembleias Legislativas. O entendimento — firmado em julgamentos de casos que envolveram as Casas de Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte — seria aplicado também na Paraíba.

A eleição de ontem, portanto, segundo os próprios deputados paraibanos “reiterou o compromisso” firmado há um ano pelo colegiado. Além de Galdino, na presidência, a chapa vencedora — e única inscrita no pleito — é formada pelos seguintes parlamentares: Felipe Leitão (1º vice-presidente); Cida Ramos (2º vice-presidente); Taciano Diniz (3º vice-presidente); Fábio Ramalho (4º vice-presidente); Tovar Correia Lima (1º secretário); Eduardo Carneiro (2º secretário); Anderson Monteiro (3º secretário); Jane Panta (4º secretário); Sargento Neto (1º suplente); Galego Souza (2º suplente); Eduardo Brito (3º suplente) e Júnior Araújo (4º suplente). Completam a chapa o deputado Wallber Virgolino, como corregedor parlamentar, e os deputados Branco Mendes (1o corregedor), Jutay Meneses (2o corregedor) e George Morais (3o corregedor).

Em discurso, o presidente reeleito agradeceu o apoio dos deputados e deputadas estaduais e disse que é “um motivo de muito orgulho e satisfação” ser mais uma vez escolhido pelos pares para conduzir os trabalhos da ALPB. Segundo ele, a construção da unidade em torno da chapa — que reúne tanto defensores como opositores ao governo de João Azevêdo — só foi possível por meio de “muito diálogo e paciência”.

“Aqui nós temos deputados de ideologias diferentes, de poder econômico diferente, de regiões diferentes, cada um com sua maneira de pensar e agir. Por isso a gente precisa ter esse equilíbrio de conversar com todos e buscar, dentro das diferenças, aquilo que pode nos unir para que a gente possa, juntos, com todos os deputados e deputadas, construir uma Paraíba cada vez melhor”, afirmou.

Sobre a expectativa para o novo biênio, Adriano Galdino disse que seguirá “na mesma batida”, prezando pela harmonia entre os poderes, mas buscando, acima de tudo, representar as causas e interesses do Legislativo paraibano.

“Vamos continuar nessa mesma batida, de ouvir os deputados da base, buscar o diálogo com a oposição, de ser correto com o governador João Azevêdo, mas também de continuar sendo independente para fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo”, destacou.

“Compromisso”

Para o líder do Governo na Assembleia, o deputado Chico Mendes, a votação de ontem foi uma prova de que, apesar das divergências políticas, os deputados paraibanos estão comprometidos com os acordos firmados entre eles — referindo-se à eleição antecipada realizada em 2023 — e que visam o desenvolvimento do Estado.

“Hoje nós reiteramos, tão somente, um compromisso que já existia. Isso é o mínimo que nós poderíamos fazer. Eu estou orgulhoso de fazer esse movimento porque eu acho que o parlamento está no caminho certo. A Paraíba é exemplo pela Assembleia para todo o Brasil”, afirmou ao votar.

Do outro lado, o líder da oposição na ALPB, o deputado George Morais, também fez coro ao discurso de unidade, harmonia e da “palavra empenhada”. Segundo ele, a eleição foi “o cumprimento de um acordo feito em 2023, apenas com uma adequação em razão da decisão do STF”.

“Aqui não se trata de oposição ou situação ao Governo do Estado. O Poder Legislativo é autônomo e independente. Adriano, em 2023, em razão dos seus méritos, conseguiu a unanimidade da Casa. E hoje esta unanimidade foi reafirmada independentemente de situação ou oposição”, observou.

Eleito para o cargo de 1o vice-presidente, o deputado Felipe Leitão, destacou a habilidade de Adriano Galdino na condução do processo eleitoral e dos trabalhos da ALPB de modo geral.

“Nunca se teve uma harmonia tão grande entre os poderes aqui no estado da Paraíba. A condução de Adriano aqui, como presidente da Assembleia, engrandeceu muito a Casa Epitácio Pessoa”,  afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de novembro de 2024.