Prefeitura avalia que iniciativa deve atrair recursos, ajudar na preservação e na maior divulgação do município

ALPB dá status turístico a Cabaceiras

publicado: 02/05/2022 09h02, última modificação: 02/05/2022 09h02
cabaceiras_lajedo pai mateus © roberto guedes (23)_resize.JPG

Foto: Roberto Guedes

por Alexsandra Tavares*

Por receber equipes de aproximadamente 70 produções audiovisuais como cinemas, séries e novelas, o município de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é conhecido há mais de uma década como Roliúde Nordestina. Segundo o prefeito Tiago Castro, o letreiro com este nome foi colocado na entrada da cidade desde 2010 para chamar a atenção dos visitantes. A novidade é que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou um projeto de lei que classifica o município como cidade de interesse turístico. Para a Prefeitura de Cabaceiras, a iniciativa deverá atrair recursos, ajudar na preservação e divulgação do município.

O Projeto número 3277/21, de autoria do presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), destaca que a cidade é um polo cinematográfico regional, com seus cenários únicos. Segundo o prefeito Tiago Castro, esse reconhecimento traz um olhar diferenciado para o lugar e pode facilitar a obtenção de recursos para investimento na atividade turística. É como se a ALPB atestasse que as potencialidades do município merecessem uma atenção especial.

“Esse projeto da Assembleia Legislativa é um reconhecimento do estado da Paraíba de que Cabaceiras tem todo um potencial que inclui não apenas o turismo cinematográfico, mas também as belezas naturais como o Lajedo de Pai Mateus, o Centro Histórico, o artesanato em couro no Distrito de Ribeira. Tudo isso capacita a cidade para ser um dos principais destinos turísticos da Paraíba”, frisou.

O prefeito acrescentou que espera, com o projeto, conseguir mais recursos por meio do Governo do Estado e Federal para poder investir mais em infraestrutura e preservação dos pontos de visitação. “Também esperamos que, a partir de agora, a Paraíba divulgue ainda mais o destino de Cabaceiras para que a gente se torne uma cidade referência do turismo no interior da Paraíba”.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, afirmou que toda iniciativa que chega para agregar valor a um destino turístico da Paraíba é muito válida. “Então, quando a Assembleia Legislativa, os deputados, fazem esse reconhecimento para Cabaceiras, é muito importante. Primeiro porque chama a atenção dos turistas e empresários para lá, amplia o interesse do próprio Governo em fazer melhorias, inclusive ele já está fazendo melhorias no local, com acessos e outras ações”.

Ruth Avelino declarou ainda que a PBTur já faz uma divulgação grande da Roliúde Nordestina, da própria cidade e dos lajedos existentes no município. “A cidade tem uma estrutura turística interessante para receber os visitantes, com pousadas e restaurantes. A ideia é crescer mais, para que o destino se consolide e atraia mais visitantes, gerando impostos, empregos e renda para a população”.

Lugar de grandes filmes premiados

O prefeito Tiago Castro afirmou que a procura dos produtores e cineastas por Cabaceiras tem explicação nas próprias características naturais. “Eles dizem que a luminosidade é muito boa e também o cenário natural é bonito. A cidade já está pronta em termos de figurantes, todo mundo se engaja”. Dos mais de 70 trabalhos áudio visuais gravados na cidade, o prefeito citou a mais conhecida que foi o filme O Alto da Compadecida; a produção mais recente que foi ao ar, a série Onde nascem os fortes, e a gravação que ainda nem chegou a ser exibida, a série Cangaço Novo.

Segundo ele, o projeto da ASPB chegou em boa hora, onde a cidade está retomando seu funcionamento normal, inclusive com o retorno da tradicional

Festa do Bode Rei, que foi prejudicada por conta da pandemia, mas vai voltar em sua plenitude este ano, nos dias 3,4 e 5 de junho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de abril de 2022