Anísio Maia pretende instalar CPI da Energisa na ALPB

publicado: 16/02/2017 00h05, última modificação: 16/02/2017 07h25
23-10-13-AM-SESSÃO-ORDINÁRIA-52.jpg

O deputado estadual Anísio Maia afirma que o Poder Legislativo necessita ouvir as pessoas prejudicadas pelo "golpe do fio preto" - Foto: Divulgação/ALPB

tags: anísio maia , energisa , cpi , assembleia legislativa da paraíba , alpb

O deputado estadual Anísio Maia (PT) informou que já coletou 20 assinaturas pedindo instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Energisa, concessionária da distribuição de energia elétrica no estado, no que ficou conhecido como "golpe do fio preto".

Segundo o deputado, a Energisa estaria envolvida em fraudes nas quais eram simulados o desvio de eletricidade por parte dos consumidores, que eram surpreendidos pela falsa acusação de existência de ligações clandestinas, conhecidas por "gatos", em suas residências, resultando na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Paraíba, na qual a empresa se comprometeu a pagar R$ 800 mil para instituições do estado.

"Em abril de 2013 fizemos esta denúncia e realizamos audiência pública aqui na Casa. Agora, ao assinar este TAC, a Energisa reconhece que a fraude foi cometida. É nosso dever, enquanto Poder Legislativo, ouvir as pessoas prejudicadas, investigar a fundo este golpe e zelar pelos interesses e direitos do povo da Paraíba", declarou o parlamentar, que questionou:

"A empresa constrangeu e enganou nosso povo e acha que pode passar uma borracha em tudo repassando para algumas entidades o que para ela é um troco? E como ficam os consumidores que foram lesados? Temos depoimentos e documentos comprovando a fraude e outras providências precisam ser tomadas, inclusive com indenizações àqueles que foram prejudicados".

Vereadora também quer

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) também está coletando assinaturas de vereadores para tentar instalar na Câmara Municipal de João Pessoa uma CPI para apurar a possível fraude.