CIDADÃ PARAIBANA

publicado: 02/06/2024 22h59, última modificação: 02/06/2024 23h00

por Filipe Cabral*

sdad.jpg
Presidente da EPC construiu família e carreira na Paraíba | Foto: Carlos Rodrigo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concederá, na próxima terça-feira (4), o título de Cidadã Paraibana à jornalista e diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez. A solenidade de entrega ocorrerá às 15h, no Plenário Deputado José Mariz, em João Pessoa.

De autoria do deputado Hervázio Bezerra, a proposta foi aprovada por unanimidade na Casa, em março deste ano, e sancionada pelo governador João Azevêdo em abril, por meio da Lei no 13.137/24.

De acordo com Hervázio, a entrega do título “é motivo de alegria e satisfação” para ele e toda a Assembleia, pois reconhece “o trabalho efetivo” da jornalista para o desenvolvimento da Paraíba e, especialmente, da comunicação paraibana.

“Eu sou extremamente criterioso com relação a esse tipo de honraria, tanto que, em 13 anos de mandato, eu só apresentei quatro títulos. Mas, no caso específico de Naná, eu fico extremamente grato e à vontade porque Naná é uma pessoa de grande expressão na Comunicação da Paraíba, além de uma cidadã extremamente dedicada e competente. Eu e outros deputados, inclusive, imaginávamos que ela era paraibana. Nominando Diniz [presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)] que me disse que ela era sergipana”, disse o parlamentar.

Com 44 anos de histórias e realizações em solo paraibano, Naná Garcez admite que o reconhecimento a deixou “surpresa” e “emocionada”. Segundo ela, tudo começou em 1979, quando, aos 17 anos de idade, decidiu se mudar de Aracaju para João Pessoa para ingressar no curso — recém-criado na época — de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Você toma uma decisão de fazer uma faculdade e, por conta dessa decisão, você termina tendo que mudar de cidade. A partir daí é tudo uma expectativa. Eu fiz a minha carreira toda aqui, me casei [com o também jornalista Agnaldo Almeida, morto em fevereiro deste ano], tive dois filhos, trabalhei em vários locais e nunca me passou a ideia de uma honraria desse gênero. Para mim, era o meu cotidiano, a minha vida. Foi a minha atividade profissional que me trouxe ao longo de todas as etapas que eu fui cumprindo”, explicou a jornalista.

“Eu fico olhando para trás e vendo o percurso que foi feito. O que, no fim das contas, está marcando essa representatividade é o ofício de um jornalismo com muito cuidado e empenho que eu levei a minha vida inteira aqui. E eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que me apoiaram ao longo de toda jornada”, acrescentou.

Carreira

Em setembro de 1980, ainda estudante, Naná começou sua carreira como repórter do jornal A União, onde permaneceu até concluir o curso de graduação. Nos anos seguintes, trabalhou em veículos como o Correio da Paraíba, O Momento Editoral, TV Cabo Branco — onde fez parte da “turma pioneira” da emissora — e TV Tambaú. A jornalista também atuou como redatora da Secretaria de Comunicação Social, assessora de imprensa das secretarias das Finanças, do Planejamento, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e gerente de Comunicação e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Paraíba.

Em 2009 fundou, com o filho Victor Castro, a SuperMídia Comunicação, onde desenvolveu revistas e jornais, como a revista Edificar, que abordava temas ligados à arquitetura, construção e negócios. Além disso, editou a Revista do Fisco, da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep).

Em 2019, foi nomeada diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) pelo governador João Azevêdo. No atual desafio, além de fortalecer os tradicionais Jornal A União e Rádio Tabajara, Naná tem atuado diretamente na ampliação das atividades da Editora União. Em 2023, a gestora também inaugurou a Livraria A União (física e virtual), o Museu do Rádio Paraibano e a Parahyba FM 103.9, além de promover o primeiro concurso público da empresa.

Os 44 anos de exercício profissional de Naná Garcez ainda são marcados por prêmios e distinções, como o Prêmio Sebrae de Jornalismo (2011 e 2013), Troféu Colibri Personalidade Produtiva (2011) e o Troféu Heitor Falcão (2011 e 2022).

“Eu me sinto muito realizada como jornalista e, além disso, eu me sinto bem aqui na Paraíba. Eu acho que a grande coisa é essa: eu me sinto bem aqui. Eu até poderia pensar em voltar para Aracaju, mas isso não passou pela minha cabeça porque eu me sinto muito bem na Paraíba”, concluiu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 01 de maio de 2024