Notícias

Assembleia faz alerta à população em dia dedicado à prevenção da hipertensão

publicado: 27/04/2022 09h12, última modificação: 27/04/2022 09h12
al260422.jpeg

Foto: ALPB

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial comemorado ontem, mereceu destaque na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba. Os parlamentares usaram a Tribuna da Casa Epitácio Pessoa para chamar a atenção da população paraibana sobre os perigos existentes que são causados pela patologia.

A deputada e médica cardiologista, Jane Panta (Progressistas) ressaltou a importância da descoberta precoce da doença para o tratamento adequado. A parlamentar conclamou a população para fazer consultas e exames preventivos.

“Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Se você tem sua pressão, em várias medidas, em 14 x 9, ‘acenda a luzinha vermelha’. Uma hipertensão arterial não tratada, não diagnosticada, pode paralisar os rins, pode levar ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), pode gerar vários outros problemas de saúde incapacitantes. Mais do que uma doença, a hipertensão arterial é um problema de saúde pública e precisa ser prevenido e controlado”, explicou a deputada.

Números da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que a hipertensão arterial mata anualmente mais de 10 milhões de pessoas ao redor do Planeta. No Brasil, eles apontam, aproximadamente, que 30% dos brasileiros são hipertensos. Já na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 700 mil pessoas sofrem de pressão alta.

A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. A hipertensão arterial pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto. Hipertensos, assim como outros cardiopatas e portadores de doenças crônicas, têm possibilidade de maiores complicações pela Covid-19.

De acordo com a SBC, para prevenir o sistema circulatório dos malefícios da doença é preciso ter uma vida saudável; boa alimentação, restringir o sal, manter bom peso, evitar vida ociosa, realizar atividade física, controlar o stress, excesso de trabalho e ansiedade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de abril de 2022