Bairro de Mangabeira ganha 100 ruas pavimentadas e drenadas

publicado: 17/06/2016 11h33, última modificação: 17/06/2016 11h33
ricardo no cidade verde foto francisco fran_a secom pb (6).JPG

Durante a entrega das obras, o governador Ricardo Coutinho participou da premiação de um concurso de redações - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , mangabeira , pavimentação

O governador Ricardo Coutinho entregou, nessa quinta-feira (16), a pavimentação e drenagem urbana de cem ruas do Cidade Verde, durante uma solenidade em comemoração aos 33 anos de Mangabeira. A obra representa um investimento de cerca de R$ 15,8 milhões em beneficio dos moradores do bairro mais populoso de João Pessoa. Na ocasião, o governador também entregou premiações e troféus para os participantes de um concurso de redação realizado na rede estadual de ensino para homenagear o bairro, com o tema: Resgatando a história de Mangabeira.

Durante a solenidade, Ricardo parabenizou os moradores de Mangabeira pelos 33 anos do bairro e destacou algumas obras do Governo do Estado na área. “É um prazer muito grande estar aqui nesse momento especial para Mangabeira. Hoje estamos trazendo mais um benefício para a população. São cem ruas pavimentadas no Cidade Verde e somente aqui em Mangabeira chegamos a mais de 130 ruas calçadas, ou seja, o trabalho existe para melhorar a vida do povo. Lembro que as ruas desse conjunto eram de difícil acesso, esburacadas e quando chovia era um problema para sair de casa. Olhamos muito por Mangabeira, fizemos reformas em escolas, a Escola Técnica, que trouxe uma nova dinâmica de ensino para os jovens, o Trevo das Mangabeiras, que acabou com os congestionamentos na área, o restaurante popular e muitas outras obras e ações. E ainda queremos fazer muito mais por Mangabeira”, falou.

A diretora-superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, informou que foram realizados serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em cem ruas do Cidade Verde. “A situação era precária, as ruas estavam praticamente abandonadas, sem nenhuma estrutura, agora quase todas as ruas do conjunto ficaram pavimentadas”, disse

A dona de casa, Maria Aparecida Fernandes, convidou o governador para visitar a rua onde mora, que foi uma das contempladas com a pavimentação. “Nunca perdi a esperança de ver a rua: Maria Iracy Leite Cavalcanti calçada. Já gastei muito comprando aterro para melhorar a condição dessa rua. Mas agora, graças a Deus e ao governador, minha rua foi pavimentada, agradeço demais e estou muito feliz”, afirmou.

A auxiliar de bibliotecária Solange Guedes mora há 19 anos em Mangabeira e agradeceu pela obra feita pelo Governo do Estado. “Moro na rua José Aires Batista que foi uma das cem pavimentadas. Antes era toda cheia de lama, bastava chover um pouco que já alagava. A gente tinha que torcer para que não chovesse. Hoje a situação melhorou demais”, comemorou.

“Hoje estou duplamente feliz, primeiro porque minha rua, onde moro há 16 anos, foi uma das beneficiadas com o calçamento e a situação por lá melhorou muito. Segundo porque um dos alunos da escola que sou diretor ficou em segundo lugar no concurso de redação”, falou o gestor escolar Antônio Sérgio.

Obras na comunidade Cidade Verde receberam investimento de R$ 15 miEducação

O secretário de Educação, Aléssio Trindade, ressaltou a importância do concurso de redação sobre Mangabeira para incentivar os alunos na busca por mais conhecimentos. “Este é um dia marcante para o bairro e na educação é importante que o aluno conheça seu bairro e sua identidade. Um concurso de redação como este faz com que o estudante pratique a escrita e crie a relação da escola com a comunidade. A participação foi intensa, tivemos mais de 2.300 redações inscritas e o resultado foi muito positivo”, concluiu.

O estudante Carlos Alves, ficou em segundo lugar no concurso de redação e afirmou que foi gratificante escrever sobre o bairro de Mangabeira. “Sempre gostei de escrever, mas o concurso serviu de incentivo para eu melhorar ainda mais minha escrita. Fiquei muito feliz ao receber esta premiação pelo segundo lugar”, disse.

“Participei do concurso porque gosto de escrever e porque a temática a respeito do bairro de Mangabeira me interessou bastante. Os professores incentivaram e foi uma foram de homenagear nosso bairro”, falou o estudante Lucas Nascimento.

Programação

Na sexta-feira (17), no mesmo local, estudantes de escolas públicas terão uma aula de campo sobre a história do bairro, às 9h e às 14h30. No sábado (18) e domingo (19) também acontecem ações na praça do Coqueiral. No sábado, das 7h às 12h, será oferecida à população de Mangabeira a Estação de Serviços, com corte de cabelo, educação ambiental e para o trânsito, vacinação, orientações de saúde do trabalhador, combate ao aedes aegypti, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite, glicemia, entre outros.  À noite, apresentações culturais com palhaços, quadrilhas juninas, o Forró Caçuá e outros. No domingo, a partir das 7h, será promovido um Passeio Ciclístico.