O Banco de Leite Humano Anita Cabral, que compõe a rede estadual de saúde, realizou nessa quarta-feira (22), a certificação das mães acompanhantes dos bebês internos nos leitos neonatais da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa.
Na ocasião, participaram Dayse Costa, diretora de Ações Estratégicas do Anita Cabral, a nutricionista do banco de leite, Janilda Moraes, a gerente de enfermagem da Maternidade Frei Damião, Alcineide Férrer, a coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI neonatal), Júlia Martins, além das mães e outros profissionais das unidades de saúde.
De acordo com a nutricionista Janilda Moraes “essa é uma ocasião importante, pois aqui reunimos todas as mães, especialmente as que têm bebês que estão passando por cuidados especiais nos leitos da Unidade de Cuidados Intermediários, do Canguru e da UTI para repassar e fortalecer a importância e os benefícios proporcionados pelo leite materno, além de fortalecer o vínculo dos profissionais de saúde com elas”.
Uma das participantes do encontro foi a mãe do pequeno Ravi, de apenas um mês de nascido, Dayse Barbosa Pessoa, do município de Bayeux, que doa, em média, 12 litros de leite materno mensalmente para o banco de leite. A doadora destacou que esta é a segunda vez que faz as doações, já que está no segundo filho. “Vejo a doação como uma forma de ajudar às crianças que tanto necessitam do alimento, além de evitar o desperdício, nos casos em que as mães produzem o leite em grande quantidade, como é o meu caso”, defendeu.
Programação - No domingo (19), das 12h às 22h, aconteceu uma campanha sobre a doação de leite materno em um shopping de João Pessoa. Na segunda-feira (20), das 7h às 9h, houve um café da manhã em homenagem às doadoras de leite humano no Anita Cabral. Já na terça (21), das 14h às 16h, foi promovida uma capacitação para os colaboradores do Anita Cabral. Na quinta-feira (23), das 8h às 12h, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed), acontece uma reunião com a Rede de Bancos de Leite Humano da Paraíba sobre a nova nota técnica em uso, relacionada ao leite humano ordenhado cru, exclusivo em ambiente neonatal e que foi emitida pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Dando seguimento à programação, na sexta-feira (24) e sábado (25), na Região Metropolitana de João Pessoa, das 8h às 16h, serão realizadas Rotas da Gratidão. Trata-se de uma rota domiciliar comemorativa para distribuição de lembranças às doadoras de leite materno ativas. Para finalizar a programação, na segunda-feira (27), das 8h às 12h, ocorrerá uma visita dos alunos de medicina da área de saúde da mulher e aleitamento materno, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) ao Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa.
Rede de Serviços e situação do estoque de leite - A Rede de Bancos de Leite da Paraíba coleta mensalmente uma média de 613 litros, com a colaboração de 506 doadoras, distribuindo uma média de 526 litros de leite e proporcionando o atendimento a 869 receptores.
Na Grande João Pessoa, a coleta mensal gira em torno de 400 litros e conta com o auxílio de 350 doadoras, possibilitando a distribuição de 300 litros e contribuindo para o atendimento de aproximadamente 600 receptores.
De acordo com Thaíse, a quantidade ainda é insuficiente para atender à demanda. “É necessário o aumento da coleta, em torno de 200 litros, para atender a todos os bebês que requeiram, transitoriamente, um complemento durante sua internação nas maternidades”, informou.
Doações - Para ser doadora é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar amamentando o filho, estar saudável e ter excesso de produção de leite. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o kit doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe prestará todas as orientações necessárias para o correto armazenamento e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3215-6047