Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas > Bira faz citação indevida e gera mal-estar nas redes sociais

Notícias

Bira faz citação indevida e gera mal-estar nas redes sociais

por publicado: 11/09/2016 00h05 última modificação: 09/09/2016 21h12
Facebook/Cidade Bike Menção ao Coletivo de Ciclistas Urbanos de João Pessoa causou revolta e nota de esclarecimento

Menção ao Coletivo de Ciclistas Urbanos de João Pessoa causou revolta e nota de esclarecimento


Feliphe Rojas
- Especial para A União

Uma peça publicitária do vereador e candidato a reeleição à Câmara Municipal de João Pessoa, Bira Pereira (PSD), causou, no mínimo, constrangimento entre o próprio candidato e alguns grupos de ciclistas da cidade de João Pessoa. A peça, denominada “Coragem pela mobilidade urbana”, foi publicada na última terça-feira (6) e apresentava propostas do vereador para melhorar a vida dos ciclistas da cidade, como tornar obrigatória a construção de estacionamentos para ciclistas em empresas privadas e órgãos públicos e sugerir ao Executivo a ampliação e aprimoramento das ciclovias da cidade.

O constrangimento ocorreu porque o candidato mencionou nominalmente o Coletivo de Ciclistas Urbanos de João Pessoa, composto pelos grupos UFPBike, Cidade Bike, Bike Anjo João Pessoa e João Pessoa Que Queremos e, na última quinta-feira (8), as páginas dos respectivos grupos postaram uma nota conjunta nas redes sociais afirmando que não autorizam a veiculação dos nomes dos coletivos e que os grupos não levantam bandeiras políticas desde os seus surgimentos.

Além disso, a nota questiona a transparência do vereador para com a população, afirmando que o fato se agrava em face de Bira, segundo os grupos, jamais ter tido qualquer diálogo ou contato com os coletivos. “Usar nomes de movimentos da sociedade civil organizada sem qualquer autorização – e, pior, sem nunca ter estabelecido qualquer contato com esses grupos - está em desacordo com a postura de um cidadão que representa os eleitores a quem ele direciona a peça publicitária equivocada”, diz.

Henrique França, um dos representantes do coletivo João Pessoa que Queremos, explicou a motivação do lançamento da nota. “Apesar de termos toda a possibilidade de dialogar com candidatos ou quaisquer representantes da sociedade, a gente entendeu que aquilo poderia ser uma apropriação de um discurso ou de nomes de grupos que, infelizmente, o vereador Bira nunca conversou. Nunca tivemos nenhum tipo de audiência com ele. Nós não somos atrelados e nenhuma bandeira política, nós queremos políticas públicas de mobilidade urbana, sejam elas pelas mãos de políticos X ou Y”, comentou.

A reportagem do jornal A União tentou entrar em contato com o vereador Bira através do telefone do gabinete do mesmo na Câmara Municipal de João Pessoa, pelo e-mail fornecido pelo site do candidato e pela página do mesmo no Facebook, mas não foi respondida. No instagram, Bira republicou a peça, dessa vez sem citar os coletivos, e deu a sua versão da história. “Ao citá-lo [o Coletivo de Ciclistas Urbanos de João Pessoa] em uma de nossas propostas eleitorais, tínhamos apenas a intenção de enfatizarmos o nosso apoio e reconhecimento ao protagonismo das entidades que o integram, na sua ampla defesa por uma mobilidade ativa”, ressaltou.

registrado em: ,

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06