Cidadania

Bolsonaro recebe homenagens da ALPB e da CMJP em João Pessoa

publicado: 15/04/2024 11h29, última modificação: 15/04/2024 11h29
Bolsonaro.jpeg

Bolsonaro discursou agradecendo os títulos conferidos a ele pela ALPB e pela CMJP | Foto: Ascom/ALPB

por Tiago Bernardino*

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu ontem o título de cidadão paraibano em uma sessão conjunta da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Em sua passagem pela capital, Bolsonaro foi recepcionado por apoiadores no aeroporto, participou de uma minicarreata, visitou o mercado público de Mangabeira e, após a solenidade na ALPB, participou de um ato político em uma casa de eventos.

Estiveram presentes na sessão solene conjunta os deputados estaduais Walber Virgolino (PL), Sargento Neto (PL) e Michel Henrique (Republicanos), o deputado Federal Cabo Gilberto (PL) e, representando a CMJP, os vereadores Carlão Pelo Bem (PL), Coronel Sobreira (Novo) e Eliza Virgínia (PP). O presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), justificou a ausência informando a existência de outra programação previamente agendada.

Autor do título de cidadão pessoense, o vereador Carlão Pelo Bem afirmou que viu em Bolsonaro alguém com quem compartilha a ideologia política. Ao fim de sua fala, entregou um terço a Bolsonaro. O deputado estadual Walber Virgolino, autor do título de cidadão paraibano, agradeceu a presença de Bolsonaro. “É uma honra ter sido iluminado por Deus para conceder esse título de cidadão paraibano na data de hoje”, disse.

O ex-presidente agradeceu a manifestação de carinho com a entrega dos dois títulos. E fez um relato de sua trajetória política, desde vereador até a presidência.”Eu fui um aborto da natureza, a minha eleição, Deus me deu uma segunda vida”, disse.  E buscou justificar as ações de seu governo, como a redução de impostos para a compra de motos aquáticas e outros itens.

Bolsonaro ainda defendeu penas mais leves para quem comete crimes e espalha fakenews. “Se alguém no Twitter dele erra alguma coisa, paga o preço dele, danos morais. Não cadeia, não desmonetização, não apreensão de passaporte”, finalizou seu discurso.

Agenda à Paraíba

A chegada de Bolsonaro à Paraíba foi marcada por reclamações no Aeroporto Castro Pinto, onde os apoiadores recepcionaram o ex-presidente fora do saguão principal. Bolsonaro reclamou publicamente de suas lideranças locais, como o ex-ministro Marcelo Queiroga e o deputado federal Cabo Gilberto, por ter sido recepcionado apenas do lado de fora do aeroporto.

Em seguida, Bolsonaro seguiu em uma minicarreata até o bairro de Mangabeira, na capital, onde visitou o mercado público e interagiu com a população. Após suspender a entrevista coletiva, prevista para o meio-dia em hotel na orla da capital, Bolsonaro se reuniu com os aliados para as definições apresentadas em ato político após a sessão solene conjunta da Assembleia e  e da Câmara Municipal.

No evento público programado para uma casa de festas em João Pessoa, Bolsonaro reuniu correligionários para anunciar a chapa que ele apoiará para a disputa pela prefeitura da capital.

Finalizando a agenda na Paraíba, Bolsonaro visita hoje o mercado público de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa; em seguida, participa de uma reunião com empresários.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de abril de 2024.