Notícias

Bombeiros forma turma para ocorrências de tentativas de suicídio

publicado: 30/09/2019 10h53, última modificação: 30/09/2019 10h53
curso-para-bombeiros.jpg

tags: BOMBEIROS , TENTATIVAS DE SUICÍDIO , setembro amarelo

 

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) conta agora com 17 novos abordadores técnicos para atuarem em ocorrências de tentativas de suicídio, principalmente nos casos em que o método envolvido apresente riscos extremos. Eles concluíram na sexta-feira (28) o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS), participando da turma pioneira da Paraíba, que também formou policiais militares e civis.

A capacitação, que teve início na segunda (23) e congregou disciplinas teóricas e práticas, contou com um corpo docente formado por militares especialistas na área operacional relativa à temática. O curso enfoca a abordagem humanizada, ressaltando sempre o respeito que o profissional de emergência deve ter com a vítima.

O curso buscou ainda atuar de modo a integrar as Forças de Segurança, abrangendo a capacitação para três alunos da Polícia Militar, um da Polícia Civil, e ainda um aluno do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

Na solenidade de encerramento, a tenente Isabel Reis, oradora da turma, ressaltou a importância da realização do curso. “Hoje eu saio daqui muito segura. Através dos conhecimentos adquiridos, eu terei capacidade para realizar a abordagem e tomar as decisões necessárias para salvar a vida do tentante.”, relatou a tenente.

O subcomandante geral do CBMPB, coronel Lucas Medeiros, também comentou sobre a importância da realização do CATTS na Paraíba. “Recebemos primeiramente o conhecimento através da participação de nossos militares neste curso em São Paulo, e então conseguimos trazê-lo para nosso Estado. Hoje, somos multiplicadores de conhecimento, mantendo um preparo contínuo para melhor servir à sociedade.”, frisou o coronel Lucas.

A realização do 1º CATTS encerra as ações do CBMPB em alusão à Campanha Setembro Amarelo em prol da valorização da vida. O mês foi marcado por palestras direcionadas tanto aos militares da Corporação bem como a instituições parceiras, além de atividades realizadas nas unidades operacionais e administrativas do Corpo de Bombeiros.