novos vereadores

Boqueirão e Mãe d’Água têm eleição

publicado: 13/11/2023 08h51, última modificação: 13/11/2023 08h52
Pleito ocorre após a cassação de 17 vereadores de ambos os municípios por fraude à cota de gênero
PREDIO DO TRE-F-ORTILO ANTÔNIO (8).jpg

Decisão do Tribunal Eleitoral provocou novas eleições por causa da nulidade de votos - Foto: Ortilo Antônio

por Ingreson Derze*

Os moradores dos municípios de Boqueirão e Mãe D’Água vão às urnas para elegerem novos vereadores. As novas eleições suplementares ocorrem amanhã nas cidades do interior da Paraíba. O processo eleitoral foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). As eleições ocorrem após a cassação de 17 vereadores de ambos os municípios, pelo crime de fraude à cota de gênero. Os prefeitos foram mantidos nos cargos.

Com a cassação, a justiça entendeu em realizar eleições suplementares nos dois municípios, com base no artigo 224 do Código Eleitoral, onde a nulidade de votos atingir a mais da metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, todas as demais votações serão julgadas prejudicadas. Foi justamente isso que ocorreu em Boqueirão e Mãe D’Água.

Boqueirão
Em Boqueirão, oito dos onze vereadores da Câmara Municipal foram cassados. O processo tramitou na Justiça Eleitoral após a denúncia de fraude na cota de gênero do Partido Social Democrático (PSD) e Progressistas (PP). A decisão da sentença foi publicada em julho, deste ano. Foram cassados os vereadores Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP).

Mãe D’Água
Já em Mãe D’Água, a eleição será para preencher todas as nove vagas de vereadores. Os parlamentares eleitos em 2020, foram cassados pela Justiça por fraude à cota de gênero. São eles; Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí (Republicanos), Cledilson (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim (Republicanos), Naldo (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson (Avante).

Domingo de eleições
As urnas serão abertas em ambos os municípios a partir das 7h. A eleição suplementar está prevista para encerrar às 17h. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o município de Boqueirão conta com 15.239 eleitores aptos para votarem. Enquanto, que Mãe D’Água registra 3.784 eleitores ativos. A divulgação do resultado da votação deve ocorrer ainda no domingo (12), após o fechamento das urnas e apuração.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de novembro de 2023.