na câmara em cg

Bruno anuncia ações do último ano de gestão

publicado: 07/02/2024 09h18, última modificação: 07/02/2024 09h18
Capturar.JPG

Bruno apresentou no plenário um balanço das ações realizadas entre 2021 e 2023 - Foto: Josenildo Costa/CMCG

por Ingreson Derze*

A Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, retomou, ontem, os trabalhos parlamentares da 18ª legislatura. A primeira sessão do ano foi marcada pela visita e discurso do prefeito Bruno Cunha Lima. O chefe do executivo municipal abriu os trabalhos no parlamento mirim com a mensagem governamental. Bruno Cunha Lima aproveitou a oportunidade para anunciar as ações da gestão para do último ano de mandato. Além disso, o prefeito apresentou no plenário da casa um balanço das ações realizadas de entre os anos 2021 a 2023. A cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos na Casa de Félix Araújo contou com a presença dos 23 vereadores.

“Nós temos alcançado vitórias, fruto do trabalho ousado e honesto, mas, sobretudo, do trabalho humano das nossas equipes, secretários, diretores, lideranças, e dos nossos vereadores. A Câmara tem sido, a despeito de qualquer diferença, uma parceira importante nesses avanços e conquistas. Não devo, não posso e não irei omitir todas as vezes que a Casa foi apoiadora dessas ações. Muitas dessas conquistas estão sendo possíveis em razão também da atuação do legislativo, que cobra, pede e aponta. Mas, mais do que isso, pega na rodilha junto”, afirmou o prefeito Bruno Cunha Lima.

O presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos), durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2024, ressaltou a importância da retomada das atividades dos parlamentares ao plenário da Casa de Félix Araújo. Apesar do ano eleitoral, onde muitos vereadores devem disputar as eleições, Marinaldo Cardoso acredita que os trabalhos não devem ser prejudicados pelas ausências durante as sessões, desta forma, espera que o ano legislativo seja produtivo para o desenvolvimento da cidade e do povo campinense. Além disso, o presidente da casa, reforçou a autonomia dos poderes e a atuação harmônica entre as instituições.

“Devemos fortalecer uma relação harmônica. Os poderes são independentes. Mas, há momentos que eles precisam ser harmônicos, para que possamos, mesmo com as divergências de ideias, estar sempre abertos ao diálogo. Pois, é através desse diálogo que nós podemos fazer com que a nossa cidade se mantenha na governabilidade”, declarou o presidente da Marinaldo Cardoso (Republicanos).

Com a retomado das atividades legislativas, o debate sobre as emendas impositivas volta à pauta do plenário. A matéria é alvo de discussão entre legislativo e executivo que travam uma batalha sem precedentes pela porcentagem das emendas impositivas. A oposição emplacou na última sessão extraordinária, em 19 de janeiro, a aprovação da Lei Orçamentária com valor estabelecidos das emendas impositivas com percentual de 1,2% do orçamento total do executivo determinado em R$ 1,6 bilhão. Por outro, a Prefeitura de Campina Grande após a derrota no plenário onde oferecia 0,7% do orçamento para suplementação das emendas impositivas acabou vetado parte dos dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) impedindo o pagamento do percentual aprovados pelos parlamentares. A próxima sessão, marcada para hoje, deve ser votado o veto do prefeito Bruno Cunha Lima, as emendas impositivas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de fevereiro de 2024.