Bruno Cunha Lima foi reeleito prefeito de Campina Grande para os próximos quatro anos de gestão municipal. Ele obteve 136.191 votos (57,94%). Alcindor Vilarim (Podemos) é o vice-prefeito eleito junto a Bruno.
Cunha Lima disputou o segundo turno das eleições junto ao candidato Jhony Bezerra (PSB), que obteve 98.852 votos (42,06%), num dos pleitos mais acirrados da história da cidade.
O prefeito aguardou a apuração junto a sua família e apoiadores na casa do seu avô, o ex-senador Ivandro Cunha Lima. Ao saber do resultado positivo, Bruno falou com a população que o aguardava no local. Para ele, a vitória representa a confiança de Campina Grande no trabalho realizado no primeiro mandato. “Meu agradecimento especial é a cada um de vocês, milhares de campinenses nascidos em Campina e campinenses adotados por Campina Grande, que é a nossa grande mãe. Muito obrigado pela energia, o carinho, a confiança, o abraço, o beijo, cada manifestação de sentimento que a gente recebeu ao longo dessa jornada. Foi o combustível de vocês que nos trouxe essa vitória”, declarou.
Avaliação
Acompanhado de correligionários, como o deputado federal Romero Rodrigues e os senadores Efraim Filho e Veneziano, que apoiaram a campanha à reeleição, Bruno também aproveitou o momento para afirmar que não esquecerá dos que estiveram ao seu lado ao longo do processo eleitoral. “A cada um dos candidatos e candidatas a vereador e vereadora, mesmo os que não conquistaram o mandato: vocês são parte dessa vitória. Nós estivemos juntos na batalha e estaremos juntos construindo uma cidade cada vez maior”, destacou o candidato eleito.
Em seu pronunciamento aos campinenses, Cunha Lima lamentou ter participado do que ele considerou uma campanha suja por parte da oposição. “Essa foi uma das campanhas políticas mais baixas e desonesta que eu tive a oportunidade de assistir durante esses meus 34 anos de vida. Por isso, preciso exprimir minha gratidão à minha família, que suportou, não só ao longo da campanha, mas ao longo dos últimos três anos, os maiores desafios das nossas vidas. Que suportou e venceu cada um desses desafios e que sempre foi meu esteio, a minha base sólida e a minha firmeza para estar aqui”, referiu Bruno.
Apuração
Apesar da disputa acirrada na Rainha da Borborema, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) divulgou a informação de que Bruno ganhou em todas as três zonas eleitorais que abrangem o município. Além disso, o candidato vencedor teve uma vantagem de 37.339 votos sobre Jhony.
Outro dado relevante é o alto número de votos nulos e brancos, chegando a mais de 13 mil indivíduos que escolheram entre essas duas opções. Além disso, o número de abstenções de eleitores aptos a votar ultrapassou 16%, o que significa mais de 50 mil pessoas
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de outubro de 2024.