Cagepa reativa sistema de abastecimento de água em Picuí e Nova Palmeira

publicado: 05/11/2020 10h46, última modificação: 05/11/2020 10h46
034c663d-2634-481a-8ebc-e0ddcf28719b.jpeg

tags: CAGEPA , ABASTECIMENTO DE ÁGUA , PICUÍ , NOVA PALMEIRA

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Marcus Vinícius Neves, entregou, nesta terça-feira (3), o novo Sistema de Abastecimento de Água de Picuí e Nova Palmeira. A obra permitirá a retomada do abastecimento nos dois municípios, que, devido à estiagem e consequente baixo nível dos mananciais, estavam há mais de quatro anos sem água nas torneiras. Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a reativação do sistema, que representa um investimento de R$ 800 mil da Cagepa.

A ocorrência de chuvas este ano na região elevou o nível do açude Caraibeiras. Marcus Vinícius explicou que, a partir daí, a Cagepa investiu na reforma total do sistema, que estava parado desde o colapso no abastecimento causado pela seca na região, em 2016. “Adequamos a Estação Elevatória de Picuí, implantamos uma adutora de água bruta de 150 milímetros com 1 km de extensão e recuperamos outros 1,5 km de adutora. Concluímos a Estação de Tratamento de Água de Nova Palmeira e recuperamos os reservatórios dos dois municípios, além de adquirirmos equipamentos, flutuante, conjunto motobomba e quadro de comando. Tudo novo para um novo tempo em Picuí e Nova Palmeira”, disse.

Com o sistema reativado, as duas cidades voltarão a receber água gradativamente. Foram realizadas 5.476 novas ligações de água em Picuí e 1.052 em Nova Palmeira. “Agora, carro-pipa é passado. Temos muita satisfação de voltar a atender essas famílias. Esse não é um ato de apenas ligar uma torneira, mas sim de continuar prestando serviço à população dessas cidades”, afirmou o presidente da Cagepa.

Ainda em seu discurso, Marcus Vinícius anunciou a retomada dos trabalhos da TransParaíba. “O governador João Azevêdo determinou e estamos retomando a Transparaíba, maior obra hídrica do Estado. Estaremos, neste mês de novembro, relicitando esse projeto para trazer água da Transposição do Rio São Francisco para nosso Cariri e Curimataú paraibanos”.

Homenagem - O presidente Marcus Vinícius Neves, o gerente Regional da Cagepa na Borborema, Lucílio Vieira, e todos os empregados da companhia que estiveram à frente da reativação do sistema de abastecimento de água receberam o Título de Cidadão Picuiense. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município de Picuí.