Câmara de Bayeux promove sessão para discutir situação de Berg Lima

publicado: 06/07/2017 00h05, última modificação: 06/07/2017 08h12
berg2.jpg

O prefeito de Bayeux foi flagrado recebendo dinheiro que, segundo denúncia, era fruto de extorsão a empresário - Foto: Facebook/Berg Lima

tags: berg lima , prefeito de bayeux , câmara de bayeux , prisão , sessão extraordinária

Wellington Sérgio

A Câmara Municipal de Bayeux realiza nesta quinta (6), às 9h, uma sessão extraordinária para discutir a situação do prefeito Berg Lima (Podemos), que foi preso nessa quarta (5), em flagrante, por suspeita de crime de corrupção passiva. Ele estaria extorquindo um empresário fornecedor da prefeitura, cobrando até 50% do valor que ele teria a receber de pagamentos atrasados na Prefeitura. O presidente da Câmara, Mauri Batista, mais conhecido como Noquinha, chegou a convocar uma reunião na tarde da quarta (6) para decidir o futuro do prefeito, mas resolveu, em comum acordo com os demais vereadores, adiar para esta quinta. De acordo com Mauri, os vereadores aguardavam uma decisão oficial da Justiça, sobre a manutenção da prisão, e mais informações sobre o processo e as investigações.

“Iremos discutir e avaliar o que será feito diante da situação que temos pela frente. O prefeito tem direito a defesa para responder pelas acusações”, frisou.

A Prefeitura Municipal de Bayeux enviou uma nota de esclarecimento, onde afirma que o prefeito foi vítima de uma "armação política que se utilizou de um empresário inescrupuloso para tentar destruir um mandato obtido por meio da maior votação da história do município. "O prefeito confia na Justiça e irá esclarecer os fatos, provando que não praticou qualquer ato ilegal contra o povo e a cidade".

O procurador jurídico da Câmara, Aécio Farias, informou ainda que está tomando ciência do teor do processo para orientar os vereadores, para diante das informações da justiça e do prefeito, tomarem alguma decisão.

Berg Lima tem 31 anos e foi eleito para seu primeiro mandato eletivo em 2016 com 33.437 votos (58,92%), derrotando o então prefeito Expedito Pereira (PSB). Sua campanha foi baseada na promessa de renovação da classe política e de mudança das práticas de gestão.