Câmara de JP homenageia secretária da Saúde, Cláudia Veras

publicado: 14/11/2017 22h10, última modificação: 14/11/2017 22h10
14-11-2017-secretária.jpg

Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras nasceu em Recife (PE) e agora é cidadã pessoense - Foto: Juliana Santos

tags: cláudia veras , secretária , saúde , título cidadão , vereador , cmjp , tibério limeira

Damião Rodrigues

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (14), uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadã Pessoense à secretária estadual da Saúde da Paraíba e professora universitária Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras. A propositura da solenidade e da homenagem foi do vereador Tibério Limeira (PSB). O vereador Marcos Henriques (PT) secretariou os trabalhos da sessão.

Amigos, familiares e colaboradores da homenageada prestigiaram a solenidade, além de autoridades como a deputada estadual Estela Bezerra (PSB); a prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB); a secretária executiva estadual da Saúde, Maura Sobreira, representando o governador Ricardo Coutinho (PSB); e a secretária da Saúde do Conde e professora do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jória Guerreiro.

Tibério Limeira fez uma breve explanação sobre a trajetória de vida da nova cidadã pessoense. Ele falou que a homenagem representava o reconhecimento e a gratidão aos relevantes serviços prestados à João Pessoa pela nova cidadã pessoense. “Cláudia Veras tem um perfil apaziguador que vem permitindo a restruturação da Saúde de nosso estado. Ela desenvolve um trabalho inspirador e é referência nos debates sobre os serviços de Saúde. Vivendo em João Pessoa há mais de 20 anos, hoje se torna cidadã pessoense de fato e de direito”, discursou.

Estela Bezerra falou da satisfação em acompanhar a trajetória profissional da agraciada. “Essa homenagem tem vários sentidos que podem ser percebidos através do afeto e carinho emanados pelos presentes a esta homenagem. Cláudia tem uma capacidade de agregar, sempre entregando o seu melhor. Ela é uma defensora do SUS e de uma estratégia para o serviço público de Saúde”, asseverou.

A prefeita Márcia Lucena falou que aprendeu muito ao trabalhar junto com a homenageada. “Um título desse só se entrega a quem muito realizou, prestando grandes serviços à cidade. Claudinha é uma excelente profissional, é uma pessoa de fato extremamente competente”, disse. Já Maura Sobreira falou que a trajetória de vida da homenageada é uma história de retidão e defesa do serviço público de Saúde, sempre com competência, ética e profissionalismo.

O advogado Sear Jasu de Sousa Mascena Veras, um dos irmãos da homenageada, que representou os familiares, fez um breve comentário da trajetória profissional da irmã agraciada. “Esse título corrobora uma realidade da trajetória profissional de Cláudia que sempre contribuiu e contribui para a saúde deste estado. Em nome da família só tenho a agradecer pelo acolhimento a nossa irmã”, comentou.

Todos os outros que tiveram a palavra exaltaram a homenageada como uma mulher serena, admirável, mística, encantadora, profissional exemplar, justa, ética, competente, organizada, disciplinada, “um ser de luz”.

A nova cidadã pessoense agradeceu ao acolhimento recebido pela Capital paraibana e a parceria dos seus familiares, amigos e colaboradores em sua trajetória de vida. Ela fez alguns registros e recortes de sua trajetória profissional em João Pessoa. “Imensa gratidão por esse momento. Há mais de 20 anos aqui em João Pessoa já me sinto paraibana e pessoense há muito tempo, agora sou pessoense de fato e de direito. Toda gratidão a todos os amigos e amigas que a Paraíba me deu”, discursou.

Jovens do Projeto Prima, programa que utiliza a música como ferramenta para a inclusão social, sob a regência da maestrina Elma Virgínia, apresentaram as canções ‘Águas de Março’, ‘Couro dos Caçadores’ e ‘Happy Holiday’. Ainda houve a apresentação de fotografias e vídeos com depoimentos de familiares, amigos e colaboradores da homenageada.

A homenageada

Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras nasceu em Recife (PE), onde concluiu sua graduação de Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mudou-se para João Pessoa logo após a graduação quando cursou a residência profissional em Enfermagem Sanitarista. Atualmente é secretária de Estado da Saúde da Paraíba e professora assistente I da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.