Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas > Câmara participa de atividade de ong para divulgar projeto de iniciativa popular

Notícias

Câmara participa de atividade de ong para divulgar projeto de iniciativa popular

por publicado: 03/11/2017 22h57 última modificação: 03/11/2017 22h57
Juliana Santos Ação ocorreu no Bairro de Manaíra e atraiu a população para baixar aplicativo que permite a votação no ‘Mudamos’

Ação ocorreu no Bairro de Manaíra e atraiu a população para baixar aplicativo que permite a votação no ‘Mudamos’


Jorge Rezende

No início da noite desta sexta-feira (3), o presidente e a primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), respectivamente, os vereadores Marcos Vinícius (PSDB) e Raíssa Lacerda (PSD), participaram de uma atividade promovida pela ong Adota João Pessoa com o objetivo de divulgar e orientar as pessoas em como baixar em seus celulares o aplicativo ‘Mudamos’, para que possam votar nos projetos de iniciativa popular, mais especificamente no que prevê a criação do primeiro Hospital Veterinário Municipal de João Pessoa.

A atividade com os integrantes e voluntários da ong que atua na defesa e do bem-estar animal teve início por volta das 18h, em um ponto próximo ao Retão de Manaíra, no bairro de mesmo nome, na capital paraibana. “Viemos acompanhar de perto esse ato de cidadania e participação popular. Temos que estimular a população a participar do destino de sua cidade”, destacou Marcos Vinícius. “O que está acontecendo aqui é maravilhoso. A coleta dessas assinaturas vai permitir que esses projetos de lei sejam levados para a Câmara”, completou a vereadora Raíssa.

Até o início da tarde dessa sexta-feira, dos seis projetos de lei de iniciativa popular para a cidade de João Pessoa que já estão disponíveis no aplicativo ‘Mudamos’ desde a realização da ‘Virada Legislativa’ promovida pela CMJP no dia 20 de outubro, o que prevê a criação do primeiro Hospital Veterinário Municipal de João Pessoa estava liderando a preferência do público. Ele já havia alcançado 56% da meta atual, o equivalente a 563 votos. A meta é de mil votos. São necessários 2,5 mil (meta final) para que o projeto seja encaminhado e tramite nas comissões permanentes da Câmara.

“Estamos intensificando as nossas orientações às pessoas para ampliar a coleta de assinaturas. Vamos fazer esse número de apoio crescer ainda mais, sensibilizando a população”, adiantou Pollyana Dantas, fundadora e uma das coordenadoras do Adota João Pessoa, lembrando que o objetivo do seu grupo é chegar a 10 mil assinaturas.

O mesmo trabalho desenvolvido pela ong na noite desta sexta-feira em Manaíra vai se repetir neste sábado (4), a partir das 17h, no Busto de Tamandaré, que divide as Praias de Cabo Branco e Tambaú; e no domingo (5), à tarde, na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), durante a realização no local de uma feira vegana.

Apoio da população

“É de extrema importância a participação na escolha das coisas que interessam à cidade. E no caso de um hospital público para os animais já está mais do que na hora”, destacou o estudante de Publicidade e Propaganda Érick de Jesus Ferreira Silva, logo após de ter recebido as orientações dos voluntários da ong, ter baixado o aplicativo ‘Mudamos’ em seu celular e votado no projeto de lei de criação da unidade hospitalar veterinária.

Para Érick, de 20 anos e morador do Bairro de Jaguaribe, muita gente da população que tem seu animal de estimação não tem dinheiro o suficiente para levar seu animal a um veterinário caso ele adoeça. “Cuidar de um pet muitas vezes é caro e não é todo mundo que tem recursos para esse tipo de gasto”, acrescentou o estudante que, de imediato, começou a espalhar a ideia do aplicativo para os seus amigos e grupos de mídias sociais.

O casal carol Pereira, 32 anos, e Adeilton Mousinho, 30 anos, também parou para receber as informações acerca do ‘Mudamos’. Moradores do Bairro dos Estados, ele supervidor de uma empresa e ela cantora, disseram que no momento estão sem nenhum animal, mas que estavam morando agora em uma casa e planejam criar um cachorro. “Muito bom essa iniciativa da Câmara de Vereadores. Nós apoiamos e vamos fazer a assinatura em apoio aos projetos”, disse Adeilton.

A aposentada Iara Santos, 77 anos, moradora do Bairro do Bessa, também apoiou a iniciativa da Câmara e da ong. “Isso é fantástico. Dá a sensação na gente de estar participando mesmo das decisões políticas”, disse. Ela estava acompanhada de Letícia Pereira dos Santos, 34 anos, que atua no setor financeiro. “Sou de João Pessoa e atualmente moro e trabalho em Campina Grande, mas vou contactar meus amigos e parentes daqui da capital e estimulá-los a participarem da votação”.

Como baixar o aplicativo e votar

A iniciativa pioneira da CMJP em realizar a ‘Virada Legislativa’ e incentivar os habitantes da cidade a apresentar projetos de iniciativa popular, por meio do aplicativo ‘Mudamos’, tem colocado a capital paraibana em evidência nacional e, ao mesmo tempo, trazendo reconhecimento ao trabalho democrático desenvolvido pela atual gestão do Legislativo pessoense.

A ferramenta ‘Mudamos’ é voltada para a assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de maneira eletrônica. Ela está disponível para download no celular por meio do Play Store e da Apple Store. Quem quiser também pode acessar o site www.mudamos.org que lá tem os links para baixar.

No cadastramento do usuário, é necessário informar os dados pessoais: nome, e-mail, data de nascimento, CEP, CPF e Título de Eleitor. Caso o usuário não lembre o número desse último documento no momento do cadastro, o app redireciona o interessado para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para fazer a busca dos dados.

Uma vez cadastrado, é possível visualizar as matérias propostas, votar e também propor outras. Em cada item tem o título do PL, sua abrangência (cidade, estado ou nacional), um resumo da proposta, o texto completo para ler online ou baixar, as porcentagens de votação, metas e autores.

Os projetos disponíveis

# Lei de Padronização das Calçadas. Tornar as calçadas de João Pessoa acessíveis para todos os cidadãos. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 13% da meta atual – 131 votos de 1.000 (o objetivo final são 2.500 assinaturas).

# Lei da Empresa Amiga do Ciclista. Instituir o programa ‘Vou de Bicicleta’ e o ‘Selo Empresa Amiga do Ciclista’. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 17% da meta atual – 172 votos de 1.000 (o objetivo final são 2.500 assinaturas).

# Lei de Aperfeiçoamento do Sistema de Integração Temporal. Aumentar o tempo para fazer a integração dos transportes em João Pessoa. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 20% da meta atual – 206 votos de 1.000 (o objetivo final são 3.000 assinaturas).

# Transporte Público Aberto. Ajudar a população de João Pessoa a ter acesso a mais informações sobre as linhas e trajetos dos ônibus na cidade. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 24% da meta atual – 243 votos de 1.000 (o objetivo final são 3.000 assinaturas).

# Hospital Veterinário de João Pessoa. Ajudar a criar o primeiro hospital veterinário municipal de João Pessoa. Autores da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa e Adota João Pessoa. Está com 56% da meta atual – 563 votos de 1.000 (o objetivo final são 10.000 assinaturas).

# Lei de Integração Ônibus-Bicicleta. Tornar obrigatória a instalação de suportes para bicicletas nos ônibus de João Pessoa. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 9% da meta atual – 91 votos de 1.000 (o objetivo final é de 2.500 assinaturas).

 

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41