O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realiza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, sendo 4 de maio o Dia de Mobilização Nacional.
“O início da Campanha Nacional de vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan [laboratório produtor da vacina], a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e a Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz]”, explicou a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias (até o ano passado, a vacina era destinada apenas a crianças de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Estratégia – Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Paraíba – Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina em todo o estado e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos 7.338 profissionais na campanha.