As convenções partidárias para as definições das candidaturas majoritárias em João Pessoa começam no sábado (27) com a formalização da candidatura de Yuri Ezequiel (UP). No mesmo dia, a Federação PSol Rede se reúne para definir se homologa a candidatura de Celso Batista (PSol) a prefeito da capital.
No sábado ocorre, também no Sindicato dos Bancários, a convenção do PT para homologar a candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito e de Amanda Rodrigues a vice-prefeita, além dos candidatos a vereadores.
A homologação dos demais pré-candidatos a prefeito da capital devem ocorrer apenas no outro fim de semana e no último dia previsto pela legislação eleitoral para a realização das convenções. A candidatura de Marcelo Queiroga (PL) deverá ser homologada no dia 3 de agosto, às 10h, no Clube Cabo Branco. Queiroga conta como companheiro de chapa com o pastor Sérgio Queiroz (Novo).
O prefeito Cícero Lucena (PP) terá a sua candidatura homologada para a reeleição no dia 5 de agosto, às 16h, na Domus Hall. Cícero vai repetir a parceria com o PSB, do governador João Azevêdo, e ter Léo Bezerra como candidato a vice-prefeito.
Ruy Carneiro (Podemos) informou ontem nas redes sociais que o nome do vice-prefeito que vai compor chapa com ele será anunciado na segunda-feira (29). A convenção que vai homologar Ruy como candidato a prefeito de João Pessoa está prevista para acontecer no dia 5 de agosto, às 16h20, no Clube Cabo Branco.
Campina Grande
Em Campina Grande, o primeiro pré-candidato a ter a candidatura homologada é o Professor Nelson (PSol), com convenção ocorrendo no sábado (27), às 9h, no prédio da Sociedade de Amigos de Bairro, no bairro da Liberdade, em Campina Grande.
O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) deverá ter a candidatura a prefeito em Campina Grande homologada no dia 4 de agosto, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil. Ainda não há indicativo de quem será o vice-prefeito a compor chapa com Inácio.
Ainda no domingo, 4 de agosto, acontece a convenção do PSB, que deve homologar a candidatura do médio Jhony Bezerra a prefeito. A convenção está prevista para acontecer na Arena Medow, a partir das 9h.
Para a segunda-feira, 5 de agosto, está agendada a convenção para homologar a candidatura à reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima, pelo União Brasil. O evento acontece no Spazzio. No mesmo dia, está previsto para ocorrer a convenção do Podemos, partido do deputado federal Romero Rodrigues. No entanto, Romero ainda não se definiu sobre candidatura ou apoio a alguma das pré-candidaturas postas.
O Progressistas, que tem Rosália Lucas como pré-candidata a prefeita em Campina Grande, ainda não divulgou a data de realização da convenção.
Há uma expectativa de que Romero Rodrigues e o Progressistas anunciem nos próximos dias se manterão candidatura a prefeito de Campina Grande ou se vão apoiar alguma das outras pré-candidaturas postas na cidade. A indefinição atinge principalmente o pré-candidato a reeleição, Bruno Cunha Lima, que, na última eleição, em 2020, contou com o apoio de Romero para a sua eleição e do Progressistas indicando o seu vice na chapa.
As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos. A legislação eleitoral determina que as convenções ocorram entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
Após as convenções, os partidos deverão enviar as atas à Justiça Eleitoral até o dia seguinte de sua realização. O eleitor pode acompanhar as atas e o registro de candidaturas, que deve ser feito até o dia 15 de agosto, a partir da DivulgaCandContas, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A plataforma apresenta informações sobre todas as pessoas que pediram registro de candidatura à Justiça Eleitoral em diversos pleitos, as contas eleitorais e também as dos partidos políticos envolvidos. Os objetivos são garantir a total transparência dos dados, tornar disponível um conhecimento detalhado, assim como oferecer aos eleitores mais subsídios para que possam escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e de vereador nas eleições de outubro. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou de autenticação.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de julho de 2024.