novo pac

Capital receberá R$ 280 milhões

publicado: 09/05/2024 08h47, última modificação: 09/05/2024 08h47
Segundo o prefeito Cícero Lucena, recursos federais serão investidos no Porto do Capim e em ônibus elétricos
Porto do Capim.jpg

Projeto do Porto do Capim prevê segurança habitacional e intervenções para convívio social | Foto: Divulgação/Secom-JP

por Tiago Bernardino*

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou ontem investimentos em João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita por meio do Novo PAC Seleções. Com as propostas selecionadas, a Paraíba receberá recursos do Governo Federal para 114 equipamentos e obras. Os benefícios alcançarão mais de 1,4 milhão de paraibanos.

O montante total a ser destinado à Paraíba não havia sido divulgado até o fechamento do jornal. No entanto, as prefeitura de João Pessoa e Campina Grande adiantaram que receberão R$ 280 milhões e R$ 61 milhões, respectivamente. Na capital, o valor será usado para a reurbanização do Porto do Capim e para a aquisição de ônibus elétricos.

“João Pessoa demonstrou, mais uma vez, a qualidade dos seus projetos, sendo agraciada pelo Ministério das Cidades com R$ 180 milhões para aquisição de ônibus elétricos e R$ 100 milhões para urbanização do Porto do Capim, dando uma melhor qualidade de vida e também servindo como uma referência para o turismo e o futuro da cidade”, detalhou o prefeito Cícero Lucena.

O projeto do Porto do Capim, de acordo com o gestor municipal, prevê segurança habitacional para as famílias residentes na localidade e intervenções para transformar o lugar onde João Pessoa nasceu em áreas de lazer e convívio social, com impacto turístico, fortalecendo as ações do programa Viva o Centro.

Nas redes sociais, o autor do projeto, o arquiteto Flávio Tavares, comemorou a aprovação pelo PAC Seleções. “Depois de várias décadas de sofrimento, de várias tentativas de remoção da comunidade, uma luta, uma resistência desse povo, no governo do presidente Lula, a gente está aqui concebendo o programa Periferia Viva que veio para virar essa página, virar essa história, para mostrar o que agora vai acontecer no Porto do Capim, consolidando a comunidade ali, fazendo a urbanização, regularização fundiária, todas as medidas para mitigar riscos que precisam ter ali naquele lugar”, disse.

Outros projetos

Campina Grande foi selecionada para receber a renovação da frota de transporte coletivo com 50 ônibus “Euro 6”, que possuem uma maior eficiência energética e baixo consumo de combustível.

O Novo PAC ainda prevê a regularização fundiária para comunidades periféricas de João Pessoa e de Santa Rita. A ação amplia a segurança jurídica para a população, garantindo que os municípios regularizem e titulem como legítimos proprietários os ocupantes de assentamentos de baixa renda.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de maio de 2024.