Notícias

SABATINA TABAJARA

Cartaxo promete novo hospital

publicado: 31/07/2024 09h17, última modificação: 31/07/2024 09h17
Candidato também anuncia seis policlínicas e duas Unidades de Pronto Atendimento durante entrevista
2024.jpg

Na Educação, Luciano Cartaxo disse que pretende ampliar o número de creches e escolas de Ensino Infantil na capital, sobretudo as de tempo integral | Foto: Roberto Guedes

por Filipe Cabral*

O candidato a prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) afirmou que, se eleito, construirá um novo hospital municipal na capital, além de seis novas policlínicas e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A informação foi dada em entrevista, ontem, à Rádio Tabajara.

O ex-prefeito e deputado estadual, cuja candidatura foi homologada no último domingo (28) junto com a candidata a vice-prefeita Amanda Rodrigues, foi o segundo entrevistado no ciclo de entrevistas da emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) com pré-candidatos a prefeitos da capital. As entrevistas são realizadas ao vivo, no estúdio da rádio, durante o programa Fala Paraíba, com apresentação de Ívyna Souto e Suely Gonçalves, a partir do meio-dia.

“Eu vou construir um novo hospital em João Pessoa para desafogar o ‘Trauminha’ [Complexo Hospitalar de Mangabeira]. Nós vamos reestruturar o Trauminha, mas vamos também ter um novo hospital, porque João Pessoa está sendo cortada, há muito tempo, por uma BR que virou quase uma avenida da nossa cidade. E o número de acidentes de moto, de carro, bicicleta e pedestres é cada vez maior. Então existe uma demanda que precisa ser atendida nesse sentido”, prometeu.

Ainda sobre o tema da saúde pública, o candidato disse que pretende redimensionar o Hospital Prontovida e que conta com o apoio do Governo Federal para reforçar a atenção básica do município.

“Em 2020 eu entreguei esse hospital [Prontovida] à cidade João Pessoa, e nós vamos fazer investimentos em parceria com o Governo Federal. Eu já estive no Ministério da Saúde várias vezes, conversei com a própria ministra e nós vamos trazer novos investimentos para João Pessoa na área da saúde. O objetivo é fazer gestão e botar para funcionar aquilo que realmente precisa e que é a demanda principal do povo de João Pessoa”, afirmou.

Durante a entrevista, Luciano Cartaxo também respondeu a perguntas sobre educação, ações sociais, mobilidade urbana e segurança pública. Além das questões elaboradas pela equipe da Rádio Tabajara, o candidato ainda respondeu a perguntas feitas por ouvintes.

Em relação ao tema da segurança pública, Cartaxo adiantou que pretende realizar um novo concurso para a Guarda Municipal de João Pessoa, além de armar parte do corpo da Guarda Municipal.

“A Guarda tem que fazer esse trabalho preventivo em sintonia com a polícia. Então nós vamos ampliar e vamos fazer também o seguinte: o armamento da guarda municipal. Na nossa gestão, nós fizemos uma parceria com a Polícia Federal, treinamos e capacitamos um percentual da Guarda que tem perfil para usar armas. Agora nós vamos ampliar, com esse novo concurso público, mais pessoas preparadas que possam entrar em algumas comunidades de João Pessoa para ter um trabalho mais ostensivo junto com a Polícia Militar”, disse o ex-prefeito.

“A ideia nossa é reforçar esse trabalho de combate à violência, mas também o trabalho preventivo, que é investir mais em saúde, educação, nos espaços públicos de lazer e gerar bem-estar para as pessoas terem efetivamente condições de vivenciar a cidade e não ter medo dessa violência que está presente no dia a dia”, acrescentou.

Eu vou construir um novo hospital em João Pessoa para desafogar o ‘Trauminha’   --   Luciano Cartaxo

Como política de educação, Luciano Cartaxo disse que pretende ampliar o número de creches e escolas de Ensino Infantil na capital, sobretudo as de tempo integral.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso à educação infantil para as crianças até seis meses de idade para fazer a universalização nesta área. Nós vamos fazer um investimento também em escolas em tempo integral, nós vamos ampliar o número de escolas em tempo integral. Nós vamos fazer também a ampliação do número de Centros de Educação Integrada (CEI) exatamente com o objetivo de integrar as escolas municipais com acesso a cinema, teatro, dança, música. É exatamente para que o aluno que estuda pela manhã, na parte da tarde, essa criança tenha acesso a políticas culturais”, explicou.

Restaurantes serão ampliados, e geração de emprego é prioridade

Em relação às propostas de ações sociais, o petista disse que pretende ampliar o número de restaurantes populares e cozinhas comunitárias na capital paraibana, além de reforçar o orçamento dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Para isso, ele destacou que conta com o apoio do Governo Federal.

“Nós vamos buscar o apoio do presidente Lula para sincronizar diversas ações nessa área. Por exemplo, na área da geração de emprego, eu criei um programa chamado Banco Cidadão, que era um instrumento para gerar emprego, renda e liberar recursos para o microcrédito na nossa cidade. Nós vamos retomar o Banco Cidadão com mais investimento para as pessoas que têm esse potencial empreendedor na nossa cidade”, declarou.

Cartaxo também disse que, caso eleito, retomará o Plano de Mobilidade Urbana, elaborado durante o período em que esteve à frente da Prefeitura de João Pessoa, que incluía, por exemplo, o funcionamento de linhas de ônibus “bairro a bairro” e a ampliação de ciclovias e corredores exclusivos para transporte coletivo. Sobre este tema, o candidato também ressaltou a proposta de reabertura dos terminais de integração em bairros como o Centro e o Valentina de Figueiredo, o que ele classificou como “uma demanda importante da população de João Pessoa”.

Em resposta ao questionamento de um ouvinte sobre a falta de locais para estacionamento de carros no Centro da cidade, o candidato do PT disse que estuda a possibilidade de trabalhar com edifícios-garagens e com sistemas de estacionamento rotativo como a chamada “Zona Azul”.

Em suas considerações finais, Luciano Cartaxo valorizou a experiência adquirida ao longo dos dois mandatos que teve como prefeito de João Pessoa e destacou a importância da aliança dos partidos de esquerda da capital em torno da sua candidatura.

“Diziam que eu não ia ser candidato, e eu fui um dos primeiros candidatos a ter a homologação e a fazer a convenção em João Pessoa. Diziam que nós estaríamos isolados, e eu tive a oportunidade de fazer uma aliança dentro do campo democrático e popular de esquerda, representando o ‘time de Lula’ aqui em João Pessoa. Nós tivemos uma aliança importante, onde temos PT, PV, PCdoB, Rede e PSol juntos com essa missão de melhorar a vida das pessoas, de cuidar da cidade e fazer com que João Pessoa — com apoio do Governo Federal e do nosso presidente Lula, que vai trazer muito investimento para a cidade — volte a crescer”, finalizou.

O próximo entrevistado pela Rádio Tabajara é Ruy Carneiro, na quinta-feira (1º), pré-candidato a prefeito pelo Podemos. Ruy Carneiro é deputado federal e concorreu a prefeito de João Pessoa em 2004 e em 2020. Na sexta-feira (2), o entrevistado é o atual prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição pelo Progressistas, Cícero Lucena. A Rádio Tabajara abriu o espaço para entrevistar o pré-candidato a prefeito pelo PL, Marcelo Queiroga, com entrevista inicialmente agendada para o dia 26 de julho. Atendendo a solicitação do pré-candidato, a Rádio adiou para hoje, no entanto, ontem foi informada que o pré-candidato não participará do ciclo de entrevistas por estar em uma convenção em Brasília.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2024.