Dentro das comemorações dos 60 anos, a Casa Militar do Governador realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade de conclusão do ‘Curso de Segurança de Autoridades’ para oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e instituições parceiras. Policiais e representantes da sociedade civil também foram agraciados com a entrega de Medalhas ao Mérito em reconhecimento aos serviços prestados. O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, o delegado-geral da Polícia Civil, João Alves, e outras autoridades participaram da solenidade.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) enviou um vídeo parabenizando a Casa Militar pelo trabalho desempenhado junto à segurança de autoridades. “Quero abraçar e ao mesmo tempo parabenizar todos que compõem a Casa Militar. Essa instituição sempre esteve muito presente ao longo dos últimos anos, zelando pela segurança das autoridades. Parabéns à Casa Militar pelos seus 60 anos de existência”, disse.
O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anderson Pessoa, expressou o sentimento de satisfação pelo aniversário da instituição e comentou que há 17 anos o ‘Curso de Segurança de Autoridades’ não era realizado. “É uma alegria imensa comemorar esses 60 anos. A Casa Militar tem uma responsabilidade com a nossa história. Temos a honrosa missão de salvaguardar a vida do chefe do Poder Executivo estadual. Estamos aqui também encerrando o ‘Curso de Segurança de Autoridades’, algo de extrema importância”, pontuou o tenente-coronel.
O curso teve a duração de 174 horas/aula e 14 disciplinas específicas, como segurança física de instalações, escolta, tiro tático de defesa, direção defensiva e evasiva e defesa pessoal. “Ao longo dos 12 anos de polícia que já tenho, nunca tinha feito um curso dessa magnitude, com ensinamentos tão vastos. Eu trabalho com o comandante-geral da Polícia Militar e, após o curso, me sinto mais capacitado para exercer a função”, falou um dos 27 concluintes do curso, o capitão Marcos Roberto.
O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, foi um dos homenageados na solenidade com a Medalha da Ordem Gabriel Malagrida. “Recebo esta medalha com muito orgulho, por entender que a nossa participação faz parte de uma grande equipe de governo que hoje envolve todos os segmentos. Ter a parceria reconhecida pela Casa Militar é uma honra. Inclusive, este governo criou dentro da própria Casa Militar a estrutura para tomar conta de todos os aeródromos e a Secretaria da Infraestrutura está realizando a recuperação desses locais. Enfim, me sinto bastante honrado por participar dessa parceria e por receber a medalha”, comentou.