Cefor-PB realiza formatura de concluintes dos Programas de Residências Multiprofissional e Médica

publicado: 11/03/2019 09h19, última modificação: 11/03/2019 09h19
cefor.jpeg

O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com as Comissões de Residências Médica (Coreme) e Multiprofissional (Coremu), promoveu, nessa quinta-feira (7) à noite, a solenidade de boas vindas dos novos residentes e a formatura dos concluintes dos Programas de Residências. A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Av. Pedro II, na capital.

As Residências foram iniciadas há oito anos. No total, são 10, sendo duas Multiprofissonais: uma em saúde coletiva e uma em saúde da criança; uma Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e sete Residências Médicas (anestesiologia, medicina intensiva, área básica de cirurgia, pediatria, ortopedia e traumatologia, medicina de família e comunidade, ginecologia e obstetrícia).

O secretário executivo da Gestão das Unidades de Saúde, Geraldo Medeiros, saudou os concluintes lembrando que há um grande mercado para os médicos, principalmente no interior do estado e ressaltou a importância das Residências. “Manifesto toda a nossa satisfação pelo trabalho do Cefor-PB, que tem sido de extrema importância e, com isso, estamos oferecendo uma assistência melhor ao paraibano”, falou.

Para o diretor do Cefor-PB, Fernando Lopes, oferecer os Programas de Residências é muito satisfatório e desafiador. “Um dos desafios é aproximar os Programas das histórias de cada serviço de saúde. Essa aproximação é muito importante para que o resultado das Residências seja com base na realidade do cotidiano destes espaços”, afirmou.

Já o presidente do CRM e coordenador do Programa de Ginecologia e Obstetrícia, Roberto Magliano, comentou que a solenidade de formatura e de acolhimento dos novatos é um momento muito importante. “Me sinto muito orgulhoso por estar participando de uma etapa importantíssima da vida destes jovens que já apresentam características de grandes profissionais. Ofertar estes Programas de Residências foi uma decisão acertada do Governo do Estado”, disse.

O concluinte de Ortopedia e Traumatologia, Glauber Melo, fez a residência no Hospital de Emergência e Trauma. “Aquela unidade de saúde foi a minha casa durante os três anos de curso. Agradeço ao Governo da Paraíba por ter o entendimento de que a educação é o melhor meio de transformar pessoas”, comentou.

A concluinte da Residência de Pediatria, Jéssica Gomes, relatou os momentos em que ela e as colegas fizeram o curso no Complexo Pediátrico Arlinda Marques. “Nesta caminhada nos envolvemos com as mais diferentes histórias das pessoas atendidas naquela unidade. A nossa turma será eternamente grata por tudo que vivenciou naquele espaço bastante humanizado”, falou emocionada.