Cendac promove encontro de comissões de enfrentamento da violência contra mulher

publicado: 12/07/2019 10h18, última modificação: 12/07/2019 10h18
cendac-novos-olhares.jpg

- Foto: Divulgação

tags: CENDAC , ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) promoveu, nesta quinta-feira (11), um encontro entre as comissões de enfrentamento da violência contra a mulher das cidades de Santa Rita, Sapé e Sobrado, na Escola Cidadã Integral Enéas Carvalho, no município de Santa Rita. A ação faz parte da segunda etapa do projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”, realizado pelo Cendac em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, que tem entre seus objetivos conscientizar a comunidade escolar sobre a violência contra a mulher.

“Nós que fazemos a escola Enéas de Carvalho ficamos muito felizes em participar deste projeto, o que contempla as atividades que temos realizado com nossos alunos. É importante ver o protagonismo destes jovens, sua participação no projeto, e promover a integração entre essas escolas é muito importante para o crescimento deles, solidificando nossa educação cidadã e participativa”, ressaltou a diretora do Enéas, Michelina Moura.

A comissão da Enéas de Carvalho apresentou aos estudantes das escolas Monsenhor Alves Pedrosa e Severina Ramos, por meio de vídeos, poesia, música e literatura, temas relacionadas à violência de gênero e ao empoderamento feminino, e também homenagearam personalidades brasileiras importantes, como a vereadora Marielle Franco, a líder camponesa Margarida Maria Alves, a deputada Luiza Erundina, a farmacêutica Maria da Penha – que dá nome à lei de combate à violência contra a mulher -  e a escritora Rachel de Queiroz. Toda a mostra foi organizada pelos próprios estudantes, contando com o apoio dos professores e da direção da escola.

Para o coordenador do Espaço LGBT, Victor Pilato, que debateu com as comissões sobre Protagonismo Juvenil, é gratificante encontrar uma juventude tão consciente e ativa nas escolas do estado da Paraíba. “É muito importante o que estamos vivendo hoje aqui nas escolas estaduais da Paraíba através deste projeto do Cendac e é fundamental resgatarmos a história das mulheres brasileiras, sejam elas conhecidas ou não. É preciso dar voz a estas mulheres, apresentar as suas vivências. Todos e todas vocês estão de parabéns”, afirmou.

Ainda nesta quinta-feira e sexta-feira (12), o psicólogo Kleber de Araújo e a coordenadora do Centro de Referência Estadual da Mulher, Isânia Monteiro, realizarão palestras sobre Juventude, Violência e Cultura de Paz, nas cidades de Cabaceiras, Campina Grande e Patos, nas escolas Alcides Bezerra, Prefeito Willians, Poetisa Vicentina Vital do Rego, Caic Dr. Romero, Ausanir Lacerda e Rio Branco.