FIM DE PRAZO

Centenas de eleitores enfrentam fila para regularizar situação

publicado: 09/05/2024 08h42, última modificação: 09/05/2024 08h42
1.jpg

Último dia de atendimento do TRE-PB reuniu multidão no Espaço Cultural de João Pessoa | Fotos: Roberto Guedes - Foto: Roberto_Guedes

por Filipe Cabral*

Os paraibanos que deixaram para tirar o título de eleitor ou regularizar a situação eleitoral na última hora tiveram que encarar horas de espera e longas filas ontem, quando se encerrou o prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral antes das eleições municipais.

Em João Pessoa, por exemplo, mesmo com a ampliação da equipe e do horário de atendimento, a fila na Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) chegou a se estender por quase um quilômetro, formando curvas dentro do Espaço Cultural José Lins do Rego.

De acordo com o TRE-PB, embora o aumento da procura no último dia de prazo já fosse esperado, os técnicos se surpreenderam com o tamanho da demanda. De modo geral, os serviços procurados foram o de emissão do título de eleitor, cadastramento de biometria e transferência de domicílio eleitoral. A Justiça Eleitoral, inclusive, chegou a emitir uma nota informando que alguns dos serviços poderiam ser resolvidos de modo virtual, sem precisar ir ao cartório eleitoral, mas nem isso foi suficiente para evitar as filas.

Até o dia 20 de abril — data da última revisão feita pela Corte —mais de 144 mil eleitores paraibanos ainda precisavam regularizar a situação. Desses, 30.476 são “não canceláveis”, ou seja, foram transferidos, suspensos ou os eleitores já morreram, e 61.685 são de eleitores facultados — com mais de 70 anos. Com isso, restavam até a data 52.005 títulos pendentes de regularização obrigatória, dos quais 30.986 estavam em João Pessoa e 11.221 em Campina Grande.

Os eleitores que estiverem em situação regular poderão votar nas eleições de 2024, ainda que não tenham realizado a coleta dos dados biométricos.

Estatísticas

De janeiro a abril, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título e 1,9 milhão mudaram o domicílio eleitoral em todo o Brasil, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Paraíba, foram emitidos 61.288 novos títulos e feitas 57.506 transferências.

Ainda de acordo com o TSE, só no mês de abril foram registrados 78.534 Requerimentos de Alistamento Eleitoral (RAE) no estado. Destes, 28.696 correspondem à emissão de novos títulos, 17.554 a revisões e alterações de dados do cadastro eleitoral e 32.284 a transferências de domicílio eleitoral.

João Pessoa e Campina Grande foram os municípios que registraram a maior procura no último mês, sendo 8.939 (11,38%) na capital e 4.063 (5,17%) na Rainha da Borborema.

Dos títulos emitidos em abril, 58% foram de jovens entre 16 e 18 anos, totalizando 16.917 novos eleitores no estado. Considerando o ano todo, o número em 2024 chega a 34.660.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de maio de 2024.