Notícias

REFORÇO

Cerimônia forma 799 novos soldados

publicado: 18/09/2025 08h54, última modificação: 18/09/2025 08h54
Após concurso com paridade de gênero, 564 policiais militares e 235 bombeiros ingressaram nas Forças de Segurança
2025.09.17 solenidade de formatura PM e bombeiros © Carlos Rodrigo (137).JPG

Noite teve comemoração com diploma na mão e alma lavada | Fotos: Carlos Rodrigo

por Paulo Correia*

O governador João Azêvedo celebrou a formatura de 799 novos profissionais vinculados à Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), como forma de fortalecer o sistema de segurança pública do estado. A solenidade foi realizada no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, e contou com a presença do vice-governador, Lucas Ribeiro; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes; do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos); bem como de outras autoridades e familiares dos formandos. 

A turma é formada por 564 novos soldados da PMPB e 235 do CBMPB, que escolheram denominar o grupo como “Governador João Azevêdo”. O homenageado reforçou que a segurança pública é considerada uma das políticas prioritárias do governo e que os novos profissionais ingressarão “em um dos melhores sistemas de segurança pública desse país”.

A declaração refere-se ao fato de que a Paraíba foi apontada, em 2024, como o primeiro estado do Nordeste em segurança patrimonial e um dos que apresentaram a menor taxa de roubos e furtos de celulares no país, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP).

“É muito representativo, eu não tenho dúvida nenhuma, para cada um de vocês. Sintam-se orgulhosos de estar fazendo parte desse seleto time que coloca a Paraíba como destaque nacional”, disse João Azevêdo aos formandos durante a solenidade.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo foi a inédita paridade de gênero no concurso que selecionou a turma. “[Foi feito] em pé de igualdade, como tem que ser. A despeito do que alguns pensam, lugar de mulher é onde ela precisa, quer e deseja estar”, reforçou. “A paridade é fundamental e estar aqui formando uma turma que, pela primeira vez, participa de um concurso público com igualdade de condições nos alegra muito. Por isso, deixo a minha saudação a Pedro Henrique, primeiro colocado no Corpo de Bombeiros Militares, e também a Ana Caroline, que foi a primeira colocada dentro da Polícia Militar”, complementou João.

A Medalha do Mérito Acadêmico Cel PM Ademar Naziazene, destinada aos primeiros colocados nos cursos regulares da PMPB, foi concedida à aluna-soldado Ana Caroline Soares da Rocha, que obteve a média de 9,8. Já a Medalha do Mérito Acadêmico Imperador Dom Pedro II, concedida aos bombeiros militares, foi entregue ao aluno-soldado Pedro Henrique Rodrigues de Assis, com média de 9,8.

O vice-governador Lucas Ribeiro também felicitou os concluintes. “Eu desejo as boas-vindas aos novos soldados. Todos passaram por um treinamento intenso e estão forjados para  cumprirem suas missões com equipamentos de ponta, alta tecnologia e valorização em reconhecimento ao trabalho de homens e mulheres que protegem a sociedade”, pontuou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes, ressaltou a importância da formatura dos novos profissionais para o fortalecimento da segurança pública. “Sempre que a gente consegue fortalecer qualquer uma das instituições, a gente fortalece todo o sistema de segurança. E é isso que a gente tem que ter em mente: que a gente faz parte de um sistema que compõe Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran-PB, Polícia Penal. Então, esse conjunto estando forte, a gente consegue ter uma segurança pública muito mais forte, eficiente e com muito mais entrega para a população”, enfatizou.

Comandantes

O comandante-geral da PMPB, coronel Sérgio Fonseca, reforçou o compromisso do Executivo estadual com a segurança pública, citando a formatura dos novos profissionais, assim como a nova Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar da Paraíba, sancionada em julho pelo governador. “Reconhecemos os investimentos realizados pelo Governo do Estado da Paraíba em equipamentos, estruturas e na reestruturação das nossas carreiras”, apontou o comandante-geral da PMPB.

Já o comandante-geral da CBMPB, coronel Marcelo Araújo, enfatizou os investimentos realizados na segurança pública no estado, ressaltando que os soldados formados estarão prontos para servir à sociedade da melhor maneira. “Agradecemos imensamente ao governador do estado e ao secretário de Segurança Pública. Por meio desse investimento e dos recursos humanos, a Paraíba vai dar um passo importante para ter uma segurança de excelência no nosso estado”, salientou.

Cursos

Os novos soldados da Polícia Militar tiveram 2.145 horas/aula na formação, distribuídas em 59 disciplinas. O curso foi iniciado em setembro do ano passado e as atividades pedagógicas foram encerradas em 9 de setembro de 2025.

Já o curso de formação do Corpo de Bombeiros abrangeu disciplinas teóricas e práticas nas áreas de salvamento em altura, aquático e terrestre, além de combate a incêndios urbanos e florestais. As aulas foram realizadas de forma descentralizada nos quatro Comandos Regionais de Bombeiro Militar (CRBMs). Ao todo foram ministradas 41 disciplinas, totalizando 1.906 horas-aula. As atividades pedagógicas foram iniciadas em setembro de 2024 e encerradas no dia 17 de setembro de 2025.

Celebrações incluíram a promoção de 189 oficiais da PMPB

Evento foi realizado no Teatro Paulo Pontes, na capital | Foto: Divulgação/CComS PMPB

Na manhã de ontem (17), outra solenidade do Governo da Paraíba reforçou a valorização da carreira militar e o fortalecimento da segurança pública, por meio da promoção de 189 oficiais da Polícia Militar. Considerado um marco da nova Lei de Organização Básica (LOB), sancionada em julho, o ato foi realizado no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, e reuniu autoridades civis e militares.

Na cerimônia, cinco oficiais foram promovidos a coronel, 41 a tenente-coronel, 62 a major e 81 a capitão. As promoções resultam das mudanças implementadas pela LOB, que modernizou a estrutura da corporação e reduziu prazos de progressão.

Representando o governador João Azevêdo, o secretário de Segurança, Jean Francisco Nunes, destacou que a valorização da tropa fortalece todo o sistema de segurança pública. Ele ressaltou os esforços do Governo da Paraíba na modernização estrutural e legislativa das forças policiais.

“É um dia muito especial para a Polícia Militar, mas também para todas as Forças de Segurança. A nova LOB e a lei de promoções dos oficiais representam conquistas históricas, cujos efeitos já podem ser sentidos. Estamos vivendo um período de grandes transformações com investimentos em equipamentos, novas estruturas e concursos públicos, que vão trazer quase três mil novos policiais para as corporações nos próximos dois anos. Tudo isso só é possível graças à decisão política do governador João e do vice-governador Lucas [Ribeiro], em parceria com a Assembleia Legislativa, que têm colocado a segurança pública como prioridade”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, evidenciou que as promoções representam um marco histórico para a corporação. “Recentemente, já tivemos a ascensão de 325 cabos e, no próximo mês, estão previstas mais de 800 promoções para praças. Esse é um momento de valorização profissional, mas também de investimentos em infraestrutura, equipamentos e novas unidades, como o 8o Batalhão. Além disso, conquistamos um reajuste de 11% para as Forças de Segurança, o que traduz reconhecimento em ações concretas”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, falou da importância das promoções para a valorização dos militares e destacou o papel do Poder Legislativo na construção da LOB. Para ele, o momento representa reconhecimento, motivação e fortalecimento da segurança pública no estado. “É um prazer estar participando deste momento que não apenas promove, mas também reconhece os militares que merecem essa ascensão. A aprovação da nova LOB foi fruto de um amplo debate na Assembleia. Esse avanço, aliado às ações do governador João Azevêdo, fortalece a tropa e garante que cada um possa desempenhar seu melhor em prol de uma segurança pública cada vez mais justa para todos os paraibanos”, disse.

Entre os promovidos, está o capitão Galvão, agora major, que destacou o significado da ascensão na carreira militar. Para ele, a conquista representa não apenas um avanço pessoal, mas também o reconhecimento do esforço coletivo da tropa. “Essa promoção, para nós que somos policiais militares, é fundamental. Ela faz parte de um processo de ascensão na carreira e traz uma energia a mais para todos que integram a Polícia Militar. Desde o ingresso na instituição, temos o sonho de sermos promovidos gradualmente e, hoje, isso se concretiza como uma realização do governo e do nosso comandante-geral”, celebrou.

A major Isabel Patrícia enfatizou o aumento das obrigações com a corporação trazido pela ascensão. “Na hora que a gente tem uma promoção como essa, também vêm mais obrigações. É de se imaginar: à medida que vamos galgando passos mais altos, as responsabilidades aumentam”, ressaltou.

Comenda Elísio Sobreira

Além das promoções aos oficiais, a solenidade também foi marcada pela entrega da comenda Coronel Elísio Sobreira, concedida a 76 personalidades civis e militares em reconhecimento à contribuição para a segurança pública e à sociedade paraibana.

O ex-deputado Enivaldo Ribeiro foi um dos agraciados. Emocionado, ele ressaltou a valorização da PM e a importância do reconhecimento. “Sempre fui um admirador da corporação, desde antes mesmo de entrar para a política. Sempre achei que a polícia fazia muito e recebia pouco. Agora, vemos um momento de valorização, promovido pelo governador, que reconhece a importância dessa instituição para a sociedade”, comentou.

Prestigiaram a cerimônia os deputados estaduais Luciano Cartaxo e João Gonçalves Felipe Leitão; a segunda-dama do Estado, Camila Mariz; o vereador de João Pessoa, Tarciso Jardim; o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general de Brigada, Alessandro da Silva; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ronildo Souza; o secretário-executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Ivo; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte; o secretário-chefe da Casa Militar do Governador, coronel Marques Júnior; e o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto. Também participaram do evento o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, além de procuradores, representantes do Judiciário, oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros, bem como familiares dos promovidos e homenageados.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de setembro de 2025.