China aplaude os esforços diplomáticos norte-coreanos

publicado: 04/04/2018 00h05, última modificação: 04/04/2018 08h55
Wang Yi.jpg

Ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, elogiou esforço norte-coreano para acalmar as tensões regionais - Foto: Divulgação

tags: china , diplomáticos , norte-americanos

Da AFP

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, elogiou ontem diante de seu contraparte norte-coreano os “importantes esforços” da Coreia do Norte para acalmar as tensões regionais, a três semanas de uma cúpula histórica entre os líderes das duas Coreias.

A visita à China do chanceler norte-coreano, Ri Yong-Ho, acontece alguns dias depois da visita surpresa do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, à capital chinesa. Kim se reuniu com o presidente Xi Jinping.

China e Coreia do Norte tentam retomar as relações após um distanciamento nos últimos anos por causa do apoio de Pequim às sanções da ONU devido ao programa nuclear de Pyongyang
Entretanto, a China continua sendo de longe o principal apoio diplomático e econômico da Coreia do Norte.

Kim Jong-Un deve se reunir com o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, em 27 de abril. Também anunciou para o fim de maio um histórico encontro com o presidente americano, Donald Trump.

“A China aprecia o compromisso da Coreia do Norte sobre a desnuclearização da península e todos os esforços importantes mobilizados para diminuir as tensões”, indicou Wang a seu contraparte, de acordo com um comunicado do Ministério chinês das Relações Exteriores.

“A parte chinesa apoia os encontros entre o dirigente norte-coreano e os de Coreia do Sul e Estados Unidos”, destacou.