A disputa pela Prefeitura de João Pessoa será definida no dia 27 de outubro, no segundo turno das Eleições Municipais 2024, com o atual prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (Progressistas), e o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL).
Com 100% das seções totalizadas às 18h58, Cícero saiu na frente com mais do que o dobro do segundo colocado, tendo recebido 205.122 votos válidos (49,16%), enquanto Queiroga alcançou 90.840 (21,77%).
Com 69.712 votos (16,71%), Ruy Carneiro (Podemos) foi o terceiro mais votado. Na sequência, vieram Luciano Cartaxo (PT), com 49.110 (11,77%), Yuri Ezequiel (UP), com 2.237 (0,54%) e Camilo Duarte, com 213 votos (0,05%).
Ao todo, foram contabilizados 417.021 votos válidos em João Pessoa, sendo 24.544 nulos (5,37%) e 15.343 brancos (3,36%). De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, 457.121 eleitores compareceram às urnas (80,72%) e 109.169 se abstiveram de votar (19,28%).
Cícero
Em declaração, no comitê de campanha, na Avenida Epitácio Pessoa, Cícero Lucena comemorou o resultado como “um reconhecimento dos eleitores” pelo trabalho realizado na atual gestão. Ele classificou a disputa no segundo turno como uma oportunidade para que a população conheça melhor as propostas e decida “o que é melhor para João Pessoa”.
Além da experiência como chefe do Executivo municipal, Cícero fez questão de destacar o apoio e as parcerias construídas em torno de sua candidatura.
“João Pessoa vai ter a oportunidade de comparar qual dos dois tem capacidade de cuidar [da cidade], quem tem responsabilidade, quem tem conhecimento, quem tem parcerias, quem tem apoio de uma bancada federal e estadual como as nossas e também dos nossos vereadores”, ressaltou.
Queiroga
Após a conclusão da apuração, Marcelo Queiroga (PL) deu entrevista em sua residência, no bairro do Altiplano, onde destacou a votação que garantiu o segundo turno como “uma luta de Davi contra Golias”, além da articulação política para o segundo turno.
“Vamos analisar o mapa de votação das diversas regiões onde fomos votados para reforçar onde tivemos menos votos e buscar as alianças dos partidos do centro, que tem uma agenda parecida com a nossa, e que garanta não só os resultados de 2024, mas as oposições para as eleições de 2026, que começam agora. Eu estou certo que nós vamos conseguir”, declarou.
Para comemorar o resultado, Queiroga (PL) realizou uma carreata de Mangabeira ao Busto de Tamandaré, em Tambaú.
Governador
O governador João Azevêdo (PSB) celebrou, ontem, a vitória do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), no primeiro turno das eleições. O gestor também exaltou a grande votação e desempenho de Dr. Jhony Bezerra (PSB), candidato a prefeito de Campina Grande, e reforçou a confiança na vitória dos aliados no segundo turno.
Em entrevista ao lado de Cícero Lucena, João Azevêdo destacou a vantagem do prefeito em relação ao segundo colocado. “Cícero representa o que a cidade precisa. São 205 mil votos, chegamos com uma maioria extraordinária e eu não tenho dúvidas de que vamos vencer, porque temos o melhor projeto e o melhor candidato”, frisou.
João Azevêdo também comemorou a ida de Dr. Jhony Bezerra para o segundo turno e apostou na vitória da oposição no município. “Dr. Jhony fez um grande trabalho na campanha. Campina mostrou que quer mudar, que quer um prefeito que trabalhe de verdade e, por isso, também vamos vencer, porque apresentamos o nome que representa competência e capacidade de gestão”, disse.
Vereadores em João Pessoa
Dois novos candidatos foram os vereadores mais votados em João Pessoa: Guga Pet (PP), com 10.320 votos, e Jailma Carvalho (PSB), com 10.127 votos. Dinho (PSD) foi o vereador reeleito com o maior número de votos, 9.397. Jailma Carvalho e Eliza Virginia foram as únicas vereadoras eleitas em João Pessoa.
O PP, com cinco vereadores, o PSB, o Republicanos e o PL, com três, foram os partidos que mais elegeram parlamentares para a Câmara de João Pessoa. PSD, PDT e Avante elegeram dois vereadores cada.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de outubro de 2024.