Notícias

pré-campanha

Cícero Lucena adia filiação ao MDB para 17 de novembro

publicado: 28/10/2025 08h58, última modificação: 28/10/2025 08h58

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), divulgou, ontem (27), que sua filiação ao MDB foi remarcada para 17 de novembro. Inicialmente, a solenidade aconteceria no dia 7. Porém, devido à necessidade de adequar a realização do evento à agenda do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, o administrador municipal decidiu adiar a formalização.

Cícero Lucena deixou o Progressistas no dia 5 de setembro. A ida para o MDB foi anunciada no último dia 20 e é mais um movimento do gestor visando à pré-candidatura ao Governo do Estado, em 2026.

“Quero comunicar que estou voltando à minha casa, o MDB, para conviver com esses amigos; para que, juntos, a gente possa construir o futuro que a Paraíba precisa”, disse o prefeito da capital, na ocasião.

Também faz parte da estratégia do gestor conquistar o apoio do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD). O parlamentar é citado como possível candidato a vice- -governador na chapa encabeçada por Cícero Lucena. “Para mim, será um imenso prazer se tiver essa possibilidade”, comentou.

No fim de semana, Pedro Cunha Lima participou de uma reunião com o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba. “Tive a alegria de reencontrar meu amigo Pedro Cunha Lima. Tivemos uma ótima conversa sobre diversos temas — entre eles, a política e os desafios do nosso estado”, resumiu o dirigente, em postagem no Instagram.

Quem também está no radar do prefeito da capital é o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Em conversa com a imprensa do Vale do Mamanguape, Cícero Lucena disse acreditar na convergência de seu projeto com as ações do governo Lula.

“Eu tenho que discutir não nomes de pessoas, mas propósito de objetivos. Há uma convergência nesse momento dos meus programas de governo com o presidente e, repito, todo aquele que vier a se engajar nesse projeto será bem-vindo”, disse.

Críticas

Também em agenda no Vale do Mamanguape, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que comanda o Republicanos na Paraíba, criticou a saída de Cícero Lucena da base governista no estado. Para ele, a pré-candidatura do prefeito ao Governo da Paraíba é “desejo pessoal” e não representa a “defesa de um projeto”.

“Acredito que a única coisa que a Paraíba vai se perguntar é por que Cícero fez esse movimento, por que ele está indo se alinhar a quem, até há pouco menos de um ano, estava no palanque contrário a ele na sua reeleição”, provocou.

Hugo Motta reforçou que o Republicanos seguirá alinhado ao atual projeto de governo, ainda que um de seus filiados, o deputado estadual Adriano Galdino, tenha manifestado interesse de concorrer ao pleito.

“O presidente Adriano é uma grande liderança, tem legitimidade, mas seguirei defendendo que estejamos nesse projeto que vem dando certo para a Paraíba. Obedecendo esse calendário, até lá, teremos a oportunidade de construir essa unidade interna”, declarou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de outubro de 2025.