O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou, ontem, uma série de ações para seu quarto mandato à frente do Poder Executivo da capital. Entre as principais iniciativas, estão a pavimentação de todas as ruas da cidade, a conclusão das obras do Parque da Cidade, a implantação do sistema de ônibus BRS, a construção de unidades de saúde e educação e concurso público. O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse do prefeito e do vice-prefeito, Léo Bezerra, realizada no Espaço Cultural.
“Reafirmamos o compromisso, reforçado durante a campanha, de deixar João Pessoa 100% pavimentada, garantindo mais mobilidade aos moradores de todos os bairros com o mesmo padrão. Com o viaduto Altiplano-Beira Rio, resolveremos os problemas de trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Além disso, em breve, entregaremos o Parque da Cidade, o maior e mais completo espaço de lazer e convivência da nossa cidade. Também implementaremos o sistema de ônibus BRS, que revolucionará o transporte público nos quatro corredores viários, e cinco terminais de integração. Construiremos ainda um Hospital de Doenças Raras, ampliaremos o serviço de hemodiálise, criaremos o Centro de Diagnóstico da Mulher e entregaremos 11 novas escolas e 10 creches”, listou o prefeito.
Emocionado, Cícero Lucena fez um balanço do trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos quatro anos e destacou: “João Pessoa é uma cidade que se destaca em todas as áreas”.
“Reitero que continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar nossa cidade em um lugar mais justo, moderno e acolhedor para todos. Nossa caminhada segue neste novo mandato, e João Pessoa pode ter certeza: nossa gestão será movida pela força do trabalho, pelo amor à nossa terra e pela vontade de fazer a diferença”, afirmou o prefeito.
A solenidade foi acompanhada pelo governador João Azevêdo, que classificou o evento como “uma celebração da democracia” e da parceria entre os poderes municipais e Estadual em prol do desenvolvimento da capital.
“Após a eleição, o povo escolheu Cícero Lucena e Léo Bezerra para continuar à frente dos destinos de João Pessoa. Este é um momento de celebração da democracia, que se manifesta da melhor forma, e também de celebrar as parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, fundamentais para os resultados que queremos alcançar”, comentou o governador.
A noite contou ainda com a presença de secretários estaduais e municipais, além de parlamentares estaduais e federais, como os deputados federais Hugo Motta e Mersinho Lucena, e os estaduais Eduardo Carneiro, Hervázio Bezerra e João Gonçalves.
Câmara Municipal
Na tarde de ontem, também foram empossados os 29 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de João Pessoa. A solenidade foi realizada no Plenário da Casa Napoleão Laureano. Após a posse, os parlamentares elegeram a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
A chapa vencida pelo atual presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley, foi eleita com 24 votos, contra 5 da chapa do vereador eleito João Almeida. Como resultado, a Mesa Diretora será composta por Dinho (presidente), Eliza Virgínia (1ª vice-presidente), Odon Bezerra (2º vice-presidente), Marmuthe Cavalcanti (1º secretário), Marcos Henriques (2º secretário) e Durval Ferreira ( 3º secretário).
Após a eleição, Dowsley agradeceu a confiança dos colegas e comentou sobre as expectativas para o próximo biênio. “A responsabilidade aumenta por ser reconduzido à Presidência da Casa Napoleão Laureano. Não obtive a unanimidade, mas 24 votos, e os cinco colegas que não votaram continuarão sendo vereadores. Conduzirei os 28 vereadores restantes, comigo 29, com tranquilidade, sabedoria e responsabilidade “, afirmou.
Dowsley também adiantou que os trabalhos da Câmara serão retomados no fim de janeiro, após o recesso parlamentar, com votações importantes. Embora não tenha detalhadamente as pautas, serão propostas alterações no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município. “É fundamental atualizar tanto a Lei Orgânica quanto o Regimento da Casa”, afirmou.
Os vereadores eleitos para o mandato de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028 serão 27 homens e duas mulheres.
Bruno anuncia foco em tecnologia e segurança alimentar
Bruno Cunha Lima, prefeito eleito nas eleições municipais de 2024, em Campina Grande, assinou o termo de posse para seu segundo mandato em uma sessão solene realizada ontem, no Teatro Municipal Severino Cabral.
Após cumprir o termo de posse e receber a faixa de prefeito das mãos da primeira-dama e de sua mãe, Bruno destacou o compromisso de assumir mais quatro anos de gestão. “Eu me vejo mais maduro, mais experiente e renovado para fazer ainda mais por Campina. As palavras que definem este momento são: renovação e compromisso. Além disso, chegamos aqui com um imenso sentimento de gratidão pelo povo campinense e com a sensação de estar mais preparado para os novos desafios, pois a Rainha da Borborema sempre estabelece metas ousadas”.
Na solenidade, Bruno também revelou suas prioridades para os primeiros 100 dias de governo. “Vamos focar, inicialmente, na segurança alimentar e na implementação de tecnologias para melhorar a vida das pessoas, especialmente no que diz respeito à marcação de exames e consultas. O nosso plano de segurança alimentar, iniciado na primeira gestão com a inauguração do Restaurante Popular no Distrito dos Mecânicos, avançará para a criação de um cartão de alimentação para as famílias mais carentes da cidade”.
Juntamente com Bruno, foi empossado o vice-prefeito, Alcindor Villarim. Durante a cerimônia, Cunha Lima agradeceu o apoio de Villarim durante a campanha. “Estou feliz por estar ao lado de alguém que não será apenas meu parceiro de gestão pelos próximos quatro anos, mas também alguém por quem aprendi a nutrir grande afeto. Tenho orgulho de dividir este momento com ele”.
Vereadores
Os 23 vereadores eleitos em Campina Grande nas eleições municipais de 2024 foram empossados em sessão solene realizada ontem, na Câmara Municipal. A sessão foi presidida pelo vereador Pimentel Filho, político com maior número de mandatos na Casa.
Na abertura da solenidade, Pimentel destacou a importância dos eleitos honrarem a escolha da população. “Não há delegação maior do que a escolha do cidadão nas urnas. Estamos aqui para fazer valer cada voto de confiança que nos foi dado e para que a cidade possa melhorar”.
Os vereadores prometeram promover as leis orgânicas do município e o bem-estar dos campinenses.
A sessão também marcou a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio que se inicia. Saulo Germano (PSC) foi eleito, por unanimidade, o novo presidente.
Saulo elegeu Luciano Breno (Avante) como 1° vice-presidente, Dinho Papa-Léguas (PSDB) como 2° vice-presidente e Waléria Assunção (PSB) como 3° vice-presidente. Também foram nomeados Saulo Noronha (MDB) para a 1ª Secretaria, Jô Oliveira (PCdoB) para a 2ª Secretaria e Rafafá (União Brasil) para a 3ª.
A chapa única foi resultado do diálogo com a oposição. “Já vinhamos trabalhando nisso há dias. Estou nesta Casa há vários anos, meu pai foi vereador, então tenho um bom relacionamento com todos os colegas da Câmara, o que me fortaleceu para chegar à Presidência da Casa de Félix Araújo neste momento”, pontuou Germano.
Os 23 vereadores eleitos em CG nas eleições de 2024 foram empossados em sessão solene realizada ontem
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de janeiro de 2025.