Notícias

legislativo municipal

CMJP planeja concurso e ação social

publicado: 01/08/2025 09h08, última modificação: 01/08/2025 09h08
Na volta do recesso parlamentar, presidente da Casa comentou prioridades dos vereadores para o restante do ano
Retomada CMJP_Foto - Olenildo Nascimento CMJP.jpg

Realização do certame é motivada pelas demandas que surgirão na nova sede da Câmara | Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

A volta do projeto Câmara no seu Bairro e o planejamento de um concurso público para servidores estão entre as prioridades dos vereadores de João Pessoa no segundo semestre de 2025. As atividades na Casa Napoleão Laureano foram retomadas ontem.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), a ação de cidadania — que fortalece o diálogo entre parlamentares e população — será otimizada pela assistente virtual Alê. “Através dela, saberemos os anseios da população e chegaremos lá, para dar respostas ao cidadão”, adiantou o vereador.

Ainda conforme Dinho Dowsley, os próximos meses serão decisivos para a organização do concurso público da Casa Legislativa. O parlamentar revelou que a quantidade de vagas e as áreas de atuação a serem contempladas pelo futuro edital ainda não foram definidas. “Estamos aguardando o Orçamento chegar a esta Casa para, dentro do estudo que a gente já está fazendo, [estabelecer] quais funcionários [serão necessários]”, resumiu o presidente da CMJP.

O último concurso da Câmara Municipal de João Pessoa aconteceu em 2012. Na época, foram abertas 28 vagas para cargos diversos, como técnico em Contabilidade, consultor jurídico, consultor em Comunicação Social, médico e redator de atas.

A realização do novo certame está atrelada às demandas que surgirão na rotina de trabalho da nova sede da Câmara. “O prédio tem 5,5 mil m2. São mais de 33 gabinetes. É um prédio que vai precisar de servidores para [garantir] a atividade parlamentar”, comentou Dinho Dowsley.

Mais amplo, o espaço — situado na Rua das Trincheiras — deve ser entregue até o fim do ano. “João Pessoa terá, à sua disposição, uma Câmara Municipal moderna e pronta para servir. A Casa do Povo, finalmente, terá condições de receber e atender a todos. Isso é algo que sonhamos juntos e que estamos conseguindo realizar, graças a um esmerado trabalho de modernização e estruturação da nossa parte administrativa”, comemorou o presidente da CMJP, acrescentando que, no local, haverá 250 assentos para quem quiser acompanhar as sessões.

Sintonia

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), esteve na sessão de reabertura da Câmara Municipal. Em seu discurso, o gestor disse acreditar na parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo para a construção de uma cidade melhor.

“Estamos no caminho certo. Com trabalho, planejamento, diálogo e fé em Deus, estamos construindo uma cidade que acolhe, protege, gera oportunidades e respeita cada cidadão. Esta Casa tem sido essencial para que tudo isso aconteça. A política do bem e do compromisso com a cidade venceu as disputas menores”, enfatizou Leo Bezerra.

Os vereadores Milanez Neto (MDB) e Odon Bezerra (PSB) — líderes de oposição e situação, respectivamente — também reafirmaram o compromisso com o avanço da capital paraibana.

“Aqui, não fazemos bancada de oposição contra a cidade. Esse nunca será o desejo dos vereadores. A gente traz o desejo de que a cidade possa construir, por exemplo, uma Saúde melhor, mas não apenas no discurso. Em nenhum momento, fui obstáculo para fazermos um bom debate, e continuarei dessa forma”, assegurou Milanez Neto.

“João Pessoa vive um importante momento, um momento vivido principalmente pelas pessoas que nos visitam e querem voltar. Melhor, querem fixar residência aqui, pela qualidade de vida, pelo avanço e pelo progresso que a cidade teve nos últimos cinco anos. Louvo o vereador Milanez pela sua altivez, pelo bom nível de debates que travamos”, elogiou Odon Bezerra.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1º de agosto de 2025.