O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou, ontem, a realização de um novo concurso público com 500 vagas para a área da Educação. O anúncio foi feito durante um encontro com a imprensa, no Hotel Xênius, no bairro de Cabo Branco, marcando os 100 primeiros dias de sua nova gestão à frente da Prefeitura.
“Graças a Deus, iniciamos esta nova gestão com realizações no sentido de dar continuidade ao planejamento assumido no compromisso de campanha e nas necessidades da nossa cidade. Esse compromisso pode ser visto na Educação, onde hoje anunciamos um novo concurso, com 500 vagas. Esperamos divulgar o edital ainda este mês e, consequentemente, vencer as etapas de seleção, de prazo para estudar e contratação dos profissionais assim que saia o resultado”, explicou o prefeito.
A nova gestão foi iniciada com o mesmo ritmo acelerado da anterior. Nos primeiros 100 dias, foram 189 obras entregues, 95 ordens de serviço assinadas e diversas ações estão em fase de licitação, com investimento total de R$ 192,7 milhões.
Na Infraestrutura, Cícero entregou 160 ruas calçadas em paralelepípedos, todas padronizadas com drenagem, calçadas, acessibilidade e sinalização. Além disso, 88 ordens de serviço foram assinadas, totalizando 1.524 ruas na capital. O programa Asfalto Novo também entregou à população 23 vias, totalizando 6 km de pavimentação asfáltica.
A Educação segue como um dos pilares da atual gestão. Além do novo concurso, duas unidades escolares foram entregues neste início de ano, totalizando 46 escolas e creches construídas ou reformadas. A rede municipal de ensino também foi ampliada e atualmente atende mais de 77 mil alunos.
Na área da Saúde, a população da Zona Sul passou a contar com a USF Novo Geisel, com capacidade para atender até 16 mil pessoas. O programa Remédio em Casa foi expandido e o projeto Sorriso em Dia passou a oferecer atendimento odontológico humanizado para pacientes com necessidades especiais. O número de cirurgias também aumentou: foram 1.040 no Hospital Santa Isabel, 342 no Valentina e 163 no Hospital Geral e do Câncer.
A gestão também avançou na mobilidade e segurança pública. Foram convocados 200 aprovados para o curso de formação da Guarda Metropolitana e 100 para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Pensando na qualidade do transporte coletivo, 22 ônibus 0 km já estão circulando, e outros 10 novos Geladinhos chegarão ainda neste mês.
O Centro Histórico permanece como área estratégica da gestão. Foi criada uma secretaria exclusiva para tratar das demandas da região. O programa Viva o Centro ampliou em 34% a área de benefícios fiscais e a reforma do antigo prédio da Prefeitura está em andamento para abrigar a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
João Pessoa também tem se destacado como um dos destinos turísticos mais procurados do país, conforme os principais sites especializados. A rede hoteleira comemora os resultados com ocupação recorde, e o número de voos para a capital segue em crescimento.
“A apresentação que o prefeito Cícero Lucena fez hoje foi mais do que o resumo das ações da Prefeitura. É o som que a gestão tem de ampliar cada vez mais, seja no turismo, seja no desenvolvimento humano e urbano, na pavimentação de ruas, reformas de escolas, reformas de creches. Eu passaria o dia inteiro aqui mencionando as ações da Prefeitura. Esse é o sentimento da nossa gestão, de continuar trabalhando para o senhor João, a dona Maria, que estão esperando ações e melhorias em todos os bairros da cidade”, destacou o vice-prefeito Leo Bezerra.
Durante o evento, Cícero Lucena também comentou, pela primeira vez de forma mais direta, a possibilidade de disputar o Governo da Paraíba em 2026: “Se o cavalo passar selado, eu monto até sem sela”. A declaração acontece em meio ao crescimento do seu nome dentro das articulações do grupo governista liderado pelo governador João Azevêdo, que encerra seu segundo mandato no mesmo ano e não poderá concorrer à reeleição. Cícero, inclusive, apareceu recentemente em primeiro lugar em uma pesquisa de intenção de voto para o Governo Estadual.
Apesar de evitar antecipar uma eventual candidatura, o prefeito tem intensificado agendas no interior do estado, como no último sábado (5), quando esteve em Campina Grande ao lado de Jhony Bezerra, presidente municipal do PSB e aliado do governador. Em seu discurso, Cícero defendeu a continuidade do modelo administrativo atual da Paraíba, destacando o caráter municipalista e a importância do diálogo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de abril de 2025.