Notícias

Continuar Cuidando: Governo inicia piloto da pesquisa sorológica na capital

publicado: 29/10/2020 09h31, última modificação: 29/10/2020 09h31
dc888dc8-2e2a-45e5-bd76-14ab5ab660fb.jpeg

tags: CONTINUAR CUIDANDO , PILOTO , PESQUISA SOROLÓGICA , CORONAVÍRUS

 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou nesta terça-feira (27) o piloto da “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”, pesquisa inédita a ser realizada no Brasil. Agentes comunitários de saúde (ACS), profissionais ligados à SES com o apoio do Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB visitaram algumas residências no Bairro das Indústrias, entrevistando famílias e realizando testes do novo coronavírus em uma espécie de ensaio do que vai acontecer nas próximas oito semanas em 130 municípios paraibanos.  A pesquisa irá iniciar formalmente no dia 3 de novembro. 

De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, por meio da pesquisa, será possível conhecer aprofundadamente como a pandemia afetou, e está afetando, a vida das pessoas, as condições de saúde delas e a rotina das famílias. Ele pontua que, tendo conhecimento desse cenário, será possível definir o futuro do estado referente às atividades educacionais. 

Sobre a metodologia da pesquisa, Daniel Beltrammi explica que as equipes irão às residências sorteadas para o levantamento, utilizando a metodologia censitária, por amostra de população. “É o encontro de vários saberes. Eu tenho os pesquisadores que são da área de estatística de populações, com experiência na pesquisa do IBGE, mas tem também as equipes de saúde. O Estado vem com o aparato para garantir as testagens e o apoio de campo, e também nós vamos ter o apoio dos agentes comunitários de saúde, que conhecem a população daquela comunidade e representam ali o SUS dos municípios. E é esse encontro do SUS municipal, estadual e a equipe de pesquisa da UFPB que vai nos ajudar a fechar esse panorama”, destaca. 

A população poderá acompanhar os avanços da pesquisa diariamente, uma vez que eles serão emitidos dentro dos boletins da Covid-19 da SES. Quinzenalmente, será apresentado um relatório completo com informações mais detalhadas. “Seremos o primeiro estado do Brasil a fazer uma pesquisa que cobre todo o território estadual. Cada semana poderemos ter um raio X, uma fotografia de como está a Paraíba. Por isso, nós vamos poder conversar com todos os paraibanos ao longo dessas oito semanas e não somente ao final do estudo”, observa. 

A agente comunitária Sandra de Souza, que acompanhou as equipes durante o piloto, destaca o papel importante do ACS dentro da pesquisa e afirma que a “Continuar Cuidando” vem reforçar a seriedade da pandemia e ajudar às pessoas a ter mais consciência sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação. “Nós somos o elo entre a unidade de saúde e o usuário, a comunidade. Nós temos acesso e damos a abertura para que a equipe venha e consiga chegar às pessoas, dentro das casas. Além do propósito final, a pesquisa vai reforçar junto à população os cuidados necessários para evitar a contaminação”, completa. 

O questionário gira em torno do perfil de saúde, sociodemográfico das famílias e sobre o retorno das aulas presenciais, por isso a população deve ficar atenta, pois não há perguntas com direcionamento político partidário. Em caso de dúvidas sobre as visitas, as pessoas podem entrar em contato por telefone, por meio do “Ligue Corona”, no número: (83) 99146-9790.