Notícias

eleições 2024

Convenções definem candidatos

publicado: 06/08/2024 09h38, última modificação: 06/08/2024 09h58
Últimos eventos em João Pessoa, Campina Grande e outros municípios homologam nomes para as disputas
212311.jpg

Cícero, com a família, segurou a bandeira de João Pessoa, ontem | Ruy e sua vice, Amanda, também tiveram os nomes homologados | Fotos: João Pedrosa

por Tiago Bernardino e Lilían Viana*

Com a homologação das candidaturas de Cícero Lucena (Progressistas) e Ruy Carneiro (Podemos) ontem  e a de Marcelo Queiroga (PL) no sábado (4), João Pessoa terá cinco candidatos concorrendo ao cargo de prefeito. Anteriormente, foram homologadas as candidaturas de Luciano Cartaxo (PT) e Yuri Ezequiel (UP)

Pelo Progressistas, Cícero Lucena concorre à reeleição como prefeito da capital, tendo Leo Bezerra (PSB) mais uma vez como candidato a vice-prefeito. Além do Progressistas e do PSB, fazem parte do arco de alianças da chapa majoritária para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa os seguintes partidos: Republicanos, PSD, PDT, Avante, Solidariedade, Agir, Mobiliza e Democracia Cristã.

O prefeito Cícero Lucena destacou, em seu discurso, a sua relação com João Pessoa. Apesar de ter nascido em São José de Piranhas, ele mudou-se ainda criança para a capital para estudar.

“Eu sou grato a João Pessoa, eu sou grato a todos que me ajudaram na minha caminhada de vida. Eu aprendi com a construção civil, com os trabalhadores da construção civil, que você não constrói, você não edifica nada sozinho, e você precisa de parceiros, precisa de amigos, precisa de pessoas que lhe estendam a mão e que você possa segurar nessa mão e, segurando na mão de Deus, alargar as nossas caminhadas, as nossas práticas e os nossos atos”, disse.

Cícero Lucena destacou a importância da parceria com o governador João Azevêdo para o desenvolvimento de João Pessoa. O governador, em seu discurso, afirmou que tem confiança no projeto encabeçado por Cícero em 2020 e que agora busca a reeleição.

“Fazer gestão pública antes de qualquer coisa, cuidar das pessoas, cuidar daqueles que muitas vezes não têm nem voz, nem vez para reclamar, para apresentar seus feitos, mas cabe a nós identificar o caminho para chegar até eles. Eu não tenho dúvida nenhuma que João Pessoa já escolheu o seu caminho. Eu não tenho dúvida nenhuma que, no dia 6 de outubro, nós vamos ter uma grande vitória, uma vitória extraordinária, porque é a vitória da dignidade, é a vitória do trabalho, é a vitória do compromisso com as pessoas, é a vitória da política de inclusão”, disse João Azevêdo.

Além de com o governador, a convenção de Cícero Lucena contou com a participação do vice-governador Lucas Ribeiro, dos deputados federais Mersinho Lucena, Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta, dos deputados estaduais Hervázio Bezerra, Felipe Leitão e João Gonçalves, dos secretários de Estado Tibério Limeira, Deusdete Queiroga, Ronaldo Guerra e Lídia Moura, e contou ainda com a participação do presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira.

Ruy diz ter expectativa positiva de mudança

Na convenção do Podemos, o deputado federal Ruy Carneiro disse que tem uma expectativa positiva em relação à campanha deste ano, de que há um sentimento de mudança na população que espera por algo novo.

“Fazer funcionar serviços da cidade, que não funcionam, resgatar o Centro Histórico. É por lá que vamos começar a transformação. Vamos levar essa transformação para todos os bairros da cidade, de forma igualitária, sem virar as costas para os bairros mais periféricos, como acontece hoje em dia. Nós vamos reorganizar essa questão governando para todos”, disse Ruy Carneiro

Ruy Carneiro terá como companheira de chapa a perita da Polícia Civil Amanda de Melo (MDB), conhecida popularmente como Amanda CSI. Além do Podemos e do MDB, os partidos União Brasil, Cidadania, PSDB e PRD fazem parte da coligação majoritária. Estiveram presentes na convenção  o ex-governador Cássio Cunha Lima, o suplente de deputado federal Leonardo Gadelha, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e os senadores Efraim Filho e Veneziano.

O ex-governador Cássio Cunha Lima disse que a convenção de Ruy Carneiro era mais do que um formalismo legal, mas um ato de compromisso com João Pessoa. “Ele é determinado, focado, perseverante, competente. Já deu prova disso em todos os mandatos que exerceu, desde vereador, passando por deputado estadual, chegando mais uma vez à Câmara dos Deputados. E, ao seu lado nessa jornada, soma-se a Amanda, que tem demonstrado igual perseverança, capacidade e competência para fazer esse trabalho com a gente”, discursou.

No sábado (3), o PL e o Novo reuniram seus filiados para confirmar a candidatura do médico Marcelo Queiroga a prefeito de João Pessoa e do pastor Sérgio Queiroz a vice--prefeito. A convenção ocorreu no ginásio do Clube Cabo Branco. O evento contou com a participação do deputado federal Cabo Gilberto.

“Nós vamos mostrar que nós temos as melhores propostas para romper 30 anos de atraso da cidade de João Pessoa, com governos que são ou ineficientes ou corruptos ou os dois. E não há alternativa melhor do que Queiroga e Queiroz, dois homens de vida limpa, de passado limpo, gestores públicos de experiência comprovada. Vamos buscar conversar com a sociedade de João Pessoa mostrando as nossas propostas, o que fizemos na nossa vida pregressa e o que vamos fazer para melhorar a cidade”, disse Marcelo Queiroga.

Outra convenções

Com os eventos das candidaturas de Cícero Lucena (Progressistas), Ruy Carneiro (Podemos) e Marcelo Queiroga (PL), João Pessoa terá cinco candidatos concorrendo ao cargo de prefeito. No sábado (27), o partido Unidade Popular (UP) se reuniu no Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Yuri Ezequiel e Josiane Soares foram aprovados como candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente, em João Pessoa. O partido destacou a importância da candidatura própria. “A Unidade Popular enfatizou a necessidade de uma candidatura que represente os interesses da classe trabalhadora através da mobilização e participação popular”, disse.

Os nomes de Luciano Cartaxo, como prefeito, e de Amanda Rodrigues, como vice-prefeita, foram homologados em convenção realizada no domingo.

Bruno oficializa candidatura, Rosália decide apoiar Jhony Bezerra

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2024.