Notícias

Coordenadora do Círculo do Coração recebe título de cidadania paraibana

publicado: 15/10/2016 11h08, última modificação: 15/10/2016 11h08
14.10.16 titulo cidadania dra sandra mattos © roberto guedes (123).JPG

Para Estela Bezerra, autora da propositura, entrega de um título é uma homenagem àqueles que realmente contribuem com a sociedade - Foto: Roberto Guedes/Divulgação

tags: círculo do coração , homenagem , alpb , assembleia legislativa , sandra mattos , estela bezerra


Através de propositura da Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB) a Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu na manhã dessa sexta-feira (14) o título de cidadã paraibana a Sandra Mattos, Presidente do Círculo do Coração de Pernambuco e Coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para o atendimento às demandas de cardiologia pediátrica e fetal do Estado da Paraíba, através do Projeto Círculo do Coração.

A solenidade, que contou na abertura com a apresentação dos músicos do projeto Prima, foi prestigiada por representantes do Círculo do Coração PB/PE, Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e Pernambuco, pais de crianças atendidas pelo programa e sociedade civil. 

Para Estela, a entrega de um título é uma homenagem àqueles que “que tenham de fato uma contribuição ou representem uma mudança importante na coletividade do nosso estado”, e a médica Sandra Mattos representa esse perfil. “Além dos números, a verdadeira marca do Círculo do Coração é essa mudança de cultura no realizar e no fazer, que une tecnologia, conhecimento, excelência, simplicidade e humildade, que fica muito claro na forma como a Dra. Sandra se coloca”, afirmou a parlamentar.

Para a homenageada Sandra Mattos, a Rede é uma amostra daquilo que pode ser feito em termos de trabalho conjunto. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa família, e recebo esse título com uma satisfação imensa pessoal, mas com a humildade de entender que tudo isso acontece por conta dessa equipe maravilhosa, e em nome delas, digo que estou muito feliz em fazer parte desse trabalho”, afirmou.

Juliana Soares, médica pediatra e integrante da coordenação da Rede de Cardiologia Pediátrica da PB, apresentou o projeto desde sua implantação no estado e lembrou que o principal objetivo da parceria foi  buscar um caminho que pudesse tratar as crianças da Paraíba sem que elas precisassem sair do estado.

Representando a Secretaria de Saúde do Estado, o cardiologista Mário Toscano afirmou que o programa não só salva a vida de crianças com cardiopatia congênita, “mas traz para todos nós um modelo sustentável para que nós possamos ter o nosso SUS viável, não só na Paraíba, mas em todo o país”.

Cláudio Régis, diretor do Hospital Infantil Arlinda Marques, falou sobre todo o tempo disponibilizado por Sandra Mattos, ao longo desses último cinco anos de parceria, para que o projeto Círculo do Coração acontecesse. “Além da magnitude assistencial e dos resultados, quanto não trouxe de alento, felicidade e conforto para todas as crianças e suas famílias?”.

Para Cláudia Veras, que participou da implantação do programa Círculo do Coração na Paraíba, enquanto ocupava a secretaria executiva de saúde do Estado, lembrou que o projeto partiu de uma decisão política do Governador Ricardo Coutinho, considerada fundamental. “Depois da decisão do governador, e do recurso disponibilizado procuramos Sandra Mattos que nos apresentou uma proposta que, e esperamos, deixe de ser proposta para se tornar política de saúde”. Hoje Claudia Veras é secretária executiva de articulação política do Estado.

Maria Madalena Alves de Moura, mãe do Emanuel, criança acompanhada pela rede de cardiopatia da Paraíba, lembrou das dificuldades enfrentadas logo após o nascimento do filho. “Diante das nossas condições, meu filho não tinha nenhuma possibilidade de receber o tratamento necessário, e foi a Dra. Sandra, com o carinho e a humanidade que ela trata os pacientes, que Emanuel deixou de ser um número e passou a ser família”.

Estiveram presentes Maria do Socorro Guedes, coordenadora da Maternidade Geral de Cajazeiras; Poliana Ferreira, coordenadora geral do Hospital de Sousa; Antonio Almeida, cônsul de Portugal, na Paraíba, além de representantes de diversas diretorias de saúde que compõem o quadro da Secretaria Estadual de Saúde.