Notícias

joão pessoa

CPI dos Combustíveis é instalada

publicado: 03/09/2025 08h39, última modificação: 03/09/2025 08h39
Pedido foi deferido pelo presidente da CMJP, Dinho Dowsley; comissão investigará possível prática de cartel

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), deferiu, na manhã de ontem, o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as possíveis práticas de cartel entre os postos de combustíveis da capital, proposta pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD).

Durante a sessão, foi lido o parecer favorável da Procuradoria da CMJP pela instalação da comissão. “Diante do preenchimento dos requisitos previstos no ordenamento jurídico vigente — Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal de João Pessoa e Regimento Interno desta Casa —, opinamos pelo deferimento do pedido de instauração de CPI para apurar e investigar possíveis práticas de cartel entre postos de combustíveis”, afirma parecer assinado pelo procurador-geral da CMJP, Rodrigo Farias. O texto ainda ressalta o caráter opinativo do documento, cabendo exclusivamente à presidência da Casa a decisão sobre a constituição da CPI.

“Conforme lido o parecer da Procuradoria, defiro o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito e encaminho à assessoria legislativa para providências. Dou o prazo de 48 horas para que os partidos indiquem os membros para compor a CPI, que pode ter no máximo sete integrantes”, declarou Dinho, informando que já tem o nome do vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), indicado oficialmente pelo Bloco Parlamentar de Centro Democrático para compor a comissão.

Justificativa

A solicitação para instalar a CPI foi feita em agosto. À época, Guguinha Moov Jampa explicou o que motivou o pedido. “[Os vereadores] pretendem saber qual a razão do aumento de 40 centavos por litro de gasolina, sem que a Petrobras tenha anunciado qualquer aumento. A população está revoltada e chega a dizer que o Procon não faz nada. Eu sei que o Procon autua os postos de gasolina, mas os donos dos postos fazem o que querem”, alertou. O parlamentar ainda alegou que, embora os proprietários dos postos sejam multados, preferem pagar as multas, pois o lucro com os aumentos praticados compensa.

Atribuições

Segundo o Regimento Interno da CMJP, Art. 77, a CPI deve ter finalidade e prazo de funcionamento determinados, além de ser formada por no mínimo cinco e no máximo sete parlamentares. De acordo com a Lei Orgânica do Município, Art. 14, a CPI tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais para a apuração de fato determinado e por prazo certo, e suas conclusões, se for o caso, devem ser encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 3 de setembro de 2025.