Inaugurado em 23 de janeiro de 1935, o Porto de Cabedelo é a principal ferramenta marítima de exportação e importação de cargas da Paraíba. No entanto, os primeiros capítulos dessa história remontam ao fim do século XIX, com o início das primeiras construções na enseada da cidade portuária de Cabedelo com a atracação do vapor norueguês de nome Forde Kjold, trazendo material para a dragagem. No ano seguinte, iniciaram-se os trabalhos, escavando 9.444 m³. Este total foi irrisório para a necessidade a ser dragada, de 2.200.000 m³. Em 1901 chega a Cabedelo uma draga vinda de Santa Catarina para dar continuidade ao processo de dragagem, iniciando sua operação em 1902. Em 1908 foi concluído o projeto do cais de 400 metros. Na época, já era de conhecimento que o Porto de Cabedelo era o mais oriental da costa do Brasil. Atualmente o porto é público sendo administrativo pela Companhia Docas da Paraíba, vinculada à Secretaria Especial dos Portos (SEP), do Governo da Paraíba.
O Porto de Cabedelo, atualmente conta com uma posição privilegiada e perfeita integração dos modais marítimos, ferroviário e rodoviário, constituindo-se na melhor opção logística da região Centro Nordeste, estendendo sua área de influência para além das divisas do estado da Paraíba. Com vários terminais retroportuários na zona do porto organizado, sua estrutura competitiva é símbolo de baixos custos, e mão de obra qualificada, contanto com uma estrutura composta de um cais de 602 metros de extensão divididos em quatro berços de atracação com 11 metros de profundidade, silagem para 35.000 toneladas de grãos, 14.000m² de armazéns cobertos e 18.000m² de pátios para armazenando contêiner e cargas de projeto. Além disso, a capacidade de estocagem de derivados de petróleo e biocombustíveis é de 89 milhões de litros.
Mais de um milhão de toneladas em carga
Em 2023, já passaram pelo Porto de Cabedelo mais de 100 embarcações de todo o mundo. Um levantamento produzido pela administração revelou que o porto movimentou entre janeiro e novembro, do respectivo ano, mais de um milhão de toneladas entre desembarque e embarque de cargas para importações e exportações. Foram 1,054milhão de toneladas de desembarque, enquanto, que 136,5 mil toneladas de embarques, totalizando 1,2 milhão de toneladas. Somente no mês de julho foram movimentadas 166,5 mil toneladas. Os dados demonstraram um aumento no crescimento de 4,9%, em relação ao ano anterior. O insumo derivado do petróleo Petcoke, liderou o ranking de cargas no Porto. O produto utilizado na indústria de cimenteira movimento mais de 450 mil toneladas. Em seguida, a gasolina foi a carga que mais desembarcou com 307 mil toneladas.
“Nesse ano de 2023, nós movimentamos até agora, mais de 100 navios, e as principais cargas movimentadas é diesel, gasolina, álcool, petcoke, trigo, malte, cervada, açúcar, minério, enfim, vários produtos que o Porto Cabedelo faz a movimentação na área de comércio exterior, ou seja, na importação e exportação. Nosso porto é todo operacional, composto de por três berços de atracação destinado à mercadoria derivada de petróleo, minério, vegetal ou carga e projeto. Nosso espaço está sendo todo reestruturado e renovado com armazéns com grande capacidade de estocagem com até 8 mil toneladas, além de área externa, mais conhecida como secundária”, explicou Nelly Christine, gerente de operações, do Porto de Cabedelo.
Exportação histórica de açúcar da Paraíba
Uma façanha inédita realizada e que marcou história nas operações do Porto de Cabedelo foi a exportação de açúcar. A Companhia das Docas da Paraíba, neste ano, conseguiu embarcar 20 mil toneladas de açúcar produzidos no estado para a África do Sul. A operação de estocagem e embarque realizada no mês de novembro, mobilizou cerca de 800 profissionais portuários. Antigamente o açúcar produzido na Paraíba, era transportado por veículos até o estado vizinho de Pernambuco, de onde era embarcado em navios e exportados. A partir de agora, todo o serviço será executado no Porto de Cabedelo. A expectativa é que, no ano que vem, as produções das usinas paraibanas possam exportar 200 mil toneladas de açúcar, resultando num aumento significativo das exportações e da economia.
O governador João Azevêdo destacou o novo momento proporcionado pela exportação de açúcar no Porto de Cabedelo, fortalecido pelos investimentos e aplicados e valorização ainda mais no segmento econômico. “O sentimento é de extrema felicidade em saber que os benefícios investidos no Porto de Cabedelo já estão gerando resultados positivos. A exportação de açúcar pelo nosso estado vem ao encontro de novos investimentos que o governo desenvolve e visar aplicar os projetos, como a ponte ligando Cabedelo a Lucena e a ampliação das áreas de contêineres do próprio Porto de Cabedelo, o que vai beneficiar ainda mais outros setores”, afirmou João Azevêdo.
Obras e investimentos ampliam capacidade
O Porto de Cabedelo passou por obras importantes para suas operações. A dragagem do canal de acesso e bacia de evolução foi uma delas. O Aprofundamento do canal de acesso passou a ser 11 metros de profundidade, ampliando a capacidade operacional do funcionamento durante as 24 horas. O investimento de R$ 115 milhões de recursos próprios do estado vai permitir a atracação de navios de grande porte, com até 55 mil toneladas, tornando o porto mais competitivo, gerando mais empregos e fomentando a economia. Outra importante obra foi a reforma, ampliação e modernização de dois armazéns. Os serviços representaram investimentos na casa dos R$ 5 milhões. Com as obras no Porto de Cabedelo, concluídas, as operações de serviços foram tiveram o potencial ampliado.
A construção do complexo rodoviário que vai contar com duas pontes interligado os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, devem ampliar ainda mais o potencial econômico e logístico do Porto de Cabedelo, com geração de empregos e renda. O projeto anunciado pelo governador João Azevêdo conta com a construção de duas pontes conectados as três cidades. A Ponte do Futuro vai cria uma rota entre BR-230 e BR-101 entre Cabedelo e Santa Rita. A ponte vai ter 2 Km de extensão. A segunda ponte terá uma extensão de 480 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. O complexo rodoviário vai custar R$ 500 milhões de reais e deve ser concluída em 2026.
Para Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba, as ações em infraestrutura beneficiam toda à população, garantido mais condições de viabilizada estratégica, econômica e social ao Porto de Cabedelo, por meio da abertura de novas rotas alternativas para escoamento dos produtos para exportação e importação. As ações de valorização potencializam ainda mais a eficiência do Porto de Cabedelo, um dos poucos do Brasil, que é público. “Estamos incrivelmente satisfeitos com o crescimento constante e notável do Porto de Cabedelo, que se evidencia mês a mês. Os números refletem o incansável esforço e dedicação de toda a equipe, bem como nossa capacidade de atender às demandas do mercado de forma extremamente eficiente e sustentável. Comprometemo-nos a continuar investindo em melhorias que seguirão garantindo essa trajetória positiva”, destacou Ricardo Barbosa.
Porto Cidade objetiva promoção do desenvolvimento social
A Companhia de Docas da Paraíba criou o Projeto Porto Cidade. Uma iniciativa inédita que visa ações de promoção do desenvolvimento social dos trabalhadores e toda a comunidade de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde. O objetivo é promover capacitação, saúde e o bem-estar da população. Dentro do projeto existem os pilares do porto que Toca e Porto que Educa que ofertam aulas e cursos diversos para a comunidade, com destaque para os cursos de inglês, espanhol e assistente administrativo, além de cursos de música, com aulas de violão, violino, bandolim, banjo, cavaquinho, flauta, bateria, teclado, entre outros. Já na sustentabilidade, é promovido iniciativas de reciclagem, plantio de mudas e limpeza de praias. Já o projeto Porto que Cuida disponibiliza consultas médicas nas especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia, exames laboratoriais, vacinas e outros serviços que promovam a prevenção e o cuidado com a saúde da população local e trabalhadores.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, evidenciou que o estado implantou o maior programa Porto Cidade do país. “Nós implantamos programas permanentes, com parcerias com diversas secretarias do governo que estão integradas a esse projeto. Nas aulas, são mais de 150 alunos por dia fazendo cursos, com professores habilitados através de chamamento público, além dos atendimentos em saúde, permitindo que as pessoas já saiam com regulação, representando a responsabilidade social do porto com a população de Cabedelo”, enfatizou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de dezembro de 2023.