O governador João Azevêdo assinou, ontem, na Granja Santana, em João Pessoa, o decreto de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral — o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. A iniciativa tem o objetivo de proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, possibilitar a realização de pesquisas científicas e promover o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.
Também serão realizadas ações para garantir a conservação da biodiversidade e assegurar a mitigação de carbono atmosférico (CO2); proteger áreas e os biomas Caatinga e Mata Atlântica, contribuindo para a preservação e a restauração da diversidade desse ecossistema natural; e conservar trecho do Rio Ingá, preservando os recursos hídricos utilizados pelas comunidades do Agreste paraibano.
O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), executará obras orçadas em mais de R$ 29,3 milhões no local, que contará com espaço de recepção, conscientização e exposição, lojas de souvenir, sala multiuso para atividades educacionais de conscientização, sala dos pesquisadores, alojamentos feminino e masculino, restaurante, laboratório, sala de exposição permanente, entre outros ambientes.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ação para a preservação ambiental e o turismo sustentável. “Essa é uma intervenção grandiosa e definitiva, que realizaremos com recursos próprios, para dotar de toda a infraestrutura o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, que passará a receber turistas internacionais e nacionais com todo conforto, além de promover a preservação com controle e fiscalização. Já autorizamos a Suplan a publicar o edital de licitação e estamos muito felizes de garantir essa transformação tão esperada”, frisou João Azevêdo.
A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou que a iniciativa do Governo da Paraíba representa um marco para a preservação e o desenvolvimento sustentável da unidade de conservação. “Além da preservação que a gente garante por lei, nós teremos a capacidade de atrair mais turistas em um local que tem uma riqueza muito grande e as pessoas precisam conhecer, porque faz parte da história da humanidade. O governador vai fazer uma grande obra para que tenhamos as condições de receber os visitantes do Brasil e do mundo, porque o que temos na região é singular”, falou.
O prefeito de Ingá, Jan de Manoel da Lenha, agradeceu ao governador João Azevêdo por assegurar um investimento que impulsionará a economia do município. “Como cidadão e prefeito que vem acompanhando há muito tempo essa luta, eu agradeço ao governador por essa iniciativa grandiosa que vai colocar Ingá em um outro patamar. Esse é um monumento intrigante e que tem recebido o reconhecimento do governo”, disse.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, a promotora Cláudia Cavalcante, também celebrou a assinatura do termo de criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. “É uma satisfação testemunhar esse ato de transformação em uma unidade de conservação, porque fui promotora de Ingá por mais de 20 anos e já fizemos pesquisa no local”, comentou.
Compareceram à reunião para assinatura do decreto, ainda, o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro; o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário-executivo do Desenvolvimento Sustentável, Radomécio Leite; o diretor técnico da Suplan, Luiz Rabelo; a diretora-executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Tânia Queiroga; e a diretora-executiva financeira da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Elisete Andreoli.
João Azevêdo anuncia investimentos em Campina Grande
O governador João Azevêdo cumpre agenda, na próxima segunda-feira (13), em Campina Grande, oportunidade em que entregará obras e anunciará novos investimentos para a cidade, que faz 161 anos no sábado (11).

- Estadual da Prata, uma das escolas mais tradicionais da cidade, passou por reforma | Foto: Karlos Antônio/Secom-PB
No Centro de Convenções, o gestor fará o lançamento do Centro de Referência de Economia Criativa e Artesanato da Borborema e assinará as ordens de licitação da pavimentação dos distritos industriais Geraldo Dias, Velame, Ligeiro e Queimadas. Ele ainda anunciará investimentos na área da agricultura e entregará os títulos de regularização fundiária de todos os imóveis rurais do município e região.
Entre as ações que serão entregues pelo chefe do Executivo estadual na Rainha da Borborema, estão os 288 apartamentos do Harmony Residence I e II, no bairro Três Irmãs, e as obras de restauração do Cine São José.
Na área da Saúde, João Azevêdo inaugurará o Centro de Quimioterapia do Hospital de Clínicas e anunciará novos investimentos no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Ele também visitará o Hospital Help, onde fará um balanço dos atendimentos já realizados pela unidade de saúde após parceria com o Governo do Estado para ampliar a oferta de serviços médicos especializados e cirurgias eletivas.
Na Educação, o governador inaugurará as obras de reforma do Estadual da Prata e do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) José Jofilly, além da ampliação da escola Ademar Veloso Silveira (Estadual do Bodocongó).
Governador aciona guardas da reserva para cartórios eleitorais
Cartórios eleitorais de 15 municípios paraibanos passarão a contar com a segurança de guardas militares da reserva da Polícia Militar paraibana. A garantia foi dada pelo governador do Estado, João Azevêdo, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, durante audiência realizada na tarde de ontem, em João Pessoa.
O apoio do Poder Executivo representa o primeiro passo para a implantação do programa Zona Segura, voltado à proteção das unidades da Justiça Eleitoral em todo o estado. A iniciativa vem sendo estruturada a partir do convênio firmado entre o TRE-PB e a Polícia Militar para a realização de um levantamento das vulnerabilidades de segurança nas 68 zonas eleitorais do estado.
O levantamento da Polícia Militar apontou os cartórios das zonas eleitorais de 15 municípios como unidades que possuem maior vulnerabilidade de segurança. São eles: Bananeiras, Cabedelo, Cajazeiras, Esperança, Guarabira, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Luzia, Santa Rita, São João do Rio do Peixe, Sapé, Serra Branca, Sousa e Sumé.
“Expliquei ao governador que a PM fez esse relatório e que, agora, estamos na fase de estruturar o ambiente de segurança. Um dos itens importantes é o da Guarda da Reserva, quando policiais reformados podem nos ajudar a garantir a integridade física e patrimonial das instalações”, relatou o presidente do TRE-PB, completando que um edital já indicou cerca de 150 a 200 reformados que serão disponibilizados para esse tipo de trabalho de segurança.
Segundo Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao fim da reunião, o governador João Azevêdo assegurou que o pedido do TRE-PB será atendido. “Foi um encontro muito amistoso e ele garantiu que o pedido será protocolado”, celebrou o desembargador.
A atuação da Guarda da Reserva Militar estará vinculada ao horário de expediente do TRE-PB, das 7h às 14h. O objetivo é garantir a integridade física e patrimonial das instalações, o pleno funcionamento das atividades dos cartórios eleitorais, bem como a proteção do patrimônio público, da equipe de servidores, dos magistrados e da população em geral.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de Outubro de 2025.
