por Iluska Cavalcante*
Os paraibanos estão mais interessados em participar diretamente da democracia por meio do voto nessas eleições. Segundo estimativas do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mais de três milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de 2022, um número inédito na história do tribunal.
“Em nenhuma eleição anterior tínhamos passado de dois milhões de eleitores. Com esse movimento que tivemos entre os atendimentos, o nosso cadastro deve aumentar uma boa quantidade, mas ainda falta processar muitos eleitores. Até o fim do mês teremos um número exato”, explicou o secretário de Tecnologia do TRE-PB, José Cassimiro.
Esse número é resultado da alta procura dos eleitores para emitir, regularizar ou transferir o título de eleitor. Os últimos três dias de atendimento foram decisivos, mais de 60 mil paraibanos buscaram o serviço. Destes, 33,3 mil regularizaram ou emitiram o documento nas 24 horas finais do prazo, sendo 22,3 mil através do título net, e 11 mil nos cartórios de forma presencial.
O último dia 4 de maio também foi marcado em todo o país pela alta procura de eleitores pelo serviço. No Brasil, 1,7 milhões de eleitores foram atendidos nos cartórios e via atendimento virtual. O número equivale a 1% de todo o eleitorado do país.
Segundo José Cassimiro, um maior número de eleitores participando da votação traz mais legitimidade ao resultado. “Para nós, da Justiça Eleitoral, quanto maior o eleitorado que votar, melhor para a democracia. Com isso também, os candidatos têm seu mandato legitimado por mais eleitores”, comentou.
O secretário de tecnologia avaliou ainda que o atendimento ocorreu de forma tranquila, tanto no meio virtual como presencial, sem grandes filas ou quedas no sistema. “Não vimos aquelas filas imensas, com o pessoal na chuva, como era antigamente. O dobro de pessoas procurou o meio virtual e apesar do sistema ter ficado lento por conta da alta demanda, em algum momento, funcionou o dia inteiro. Nossa sensação é de dever cumprido”, ressaltou.
O número de jovens que emitiram o título de eleitor pela primeira vez também atingiu um número alto. Mais de 82,1 mil pessoas entre 15 e 17 anos se alistaram pela primeira vez na Paraíba. Em 2020, esse número foi de 50,8 mil.
Previsão das eleições
Na avaliação de Cassimiro, a preocupação dos paraibanos para regularizar o título demonstra que haverá uma queda no número de abstenções neste ano. O percentual de abstenção registrado nas últimas eleições pelo TRE variou entre 16 e 17%, segundo ele, poderá ser registrado um recorde em 2022.
“Eu avalio com otimismo e já posso dizer que faço projeções que em 2022 teremos outro recorde, que é um número baixíssimo de abstenção. Eu não acredito que os eleitores entraram nessa batalha toda de enfrentar fila, esperar na internet, para não votar”, disse.
Filas nas eleições
Devido ao maior número de eleitores, as filas podem ser maiores nas eleições deste ano. Além disso, dessa vez serão cinco escolhas na urna, o voto para deputado federal, estadual, governador, presidente da República e senador, o que pode aumentar ainda mais a espera.
“Estamos sempre tentando melhorar para que o eleitor não enfrente muita fila, estamos vendo o que podemos fazer para diminuí-las e entregar o resultado o mais perto das 17h possível”, comentou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de maio de 2022