Notícias

eleições 2024

Em João Pessoa, vários nomes se mobilizam

publicado: 29/01/2024 09h51, última modificação: 29/01/2024 09h51
Pré-candidatos ampliam articulações para consolidação de forças com o objetivo de disputar a Prefeitura
1 | 7
Deputado federal - Ruy Carneiro Foto: Câmara Federal
2 | 7
Deputada estadual - Cida Ramos Foto: ALPB
3 | 7
Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena - Foto: PMJP
4 | 7
Deputado estadual - Luciano Cartaxo Foto: ALPB
5 | 7
Servidor público Celso Batista - Foto: Assessoria Psol
6 | 7
Ex-ministro Marcelo Queiroga - Foto: Ministério da Saúde
7 | 7
Radialista Nilvan Ferreira (meio) - Foto: Reprodução das redes sociais
Ruy Carneiro.jpg
cida-ramos.jpg
cícero lucena.jpg
Luciano.jpg
Celso Batiista.jpg
Marcelo Queiroga.jpg
Walber Nilvan Gilberto.jpg

por Ingreson Derze*

Esse ano, os eleitores irão às urnas decidir quem ficará à frente da Prefeitura de João Pessoa e das câmaras legislativas municipais. Mas você sabe quem são os pré-candidatos a prefeito da capital paraibana que pretendem lutar por votos nas urnas no dia 6 de outubro, deste ano? O Jornal A União apresenta aos leitores os nomes mais cotados para as disputas eleitorais pela Prefeitura de João Pessoa.

A cidade é a maior da Paraíba, e concentra uma população de 833.932 mil habitantes, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do IBGE revelam que a população aumentou 15,26% em comparação com o Censo de 2010. Além disso, no ranking de população dos municípios, João Pessoa ocupa o primeiro lugar no estado, sendo a sétima maior população na região Nordeste e na vigésima posição no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de João Pessoa tem uma densidade demográfica de 3.970,27 habitantes por km² e uma média de 2,8 moradores por residência. Números que assustam qualquer gestor, uma vez, que a capital é o centro de uma região Metropolitana que abriga onze municípios, tendo como principais Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Conde. Desta forma, à população da Região Metropolitana de João Pessoa supera os mais de 1,3 milhão de habitantes.

Desafio de João Pessoa

Entre os principais desafios para o novo gestor está a política habitacional. Nas últimas décadas, o problema se agravou, como em todo o país. A falta de habitações gera o aumento de pessoas que ainda vivem em construções precárias, como áreas de risco, sem qualquer estrutura de pavimentação, rede de esgoto, água encanada e falta de escolas, creches, postos de saúde e áreas de lazer e diversão.

Outro problema é a questão do transporte público. De norte a sul, os problemas se repetem, como nas grandes cidades do país e do mundo, onde o transporte público ainda não encontrou uma solução definitiva para atender às necessidades da população.

Atualmente a tarifa em João Pessoa custa R$ 4,90, a partir de hoje, para o ônibus comum, e R$ 5,50 para o “geladinho”, ônibus com ar-condicionado que começou a operar há pouco tempo.

Outro problema comum às grandes cidades é saúde. Faltam profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos entre outros, apesar dos concursos e investimentos do Governo Federal, como o a volta do Programa Mais Médicos. A mobilidade urbana é um grande vilão em tempos atuais em todas as cidades, especialmente nas maiores. João Pessoa também sofre com o problema, apesar dos programas de requalificação de ruas, pavimentação, construção de binários e outros investimentos para ampliar as opções no trânsito. O aumento significativo da frota de veículos torna a capital um pesadelo para motoristas e passageiros. Apesar dos problemas existentes, nomes estão dispostos a encarar a batalha eleitoral e desafios da cidade. São eles; Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Nilvan Ferreira (PL), Marcelo Queiroga (PL), Sida Ramos (PT), Ruy Carneiro (Podemos) e Celso Batista (Psol).

Cícero Lucena

Cícero Lucena (PP) é o atual prefeito de João Pessoa e larga na frente da disputa. Foi eleito em 2020, durante o segundo turno, onde obteve 185.055 mil votos, o que corresponde a 53,16% dos votos válidos. Já seu oponente, Nilvan Ferreira, na época no MDB, teve 163.030 mil votos, conseguindo 46,84% dos válidos. Do total, 15.164 mil foram votos brancos, 37.103 mil nulos e houve 121.917 mil abstenções. Para a reeleição, o prefeito Cícero Lucena espera contar com a aliança de partidos que teve em 2020. As legendas já sinalizam para manutenção e apoio como Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC, Agir, Cidadania, além do PSB, partido do governador João Azevêdo que desde o início da parceria vem declarando apoio à reeleição de Cícero Lucena.

Cícero Lucena, é empresário da construção civil, nascido em São José de Piranhas, no interior da Paraíba. Sua carreira política começou nos anos “90”, quando foi eleito vice-governador de Ronaldo Cunha Lima. Logo depois, assumiu o comando do estado. Em 2006, foi eleito senador com mais de 800 mil votos. Já em 2012, foi eleito prefeito de João Pessoa pela primeira vez. Em seguida, foi reeleito prefeito entre os anos de 2001 e 2004. Já em 2020, foi novamente eleito prefeito de João Pessoa, pela terceira vez.

Marcelo Queiroga

Marcelo Queiroga nasceu em João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez residência no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, especializando-se em cardiologia com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Marcelo Queiroga foi ministro da Saúde do Brasil, no governo de Jair Messias Bolsonaro. O ministro se notabilizou durante o período de Pandemia do Covid-19, devido suas declarações polêmicas. Ao ser questionado sobre ser contra o passaporte vacinal, o ministro Queiroga respondeu que “era melhor perder a vida do que a liberdade”, fazendo referência ao hino da Independência.

Marcelo Queiroga desembarca em João Pessoa como pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Sua vinda causou divisão no Partido Liberal (PL). A legenda já tinha como candidato o comunicador Nilvan Ferreira, que acabou sendo desbancado pela imposição dos caciques partidários. Com o apoio da direção do partido em âmbito regional e nacional e sendo o candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico e ex-ministro lançou sua candidatura para disputa da cadeira de prefeito de sua terra natal.

Nilvan Ferreira

Apesar do obstáculo imposto pelo partido contra sua pré-candidatura em João Pessoa, o comunicador manteve sua posição e pretende disputar a capital paraibana. Nilvan Ferreira lançou sua pré-candidatura ao lado do deputado estadual Wallber Virgolino (PL) e o deputado federal Cabo Gilberto (PL), mesmo que seja necessário deixar o partido. Apesar de levantar a bandeira Bolsonarista na Paraíba, Nilvan Ferreira acabou sem apoio de Jair Bolsonaro durante o racha no partido.

Nascido em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, a carreira política de Nilvan Ferreira começou na disputa pela prefeitura de João Pessoa, pela primeira vez, em 2020. Ele chegou ao segundo turno com 163.030 mil votos, mas acabou sendo derrotado pelo prefeito, Cícero Lucena, que teve 185.055 mil votos. Já em 2022, Nilvan Ferreira encarou a disputa do governo do Estado contra João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), apesar de ter obtido a maior votação no 1o turno na capital, Nilvan Ferreira acabou ficando na terceira posição com 406.604 mil votos.

Nilvan em Santa Rita

O comunicador Nilvan Ferreira (PL), foi convidado para disputar o cargo de prefeito em Santa Rita. O convite foi feito por lideranças políticas do município pertencente a região Metropolitana de João Pessoa. Nilvan Ferreira confirmou que recebeu o convite das lideranças políticas e ouviu a proposta apresentada sobre o cenário político como protagonista em uma eventual candidatura para disputar o cargo de prefeito. Nilvan Ferreira revelou que os números apresentados com base em uma pesquisa são considerados animadores, contudo, o projeto político segue focado em João Pessoa, mas não recusou o convite em Santa Rita.

PT: Luciano e Cida

O Partido dos Trabalhadores vem travando uma batalha interna para lançar uma candidatura própria em João Pessoa. Enquanto alguns setores do partido optam pelo papel de coadjuvante de candidaturas de outras legendas, atuando apenas como meros apoiadores, uma frente vem lutando para emplacar uma candidatura própria. Luciano Cartaxo e Cida Ramos são os nomes mais cotados para enfrentar a corrida eleitoral. A indefinição vai desgastando o partido. No cenário atual os deputados petistas Cida Ramos Luciano Cartaxo encabeçam a candidatura independente.

Luciano Cartaxo, em 1996, foi eleito vereador em João Pessoa pela primeira vez. Reelegeu-se por mais três mandatos consecutivos nos pleitos de 2000, 2004 e 2008. Foi vice-governador da Paraíba em 2009 e se elegeu deputado estadual em 2010. Cartaxo foi prefeito de João Pessoa em 2013, tendo sido reeleito em primeiro turno no ano de 2016. Em 2021 se elegeu deputado estadual mais uma vez.

Cida Ramos, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 2014, pelo qual disputou, em 2016, a eleição para a Prefeitura de João Pessoa, apoiada pelo então governador Ricardo Coutinho. Cida Ramos obteve 125.148 mil votos, representando 33,54% do total, ficando em segundo lugar. Em 2018, por meio de apelos de movimentos sociais, sindicatos, professores, alunos, beneficiários de programas sociais, decidiu disputar as eleições para a Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleita a deputada estadual mais votada na história política do Estado, com 56.048 mil votos.

Ruy Carneiro

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) é mais um possível pré-candidatura em João Pessoa. Em 2020, disputou a Prefeitura de João Pessoa, mas acabou ficando na terceira colocação com 59.730 votos, o que representa 16,37% dos votos válidos. O parlamentar foi eleito deputado federal em 2010 com 108.644 mil votos, sendo portanto, o segundo mais votado da Paraíba. Em 2014, Ruy foi candidato a vice-governador da Paraíba, na chapa do candidato ao Governo Cássio Cunha Lima, também do PSDB. A chapa não foi eleita no segundo turno da disputa eleitoral. Em 2018, foi eleito pela segunda vez para o mandato de deputado federal pela Paraíba, com 61 259 mil votos. Já 2022, conseguiu mais uma vitória mantendo seu mandato como deputado federal com 27.605 mil votos.

Celso Batista

O diretório municipal do Partido do Socialismo e Liberdade (Psol) em João Pessoa definiu o nome do servidor público Celso Batista como pré-candidato à Prefeitura da capital nas eleições de outubro deste ano. Celso foi escolhido de forma consensual dentre as três pré-candidaturas que haviam sido apresentadas. O pré-candidato a prefeito é servidor público do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e já foi candidato pelo Psol a deputado estadual, a vereador e como suplente de senador. Celso Batista, 53 anos, é casado, pai de uma filha e natural de João Pessoa. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 28 de janeiro de 2024.