Notícias

Vertys Solar

Empresa deve gerar 500 empregos

publicado: 28/03/2024 09h34, última modificação: 28/03/2024 09h34
Governador assina protocolo de intenções para instalação de fábrica de motos e Centro de Distribuição em Campina
1 | 2
Grupo Vertys Solar pretende investir cerca de R$ 100 milhões nas duas novas empresas instaladas na Paraíba | Foto: Julio Cesar Peres
2 | 2
Protocolo de intenções foi assinado pelo governador no auditório da Federação de Indústrias da Paraíba | Foto: Francisco França
311f60a8-ab1f-4d4a-a9af-fcf2c242e521.jpg
WhatsApp Image 2024-03-28 at 09.33.23.jpeg

por Maria Beatriz Oliveira*

O governador, João Azevêdo assinou, ontem, o protocolo de intenções com o grupo Vertys Solar, empresa tecnológica do Paraná, para instalação de uma montadora de motos elétricas e de um Centro de Distribuição de aparelhos de ar-condicionado em Campina Grande. A empresa pretende investir cerca de R$ 100 milhões e gerar 500 empregos diretos e indiretos no estado. Para o governador, a solenidade representou a continuidade do trabalho que tem sido feito por todas as secretarias e órgãos estaduais. O evento ocorreu no auditório da Federação de Indústrias da Paraíba (Fiep).

“Esse é um trabalho de atração de empresas e para que a gente possa atrair empresas para se instalar num estado, temos que criar um ambiente propício, um ambiente ideal de negócio, o que a Paraíba hoje consegue fazer e apresentar para todo o empresariado. Um ambiente seguro para que o empresário possa vir aqui, investir seu capital e saber, logicamente, que o Estado paga em dia, que paga fornecedor. É um Estado, que desde 2019, paga o mês trabalhado aos seus servidores, que não há problema nenhum de insegurança jurídica, e é isso que nós fazemos. O que estamos celebrando nesse momento é a chegada de uma indústria que não poderia ser em outro local, a não ser Campina Grande, pela relação que tem. Não é uma indústria de vassouras, é uma indústria de tecnologia de ponta, ou seja, precisa de pesquisa, e isso Campina oferece em grande quantidade à Paraíba toda e ao Brasil”, declarou o governador.

O vice-governador Lucas Ribeiro celebrou a chegada de mais uma empresa para Campina Grande. “Hoje é um dia que mexe com o sentimento de ser campinense porque estamos comemorando a chegada de mais uma empresa à nossa cidade, que tem sua vocação na ciência e tecnologia, proporcionando a geração de emprego, renda e desenvolvimento. Eu desejo boas-vindas à Vertys, que se instala em um lugar estratégico, que conta com apoio nas nossas universidades, e construiremos uma excelente parceria”, disse.

Empresa representa um caminho sustentável

O secretário executivo da Inovação, André Ribeiro, destacou a atuação do governo para fortalecer a atividade produtiva de Campina Grande. “O nosso sentimento é de gratidão à forma que o governador João Azevêdo conduz o estado e escutado as demandas da nossa cidade”, falou.

Juliano Carulli é um dos sócios-administradores da Vertys e esteve presente para a assinatura do protocolo. O empresário afirmou estar muito satisfeito com a escolha da Paraíba para receber uma nova montadora.

“Os nossos grandes negócios são a fabricação de ar-condicionado, com investimentos de mais de 100 milhões de reais, e a montadora de motos elétricas. Já temos em funcionamento a montadora do Paraná, a qual vai ser transferida para cá, para a Paraíba. Os índices econômicos e sociais da Paraíba nos mostraram que é seguro investir no estado. A Paraíba tem chamado atenção do cenário nacional pela atração de novos negócios. Estamos muito confiantes do nosso sucesso por essa escolha. O índice de crescimento de 10% não se encontra em nenhum outro estado brasileiro”, afirmou Juliano.

Lucas Ribeiro, vice-governador, também participou da solenidade e enfatizou a geração de emprego e renda que a instalação da montadora promete trazer para Campina. “Esse é um momento de muita alegria. Vamos trazer tecnologia, desenvolvimento, emprego e renda. Vamos fortalecer a nossa vocação que é a da indústria. Nós temos, por exemplo, na UFCG, um dos melhores cursos do país de engenharia elétrica e que já trabalha nesse sentido. Então, vai fortalecer ainda mais todo o nosso ambiente de inovação e desenvolvimento”, pontuou.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, fez questão de frisar a vinda de uma empresa que representa um caminho sustentável para o Estado. “Essa é uma empresa de um segmento que o mundo hoje deseja, ou seja, mostra que a Paraíba está na direção correta. São veículos que se movimentam sem a utilização de combustíveis fósseis e a gente quer atrair empresas de mobilidade sustentável. Então num curto e médio prazo, a tendência seja que as empresas que fornecem para a montadora venham se aproximar dela. Então quem sabe estamos plantando uma semente para um novo polo de modalidade sustentável aqui”.

Atenderam à assinatura também alguns secretários de Estado, como André Ribeiro, secretário de Inovação e Rosália Lucas, secretária de Desenvolvimento e Turismo.

Aproveitando o ensejo, João Azevêdo ainda anunciou a volta da Fetech (Feira de Tecnologia de Campina Grande). A perspectiva é que ela aconteça em meados de agosto, e o planejamento já é utilizar o Centro de Convenções da cidade como sede do evento.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de março de 2024.