Repúdio

Entidades de turismo rejeitam tropas federais em João Pessoa

publicado: 13/09/2024 09h39, última modificação: 13/09/2024 09h39
2024.09.12_abrajet encontro com prefeito © roberto guedes (4).jpg

Representantes de entidades de turismo foram unânimes em discordar do pedido de tropas federais na capital paraibana | Foto: Roberto Guedes - Foto:

por Filipe Cabral*

Entidades do setor turístico de João Pessoa divulgaram, ontem, uma nota de repúdio contra a “tentativa de uso do processo eleitoral em curso para manchar a imagem da capital de todos os paraibanos”. O documento veio a público um dia após candidatos de oposição à gestão do prefeito Cícero Lucena (PP) protocolarem uma solicitação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) de uso de tropas federais para acompanhar as eleições municipais na capital.

"Para além de suas belezas naturais e da qualidade de vida, João Pessoa é conhecida pela hospitalidade dos seus habitantes"
- Nota

Entre as entidades que assinam a nota, destacam-se a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (Abih-PB), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), a Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (ABAV-PB), o Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba (Singtur-PB), o Sindicato das Empresas Transportadoras Turísticas da Paraíba (Sindtranstur-PB), a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB) e a Cooperativa dos Proprietários Autônomos de Ônibus Rodoviários e Turismo do Estado da Paraiba (Coopertur-PB).

“É lamentável que candidatos a prefeito — o cargo máximo de representatividade municipal — troquem a apresentação de propostas para o fortalecimento do nosso desenvolvimento turístico por um discurso que contribui, pura e simplesmente, para desqualificar a cidade.  Tudo em razão de um interesse eleitoral momentâneo”, diz um trecho da nota.

“Para além de suas belezas naturais e da qualidade de vida que oferece, João Pessoa é conhecida, principalmente, pela hospitalidade dos seus habitantes. O espírito acolhedor é um só, independentemente de onde residimos — no bairro, na favela ou na região da orla. Toda cidade tem, sim, seus problemas pontuais característicos do crescimento urbano, inclusive na segurança. É justo e necessário cobrar soluções dos gestores. No entanto, é um desserviço a João Pessoa tratá-la negativamente no instante em que todos os indicadores demonstram que a cidade vive um dos seus melhores momentos, e que se  consolida, a cada dia, como destino preferido nacional e internacional”, conclui o texto.

Encontro

Ainda ontem, empresários, trabalhadores e representantes do setor turístico da capital estiveram reunidos com o prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Cícero Lucena. Durante o encontro, realizado no Manaíra Hotel, o atual chefe do Executivo municipal apresentou propostas de ações e medidas para o setor que planeja implementar caso vença as eleições municipais deste ano.

Segundo Cícero, João Pessoa “vive um dos seus melhores momentos em termos de desenvolvimento econômico e de sua consolidação como destino turístico nacional e internacional”. Diante desse cenário, o prefeito disse que pretende criar um ponto de apoio aos guias de turismo na entrada de João Pessoa; criar um aplicativo oficial de vendas de passeios turísticos da cidade; manter e ampliar os atuais projetos de promoção turística; e ampliar as ações de qualificação do chamado “trade turístico”, ou seja, dos meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens, empresas de transporte, lojas de suvenir e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística.

O candidato à reeleição ainda chamou atenção para a criação de três rotas turísticas com ônibus especiais. A primeira delas ligando as praias ao Centro Histórico; a segunda voltada para o eixo praias e Extremo Oriental; e a terceira contemplando o circuito “aeroporto–Centro–praia”.

Presidente da Abrajet-PB, Abelardo Jurema reforçou a importância do setor turístico para a economia e a cultura da capital. Segundo ele, “o turismo é uma atividade fundamental na vida de João Pessoa, do Brasil e de todo o mundo”. Jurema também saudou a iniciativa do setor de se reunir com o atual prefeito para conhecer suas propostas e, principalmente, cobrar incentivos ao desenvolvimento de serviços e produtos turísticos na capital.

Os representantes e moradores de comunidades em João Pessoa também divulgaram uma carta aberta declarando repúdio às declarações dos candidatos a prefeito na última quarta-feira, que pediram tropas federais para garantir as eleições em João Pessoa. De acordo com o documento, “foram feitas declarações que trataram de forma preconceituosa e desrespeitosa as nossas comunidades, reforçando estereótipos negativos que há muito lutamos para desconstruir”.

A carta aberta foi divulgada um dia após a coletiva de imprensa convocada por Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (PODE). Os candidatos denunciaram falta de segurança em João Pessoa e solicitaram a presença de tropas federais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de setembro de 2024.