Estado entrega R$ 171 mi em equipamentos

publicado: 16/05/2023 15h09, última modificação: 16/05/2023 15h09
Gov. Entrega Equipamentos para Escolas_f. eVANDRO  (31).JPG

Governador João Azevêdo entregou material que vai beneficiar as escolas das 14 Gerências Regionais de Ensino da Paraíba - Foto: Evandro Pereira

por Taty Valéria*

“Nos últimos quatro anos, a Paraíba tem dado prioridade à educação, e os números mostram esse avanço”. A fala foi feita pelo governador João Azevêdo durante a entrega de equipamentos para escolas estaduais e notebooks para professores, que aconteceu na manhã de ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa. No total, foram investidos R$ 171,4 milhões e todo o material didático foi adquirido com recursos do Tesouro do Estado e do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e vão abranger as 14 Gerências Regionais de Ensino da Paraíba.

Entre os equipamentos estão, entre outros itens, móveis escolares, 531 aparelhos de ar-condicionado, 808 kits de laboratórios de ciências, 1.060 kits de robótica, 6.232 microcomputadores, além de armários, conjuntos de mesas e cadeiras, quadros de avisos e outros equipamentos necessários ao funcionamento das escolas. Na ocasião, também foi realizada a entrega simbólica de 3.798 notebooks para os professores da Rede Estadual, através do Programa Paulo Freire - Conectando Saberes.

“O Brasil passou os últimos anos sem receber recursos, sem investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia, e a Paraíba foi o estado que mais investiu. Fizemos um investimento de R$ 170 milhões em 152 editais com recursos próprios, porque acreditamos na educação. Esse é um estado que investe de forma consciente e qualificada.”, afirmou o chefe do executivo.

Para o secretário de Estado de Educação, Roberto Souza, é importante salientar que o foco das ações da pasta é a qualidade pedagógica, mas não só isso. “Estamos fazendo essa importante entrega de equipamentos escolares como mesas, birôs, estantes, material pedagógico, material de ciências. Nosso foco é o pedagógico, mas precisávamos avançar em insumos com o objetivo de auxiliar o professor no seu dia a dia”, afirmou o titular da pasta, lembrando que mais de 500 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino irão receber equipamentos.

Além desse material, durante a solenidade de ontem o governador João Azevêdo fez a entrega de 3.798 notebooks para os professores da rede estadual, através do Programa Paulo Freire - Conectando Saberes.

Greice Kelly, que há quase 20 anos leciona para turmas de Ensino Médio, avaliza que o equipamento irá auxiliá-la. “Vai ajudar bastante no planejamento e execução das aulas, na manutenção do saber e consequentemente, no compromisso com o aprendizado de cada estudante”, disse a educadora, que atualmente dá aulas na Escola Técnica Integral Papa Paulo VI, no bairro de Cruz das Armas.

Novo programa

Durante a solenidade de entrega dos equipamentos, o governador João Azevêdo aproveitou a ocasião para adiantar o lançamento de um novo programa estadual voltado para educação, específico para alfabetização na idade certa.

“Na próxima quinta-feira (18), faremos o lançamento desse programa, que irá colocar a Paraíba numa posição de destaque. Toda criança deve ser alfabetizada até os sete anos, senão, os prejuízos para o futuro são muito grandes. Nós sabemos que isso é responsabilidade do município, mas nós sabemos também das dificuldades que eles possuem” frisou o governador João Azevêdo. Ele acrescentou: “Paraíba tem um olhar para a primeira infância e esse programa dará um salto na qualidade na nossa educação”.

O evento de ontem contou com apresentações culturais da Banda Marcial do Sesquicentenário; da Quadrilha Fuzuê da Escola Técnica Integral Luiza Bartolino; e o grupo de dança Passos da Seca, da Escola Estadual Epitácio Pessoa.

A solenidade também teve a presença do vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado federal Murilo Galdino;o presidente da ALPB, Adriano Galdino, além dos deputados estaduais João Gonçalves, Eduardo Carneiro e Francisca Mota; e o vice prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra.

“Eu acho que política a gente faz com diálogo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), falou, na manhã ontem, sobre uma possível aliança com o deputado federal, Romero Rodrigues (PSC). “Ninguém fecha a porta para nada. Aliança é importante sempre”, disse o gestor sobre a possibilidade de caminhar junto com o parlamentar, que é ex-prefeito de Campina Grande.

“Eu acho que política a gente faz com diálogo, ouvindo. Eu não estive mais com o deputado Romero Rodrigues, pelo qual eu tenho o maior respeito, a melhor relação possível. Entretanto, não houve nenhum contato de nossa parte. Se houver no futuro, vocês vão ficar sabendo”, disse o governador.

O convite para que Rodrigues integre o campo político do governador João Azevêdo foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, que está no Republicanos. O nome de Romero tem sido falado insistentemente para disputar novamente a prefeitura campinense.

Apesar de marcharem em campos opostos, o governador João Azevêdo sinalizou positivamente para uma possível aliança com o deputado federal Romero Rodrigues em Campina Grande nas eleições do ano passado. Os dois chegaram a ensaiar uma composição em 2022, mas a união das lideranças políticas acabou não se consolidando.

Ainda durante entrevista à imprensa, na entrega de equipamentos e laboratórios de ciências para escolas da rede estadual das 14 Gerências Regionais de Ensino, com fardamentos, robótica, computadores, que representam um investimento superior a R$ 170 milhões.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de maio de 2023.