O governador João Azevêdo reuniu-se, ontem (24), no Centro de Convenções de João Pessoa, com uma delegação da China — formada por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (Most), da empresa de tecnologia CETC-IQC e da Embaixada do país asiático no Brasil —, oportunidade em que celebrou acordos de cooperação na área de Ciência e Tecnologia, com destaque para o uso do Sistema Beidou em setores estratégicos, como Segurança Pública e Gestão Urbana; Sistemas Inteligentes de Transportes; Monitoramento Ambiental; e Agricultura de Precisão. Outro acordo firmado foi o lançamento de um laboratório conjunto de Radioastronomia entre a China, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Campina Grande (UFCG).
A iniciativa prevê a criação de um laboratório conjunto de inovação do Sistema Beidou na Paraíba, com o fortalecimento da capacidade industrial local em tecnologias de posicionamento, navegação e comunicação baseadas em satélites.
O chefe do Executivo estadual comemorou o resultado da reunião. “Com a conclusão da missão de hoje, saímos daqui com muito trabalho pela frente, para que possamos colocar em prática tudo o que assinamos. Podemos traduzir os memorandos de entendimento que foram assinados hoje em aprendizagem, capacitação e geração de emprego e novas oportunidades de futuro. Como gestor público, tenho a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel, levando conhecimento, novas perspectivas e novos horizontes para a juventude”, afirmou.
O vice-governador Lucas Ribeiro observou que a Paraíba dá um passo importante em inovação. “É muito gratificante participar desse momento em que a Paraíba está dialogando de igual para igual com um dos maiores centros científicos do mundo. Hoje, somos o segundo estado do Brasil que mais investe em pesquisa e desenvolvimento e chegamos a essa mesa como o quinto estado mais competitivo em inovação e entre os melhores mercados do país. Essa parceria amplia nosso horizonte e impulsiona a Paraíba para a frente, para um futuro ainda mais inovador e competitivo”, afirmou.
O secretário-geral do Most, Pan Xiaodong, externou alegria pela celebração dos acordos. “Gostaria de agradecer ao governador João Azevêdo o caloroso acolhimento e a todos pela organização atenciosa. A minha visita ao Brasil tem como objetivo implantarmos importantes consensos entre o presidente Xi Jinping e o presidente Lula, promovendo a colaboração em ciência e tecnologia, entre a China e o Brasil, em um nível mais alto”, disse, em referência a projetos já em andamento, como o projeto do Radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, Sertão paraibano.
Já o embaixador da China no Brasil, Zhu QingQiao, destacou a importância dos acordos celebrados entre o Governo da Paraíba e o Governo chinês no contexto da rápida evolução técnico-científica. “As mudanças mundiais estão evoluindo de forma acelerada. A nova rodada de inovação científica e tecnológica, assim como a transformação industrial, avançam rapidamente — de maneira nunca tão intensa e dinâmica. Os governos estaduais também atribuem grande importância ao fortalecimento da capacidade da inovação científica e tecnológica”, acrescentou.
Daniel Almeida Filho, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representando a ministra Luciana Santos, destacou: “Para que possamos inovar, precisamos desse conhecimento produzido pela ciência, com um investimento seguro, concreto e a longo prazo, que precisa ser a tônica de qualquer país que busca a inovação como base do desenvolvimento”.
Computação Quântica viabilizará projetos
Mais tarde, o chefe do Executivo estadual recebeu, na Granja Santana, representantes da empresa CETC-IQC, responsável por instalar, na Paraíba, o primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil. Previsto para ser implantado no primeiro semestre de 2026, o local tem estrutura orçada em R$ 75 milhões e é fruto de parceria com o Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Para a unidade, será adquirido um computador quântico com área de, aproximadamente, 64 m2.
Para João Azevêdo, a instalação do Centro Internacional de Computação Quântica viabilizará ações revolucionárias em diversas áreas, como Agricultura, Indústria e Medicina. “A implantação do Centro de Computação Quântica na Paraíba trará novos horizontes para a nossa população, abrindo uma janela enorme de oportunidades para os nossos jovens, mas também fortalecendo outras áreas muito importantes para o desenvolvimento da Paraíba”, analisou o gestor.
O secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, foi enfático ao descrever a importância da chegada da Computação Quântica à Paraíba. “O Centro de Computação Quântica tem três vertentes muito importantes. Primeiro, o desenvolvimento de cálculos em diversas áreas que, hoje, só são possíveis por computador quântico. Segundo, a transferência de tecnologia, o que vai permitir com que a Paraíba desenvolva seus próprios computadores quânticos. E, em terceiro lugar, vamos ter um centro de formação de recursos humanos, com a visita de muitos pesquisadores internacionais, entre outros tantos benefícios”, explicou.
O vice-presidente da CETC-IQC, Xu Hai, agradeceu a parceria com o Governo da Paraíba e destacou a confiança no Governo da Paraíba. “O objetivo desse projeto é que a Paraíba possa desenvolver seus próprios computadores quânticos com a transferência da nossa tecnologia, algo que não é comum de acontecer”, completou.
O Centro de Computação Quântica paraibano contará com infraestrutura para visitação, o que deve estimular ainda mais o turismo na Paraíba, com a consequente geração de mais emprego e renda. Outra aplicação para o computador quântico é o processamento de dados do Radiotelescópio Bingo.
A reunião foi acompanhada por Marialvo Laureano, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz); Rômulo Polari, presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep); Gilmar Martins, secretário de Planejamento; Nonato Bandeira, secretário de Estado da Comunicação Institucional (Secom); Ronaldo Guerra, chefe de Gabinete do Governador; e Amilcar Queiroz, professor da UFCG.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de novembro de 2025.