O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Governo Federal e municípios, realizará no próximo mês de maio 338 cirurgias de catarata, número que representa uma demanda reprimida de 2017 e 2018. As eletivas foram pactuadas com os municípios que fazem parte da 6ª Gerência Regional de Saúde, que tem sede em Patos.
A triagem para esses procedimentos oftalmológicos começará na sexta-feira (26) e irá até o domingo (28). Os municípios cujos pacientes estejam aptos à cirurgia, deverão providenciar os exames pré-operatórios.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos, nos finais de semana de maio, obedecendo o cronograma. De julho a agosto haverá uma nova pactuação desse tipo de cirurgia para atender a demanda deste ano.
Em Santa Luzia
O Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, do município de Santa Luzia, também vai atender pacientes da regional com cirurgias eletivas, que devem acontecer até 31 de julho próximo. Nessa leva serão 64 procedimentos, dentre eles o de hernioplastia umbilical, histerectomia, colecistoctomia, exerese de cisto vacinal, dentre outros.